quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

15 dias de governo e se mostra uma nova face...


Nas eleições que passaram fiquei as margens do processo, escutando mas não colocando meu modesto nome em jogo. Mas uma coisa era certa, um grupo que estava no poder tinha que ser substituído e na verdade, então, a disputa na minha ótica, tinha um só concorrente e assim foi. Naquele período o que se viu foi a venda da solução total de todos nossos problemas, quanto a questão da administração pública. Mostrava-se ao eleitor um candidato e promessas que tinha muita boa vontade, mas só vontade não basta quando o assunto carrega o nome de prefeitura.

No dia 17 de setembro de 2012, despretensiosamente, coloquei minha opinião a respeito da questão do IPTU, um dos carros chefe da campanha e disse o seguinte:

CASO DO IPTU
A propaganda em cima da cobrança do IPTU continua. Tudo bem que nessa época pode-se dizer tudo o que bem entender. Mas por que não é explicado que, conforme a lei de responsabilidade fiscal, o governante é obrigado à executar judicialmente tais dívidas, estando sujeito inclusive em ser enquadrado na omissão de cobrança, que prescreve em cinco anos?

O texto acima é parte da publicação do dia que pode ser conferida AQUI.

Naquele momento já era visível que as propostas que elegeriam tal candidato, acabariam somente em propostas e não deu nem 15 dias de mandato para surgir aquilo que já sabíamos e alertamos muita gente à respeito.

O Foz Notícia nos informa que, “Contrariando a principal proposta de campanha do prefeito Reni Pereira, de suspender cobranças de IPTU na Justiça, os tributos municipais vencidos em 2012 serão levados à execução, mesmo que os contribuintes não sejam notificados. A informação foi publicada ontem (10) no Diário Oficial do Município.” Leia a Integra

Apesar de torcer para a mudança que de fato ocorreu, já se via no momento uma propaganda viciada, dizendo uma coisa que não iria acontecer dentro da normalidade e ainda mais com o caixa aos frangalhos como foi deixado.

Agora foi para a apreciação da casa de leis, mais um refis dando a oportunidade para quem quiser quitar os débitos, que o façam, mas ficam algumas questões pendentes. A primeira é com relação a quem já está respondendo judicialmente seu débito junto ao município no Fórum local, ele terá dinheiro para pagar as custas processuais (e lá é a vista) ou tal encargo será por conta do município (leia-se nós).

Aquele que fez sacrifícios e pagou certinho às prestações onde descontos não foram concedidos, serão novamente ludibriados pela administração já que quem não se preocupou com o débito, deixou o tempo correr, ganha agora de bandeja benefícios em cima de multas e juros? Pra que pagar o IPTU 2013 se em 2014, com os cofres baixos, novo refis surge?

Pois bem, é muito pouco tempo para se fazer uma avaliação completa da administração que, repito, há de ser vencedora. Por outro lado, bem fez aquele que não se pautou naquilo que propunham pois era sabedor que se tratava de uma meia verdade e ai está ela.

E TEM MAIS...
Desabafo do Gersão do Blog do Lago “Desde ontem, 14, a prefeitura de Foz do Iguaçu, sob o comando do prefeito Reni Pereira, dificultou o acesso a informação e a transparência dos munícipes e interessados.

Explicamos: mudaram o método de acesso ao Diário Oficial Eletrônico, agora você deve salvar o arquivo em seu computador, mas ai é que está a dificuldade. Leia a Integra... 

A reclamação do nobre companheiro de blog é que o sistema para leitura dos diários oficiais da prefeitura mudou, você não lê mais on-line e sim baixa-os em sua máquina. Mas quando vai fazer tal procedimento, uma mensagem de alerta de riscos aparece e quem em sã consciência irá baixar o arquivo?

Foi falado que seria uma administração voltada para a transparência...

Ótima quarta... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?