segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A coisa vai mal...

Mais uma semana que começa e o tempo voa, daqui a pouco começa a correria para os preparativos para o final de ano. E as coisas vão acontecendo de forma rápida e tem gente rezando para que 31 de dezembro chegue logo ou, de preferência, lá por 15 de dezembro pois deve ser o período de recesso para uns e providencial sumiço para outro. E assim, nas redes sociais o assunto vai correr solto. Mas falando em redes, prefiro aquelas feitas no Ceará.

Uma coisa me chamou a atenção na semana que passou quanto a solicitação por parte de um vereador de explicações do executivo a respeito de um determinado assunto. Chama a atenção o fato que qualquer pedido de explicações ou fornecimento de documentos para avaliações ter que passar pelo crivo dos demais vereadores, é o tal do absurdo!

É um absurdo em razão de que a maioria, senão todos, os vereadores da casa manterem correligionários seus nos quadros da prefeitura. Formam assim, em troca de cargos, a tal da base de sustentação do prefeito e se o pedido elaborado causar algum tipo de constrangimento ao alcaide, o mesmo é rejeitado e arquivado. Mas espera ai, vereadores foram eleitos para atender a população ou blindar a administração?

E a administração que pelo que sabemos de amigos, leva séculos para atender solicitações de contribuintes da cidade. Indago aqui, qual o problema? Alguma coisa a ocultar? Medo do Barak Obama? Transparência no governo é só aquela que se vende em papelaria?

A atitude dos membros da casa de leis bem como do executivo na questão em causa vai contra todos os princípios constitucionais, vai contra a tudo aquilo que determina a lei. Oras, se não existe nada a ser guardado a sete chaves por que então tanta burocracia? Por isso mesmo a cada dia que passa fica mais evidente que tem coelho neste mato, só pode! Vou acompanhar todos os pedidos feitos pelos vereadores e o motivo da recusa por parte da casa. E quem votar contra o interesse da sociedade, terá seu nome aqui citado em letras garrafais.

E O BRASIL MEU AMIGO?
Comemorou bastante o feriado da independência? Espero que não tenha pensado o que é o Brasil para não chegar a conclusão que eu cheguei. O poder público brasileiro possui uma coisa curiosa, é a única instituição no Brasil que quanto mais contrata, pior o serviço oferecido fica. Lançam concurso para isso e para aquilo, exige-se segundo grau para os mais modestos cargos, depois disso graduação, pós-graduação e logo Phd será a palavra da vez.

Mas não adianta tanta qualificação dos contratados se quem chefia não possui qualificação nenhuma, a não ser o poder da lábia. A coisa mais procurada hoje é a aprovação em serviço público, bom salário, férias normais, cinco anos de trabalho e um mês de folga, etc... O Brasil só vai atingir um crescimento do tipo metade do que cresce a China por ano, no dia em que o trabalho na iniciativa privada for mais interessante que na vida pública. Quem sustenta a gastança é o setor privado e nossos governantes e aspones de plantão, parece que fazem de tudo para matar a galinha dos ovos de ouro. Qual será o resultado de tudo isso? Sei lá!


Só sei que hoje é segunda e as obrigações nos aguardam. Ótima semana a todos com muita saúde e paz, com isso em mãos, o resto a gente corre atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?