Lá se vão 20 dias que passo por um tratamento de uma suposta pneumonia, pelos sintomas, deve ser isso mesmo, mas não vem ao caso no momento. Faço o tratamento no Unidade Básica de Saúde do Jardim América e reforço aquilo que disse em redes sociais, atendimento de primeira, muito bom, pelo menos para minha pessoa.
Na segunda passada, no retorno ao médico, um exame de raio-x me foi solicitado para sanar algumas dúvidas que tinha o profissional. Faltavam naquele momento, 20 minutos para as 16:00 horas e ele me informou que até às 16:30, conseguiria fazer o dito exame. Cheguei ao SUS na Paraná às 16:07 conforme relógio de lá apontava e o local onde deveria me dirigir primeiro, atendia até às 16:00 horas, a viagem só não foi perdida pois lá estando, aproveitei para visitar a farmácia e obter os remédios prescritos. Tinha todos, incrível.
Mas me veio em mente uma questão, seria muito caro ao município uma informação, em todos os postos, citando os horários de atendimento, tipo raio-x no meu caso, em vigor no estabelecimento da Paraná? Sim, pois se você perguntar no posto o horário exato de funcionamento da farmácia central, raros sabem responder.
Voltei na terça logo cedo para agendar meu exame e o mesmo foi marcado para hoje, 07/10 às 14:30 horas, só que pensei que seria para o exame diretamente mas não era, era para um novo agendamento no mesmo dia, pensei, se sair daqui até às 18:00 horas estará bom pois o local deveria ter mais de cinquenta pessoas na mesma situação ou pior que eu. Mas vamos lá, no balcão de atendimento, me deram uma senha (31) e pediram para aguardar a chamada.
Achei um lugar vago, me sentei e ouvi uma senha ser chamada, a 44. Aquilo me alertou. Isso eram quase 14:00 horas, nada como chegar um pouco mais cedo. Nisso entra uma senhora no recinto e diz, da turma com agendamento às 12:30 horas, quem eu ainda não chamei, duas pessoas se levantaram. Era para radiologia mas mesmo assim pensei, tá cheirando madrugada pra mim.
E as senhas são chamadas, 45... 52... 61... 78... 87, epa, tem erro ai. Esperei a senhora que me entregou a senha 31 sair do seu posto, coisa que ocorria em um intervalo a cada 5 minutos, pois desempenhava claramente outras atividades e fui me informar com as demais atendentes. Mostrei minha senha e ela disse, sua senha já foi chamada faz tempo e eu disse que não pois, quando peguei tal senha, a primeira que foi chamada foi a 44 e ela disse, tá tudo bagunçado isto aqui, só quero ver no que vai dar. O que deve ter ocorrido é que alguém pegou minha senha antes, se cansou e, sem que ninguém prestasse atenção, deixou em cima do balcão e foi embora e eu cheguei e fui premiado.
Bom, a atendente pediu meu documento e fez todos os trâmites e ela disse, tem pouco raio-x hoje, por isso mesmo os técnicos estão lá parados. Sua amiga disse, seria melhor verificar quantos tem para o exame e foi o que ela fez, pediu para que todos os que aguardavam chamada para o raio-x, entrassem em uma fila única logo após eu e acabei sendo o primeiro quando na verdade, não devia, pois pessoas que chegaram antes de mim, ficaram para trás e acabei, sem querer ou por prestar atenção, sendo o primeiro, tudo bem, 14:35 já tinha realizado o exame.
Neste tempo, recebi um protocolo para retirar o resultado. No documento, não consta nenhuma informação de quando deveria retirar, a forma como retirar e o local. Tive que voltar e incomodar a atendente que me disse, direto no posto de saúde. Vamos lá então. Como era um dos primeiros casos vistos pelas novas atendentes (problema da terceirização), ninguém sabia o procedimento ao certo e depois sim foi descoberto que o médico iria ver o resultado on-line, pelo menos espero.
No fritar dos ovos, lá no procedimento para o raio-x, pude constatar que não existiu má vontade das atendentes ou coisa do gênero, mas pela quantidade de pessoas a serem atendidas era grande e servidoras executando mais de duas tarefas simultâneamente e aí se conclui, não existe comando eficiente gerindo aquilo tudo e só pode dar em uma coisa, desorganização total. E assim caminha a mediocridade gestora!
Lamento.
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