segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Hospital Municipal de Foz, um barco a deriva

Fontes confiáveis - não é o pessoal do Facebook, que fique claro - me informaram que uma jovem de uns 35 anos faleceu no Hospital Municipal, vítimada por um AVC. Seria mais uma morte a lamentar não fosse um fato que chamou a atenção deste que vos escreve, não foi operada pelos médicos de plantão por falta, pasmem, falta de material para o procedimento.

Não quero entrar aqui no mérito da questão pois todas as indagações receberão como resposta a mesma ladainha, peculiar ao atual governo. Só fica uma questão em aberto, o que estão fazendo com a saúde de Foz do Iguaçu? Vou responder a minha maneira, o que fazem os fatos já mostram mas o pior de tudo que fica a sensação que não existe ninguém que abrace a causa, que faça prevalecer a lei, que o direito a vida seja antes de mais nada, prioridade acima de tudo, até de campanhas políticas.

Mas não fica por ai. Devemos clamar para que aqueles que acreditaram no cidadão e pediram exaustivamente votos à população, seja um líder ou apresentador disso ou daquilo, que venham a público e auxilie para que os desmandos sejam evitados. Ficar falando que Foz está linda por causa dos canteiros de flores ou então dos milhões do recape asfaltico ou operação tapa buraco, das casas contruídas pelo PT e capitalizadas politicamente para o grupo é mais importante que a vida de um ser humano?

Hoje temos uma equipe de profissionais - de enfermeiros para baixo, salvo rarissimas excessões - de qualidade inquestionáveis mas fale com um deles e sintam a agonia que vivem. São pessoas que sofrem pressão diariamente, são colocadas de lado quando não rezam a cartilha ditada pela casa rosada. Se existiu problemas na gestão passada, o caminho era só uma correção de rumos mas vejam o que mostra os números oficiais, de uma dívida de quase dez milhões, a saúde já extrapola os quarenta e não é invensão não repito, leiam os balanços da prefeitura.

Surge agora mais um esquema onde alguns médicos, em parceria com um charlatão da cidade, pegam o histórico hospitalar de um certo paciente -bem de vida, claro! - e mediante uma modesta contribuição, não tão modesta assim, fazem os procedimentos necessários.

Repito, estamos averiguando a veracidade integral da informação acima pois não acredito ser verdade, mas se for, tal crime não vai ficar impune. Quando o prefeito nomeou o atual secretário da saúde, estava na cara, pelo seu discurso, que faltaria timoneiro no barco chamado saúde e hoje o que se comprova, é que estamos a deriva...

Ótima semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?