quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Melaram a pesquisa


Para a alegria de uns e tristeza de outros,  a pesquisa eleitoral que seria divulgada provavelmente hoje pela RPCTV, que contratou o IBOPE par atal, foi impugnada pela Justiça Eleitoral, motivado por pedido da coligação  do candidato do PSOL. Até ai tudo bem, estava errada tem que impugnar mesmo. O que acontece que nos bastidores é que a coisa está pegando fogo. Uns que acreditavam ver seu candidato na estratosfera das intenções de voto, tem que guardar os rojões e de outro lado, a mesma operação deve ser feita pois muitos acreditam ainda no crescimento de seu candidato. É parte do processo.

Agora cabe uma piadinha. Fiz questão, ao passar em frente uma loja que vende fogos de artifícios, ler suas normas  e percebi, com clareza e para desespero total, um aviso bem claro! “Não aceitamos devolução”...

Não, não é motivo para pânico não, dezembro está ai e vai existir um monte de corintiano atrás dos fogos. Se vão usar ou não são outros quinhentos, mas pelo menos os políticos podem passar o produto para frente.

APOIO VAI, BENEFÍCIOS VEM...
O texto abaixo é parte da lavra de José Roberto de Toledo, em o Estadão, cujo inteiro teor poderá ser encontrado em link logo abaixo.

“O seu, o meu, o nosso está bancando candidatos a prefeito Brasil afora. Até agosto, os quatro maiores financiadores das campanhas municipais foram as direções nacionais do PSB, do PT, do DEM e do PMDB. E de onde vem boa parte de seu dinheiro? Do fundo partidário, subvencionado por recursos públicos. Foram pelo menos R$ 13,6 milhões até agora. Como o grosso das despesas das campanhas ainda está por ser feito, o valor só tende a aumentar.

O dinheiro do fundo partidário foi usado para pagar por bandeiras, adesivos, faixas, programas de TV e rádio, marqueteiros, alugar imóveis, carros, bicicletas e até bonecos infláveis. O seu, o meu, o nosso já foi gasto em “santinhos” e “praguinhas”, seja lá o que isso signifique. Bem-vindo ao mundo do marketing eleitoral, caro doador involuntário.

A primeira prestação de contas dos candidatos e comitês à Justiça prova que o financiamento público das eleições é fato consumado – e não é de agora. Ao fim da eleição de 2010, os partidos concederam a si próprios aumento milionário do fundo partidário, para quitar dívidas de campanha. O que os defensores do financiamento público advogam é, portanto, mais do mesmo.

Seu argumento é que o custo cada vez mais elevado das campanhas eleitorais é a principal origem de corrupção política. Afirmam que se todos os partidos e candidatos tivessem uma mesma fonte de renda – o Tesouro Nacional – o problema seria evitado. As evidências indicam que seria mais uma camada de dinheiro a sustentar outras, de fontes privadas ou semi-privadas.

A prestação de contas dá sinais de que financiamento público exclusivo não impediria empresas de doar nem partidos de pedir dinheiro se recebessem mais do Tesouro. Como o resultado da eleição é, cada vez mais, uma função direta do valor gasto na campanha, comitês se esforçam para arrecadar o quanto podem e o quanto não podem.” Integra do texto

Agora fica à dúvida, quem está patrocinando a campanha em Foz para cobrar a conta depois? Conforme dados disponíveis no site do TSE, na primeira rodada de prestação de contas, somente no relatório do Reni Pereira consta alguns valores, mas como é a primeira, muita coisa ainda virá ou não?

Agora, o que interessa mesmo ao final do pleito é o nome de quem fez a doação e o respectivo valor. Já disse, o vencedor do pleito fica com essa conta e não tem jeito. Ninguém em sã consciência da dinheiro à ninguém sem uma contrapartida, é a lei do esquema monetário.  Vamos esperar pra ver, então, os possíveis vencedores de futuras licitações. É assim em todo o Brasil, no Paraná e qual motivo nos leva a crer que em Foz será diferente?

COITADO DO FRUET
Lá do Boca Maldita “As informações estão desencontradas em relação ao coordenador geral da campanha de Gustavo Fruet (PDT/PT/PV), Gelson Guelmann. O blog de Roseli Abrão adianta que Guelmann ficará no estaleiro por uma semana por problemas nas veias do coração – vai precisar de cateterismo.

Já o blog de Esmael Morais disse que Guelmann caiu fora da coordenação geral da campanha – o foi comemorado, segundo o blogueiro, pelos petistas. Morais ainda aponta que o deputado federal Angelo Vanhoni (PT) poderá assumir o comando da campanha de Fruet junto com Zeno Minuzo (PT) e Ricardo Mac Donald (PDT).” Grifo nosso.

Dizem ser o mais preparado...

“O candidato Gustavo fruet anunciou que pretende criar o Fundo de Desenvolvimento Econômico. Do que recebeu resposta imediata de que esse fundo já existe e é um fundo sustentável, bem mais completo que o imaginado pela equipe de Fruet.” Tá...

CANDIDATO TEM QUE MENTIR MESMO
As declarações do candidato do PSC, Ratinho Júnior, na Gazeta do Povo de hoje, sobre a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo não melhoraram a imagem do candidato junto aos atleticanos. “O projeto não é viável economicamente”, decretou o candidato. Ele fulminou a arquitetura econômica das obras com outra declaração forte: “Sou contra colocar dinheiro em obras privadas. Se o clube não conseguiu verba para esse investimento com a iniciativa privada, demonstra que o projeto não é sério”.

Pois é, uma verdade absoluta que ele não deveria dizer agora. O irresponsável do Lula, quando assinou os termos para trazer a Copa ao Brasil foi claro, não seria utilizado dinheiro público em estádios. Oras, o poder público é ineficiente em todos os sentidos e o poder privado, leia-se empreiteiras, querem mais é ganhar dinheiro. Educação e saúde no Paraná é espelho do que ocorre no Brasil e agora vai destinar uma fortuna em estádio particular para receber 4 joguinhos (com seleções fraquinhas) da copa?

Muita paz nessa quarta pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?