quinta-feira, 26 de julho de 2012

É o momento dos futurólogos


E eu não vou deixar minha chance passar, vou eu também. Não, não vou debruçar em cima de um nome para prefeito ou vereador, mas sim  um breve histórico daquilo que pode ocorrer nas proporcionais em outubro. Antes de mais nada, o santinho do texto não ilustra a postura de nenhum candidato de Foz, muito pelo contrário, é só uma sátira do que ocorre Brasil afora!

Uma rápida volta ao passado no mostra que, na eleição realizada em 2000, nossa casa de leis foi renovada em 70% em relação à legislatura 1997/2000. Poucos ou para ser mais preciso, somente 5 vereadores se mantiveram no cargo em um contingente de 17 vagas na época.

Veio a eleição seguinte realizada em 2004. Agora já com 15 cadeiras disponíveis, 5 vereadores se mantiveram ou seja, novamente 70% deixaram a casa, seja lá por qual motivo for.
Já na eleição de 2008, 53% dos vereadores não passaram nas urnas ficando apenas 7 para a legislatura em vigor.

Pelos números podemos ver que a tendência é uma renovação da casa superior a 50%. A renovação já começou pois 3 possíveis candidatos não vão à reeleição conforme consta no TSE, são eles Rodrigo Cabral e Braiz de Moura além de Nanci Andreola que concorre como vice na chapa de Chico Brasileiro.

Pelo meu olhar critico e verificando os nomes e atuações dos atuais vereadores com relação aos nomes que se apresentam, sejam os novos ou então aqueles que lá já estiveram e que tentam um novo mandato, a coisa vai ser pegada. A quantidade de candidatos com bom poder de votos é forte. Se não me falha a memória, é o pleito mais complicado dos últimos anos aqui na fronteira.
Pode ocorrer alguma surpresa baseado na composição das coligações mas acho difícil. Alguém em sã consciência poderia prever um candidato com a votação de Nanci Andreola no pleito passado? Eu não arriscaria, a coisa está muito equilibrada, acho eu!

Sendo assim, não seria surpresa se a renovação da câmara passasse dos 70% ficando só uns 3 ou 4 no cargo sendo as demais cadeiras cedidas à novos ou não tão novos assim, postulantes. É aguardar pra ver.

Opa, a opinião aqui é pessoal, se alguém tem uma outra visão e quiser publicar nesse espaço, é só enviar.



VIVENDO E APRENDENDO
O fato que ocorreu ontem em Londres, uma baita falha diplomática daquele país que hasteou uma bandeira da Coréia do Sul em uma partida onde a Coréia era a do Norte, não deu outra, encrenca!

A comitiva brasileira e aliada número um do Chavez já copiou a ideia. Em 2014, na copa do mundo, quando os EUA jogarem será hasteada a bandeira da Venezuela. Eita língua felina essa dos meus amigos!

Ótima quinta à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?