sexta-feira, 1 de maio de 2020

O DOMÍNIO DA MENTIRA

Leitura: GN. 2:17; 3:4; JO. 8:44; LC. 4:5,6; 1 JO. 5:19; EF. 2:2,3; CL. 1:13; RM. 6:3,4

Desde o momento em que DEUS criou a Terra e a entregou ao homem para que este a dominasse, o desejo do Criador era que a Terra fosse colonizada por Seus filhos, por homens e mulheres com a vida Divina em seu interior, por uma “semente de piedosos” (ML. 2:15).

Tudo estava bem nos primórdios da humanidade, até que o “pai da mentira” entrasse no Jardim do Éden e enganasse Eva (GN. 3:4; 2 CO. 11:4; JO. 8:44).

A partir daquele momento, ao escolher acreditar na mentira de satanás nos lábios de Eva (GN. 3:17), Adão entregou o governo do mundo ao Diabo, conforme LC. 4:5,6, por isso a Palavra de DEUS nos afirma que “o mundo todo jaz no maligno” (1 JO. 5:19).

Uma vez que todo o mundo jaz no maligno, deve-se esperar que o governante desse mundo odeie os cristãos, pois estes têm um Rei que virá e tirará o governo das mãos do usurpador; sim, JESUS já tem “despojado” o príncipe desde mundo, pois cada indivíduo que nasce de novo é um prisioneiro de satanás que é liberto.

Podemos dizer que após a queda do homem no Éden, o diabo criou uma “matriz”, um sistema ilusório organizado, que ilude, seduz e aprisiona a humanidade sem que esta se dê conta.

As ilusões e mentiras de satanás são como o canto das sereias que enfeitiçam os marinheiros e os atraem para a destruição de suas naus e para a morte certa.

Assim o príncipe deste mundo (João 12:31) tem enfeitiçado as pessoas, levando-as a gastar seus recursos e energia em busca de coisas que as mantém ocupadas a tal ponto que não têm tempo para buscar o Reino dos céus; pois acabam tão envolvidas com o trabalho, com os estudos e com o lazer, que praticamente só lhes sobra um mínimo de tempo para descansar.

O trabalho, que é para ser um instrumento através do qual o Reino de DEUS deva se tornar conhecido, tornou-se para as pessoas em uma masmorra onde, acorrentados à tempo e rotina, buscam conquistar sua satisfação pessoal ganhando mais dinheiro para poder adquirir bens e conforto pessoal.

Os estudos, cujo foco deveria ser conhecer a DEUS mais profundamente, e à Sua Palavra, fazendo o homem mais humilde, têm se tornado uma das principais causas da apostasia e do naufrágio na fé de muitos, pois que as instituições acadêmicas, como tudo o que é regido pelo diabo, têm desenvolvido uma forma de distanciar as pessoas de DEUS, levando-as a obter o conhecimento como um fim em si mesmo, e não como um meio para buscar a DEUS, que é a fonte mor de qualquer conhecimento. Assim, a ciência, em nossos dias, tem se tornado antagônica à fé, pois é desenvolvida sob a influência do pai da mentira.

Finalmente, os próprios passa-tempos, o lazer em suas múltiplas expressões, tem desenvolvido temas diversificados mas que, sutilmente, estão absorvendo a mente das pessoas e deixando-as incapazes de raciocinar e de perceber a nocividade das mentiras em forma até mesmo de lazer.

A Palavra de DEUS é muitíssimo clara ao nos ensinar sobre o caráter e nocividade da mentira…
Em AP. 22:15 e 21:27 a Bíblia afirma que todo aquele que “ama e pratica a mentira” não poderá entrar na “Cidade Santa”…
Em JO. 8:44 JESUS identifica a mentira como tendo origem no diabo. E em 1 JO. 2:21 a Palavra de DEUS nos diz que “nenhuma mentira vem da verdade”.

A primeira mentira dita por satanás fez com que Eva duvidasse (não cresse) na Palavra de DEUS e levasse o próprio Adão a não crer. Como consequência, ambos perderam (foram destituídos de) a glória de DEUS, foram repreendidos pelo Criador e expulsos do Jardim do Éden.
(GN; 2:17; 3:4, 6, 17, 23; RM. 3:23; 5:12).

A partir daquele momento, instaurou-se entre os homens o domínio da mentira. É interessante percebermos, ao longo da história humana, o quanto o diabo tem desenvolvido a mentira e, por meio dela, levado cativa a humanidade:

  • 90% da programação televisiva gira em torno da mentira, quer seja nos filmes, séries ou novelas, para o público juvenil e adulto, quer seja nos desenhos animados, voltados para as crianças;
  • Os jogos de tabuleiro, que são um ótimo exercício mnemônico (mental), deram lugar aos vídeo-games e à um sem número de jogos eletrônicos que têm enchido a mente dos jovens com um “mundo virtual”, que nada mais é senão “uma mentira quase real”, uma ilusão que tem transformado as pessoas em verdadeiros zumbis, apáticas, sem vontade, sem discernimento e sem qualquer poder de imaginação ou criação.
  • Cada vez mais as pessoas estão entrando no espaço “virtual” e se ausentando do mundo “real”, ignorando de todo o mundo espiritual.

Você consegue perceber aqui o império, o domínio da mentira?

No mundo profissional, admite-se a mentira, desde que “dê lucro”, e que “não cause nenhum dano permanente no próximo”. No comércio, a mentira sempre está presentem assim como no meio da política praticada no Brasil e no mundo.

Aliás, é quase impossível não ver a mentira como sendo a condutora das atividades humanas no mundo.

Mall Santa Claus fired after posing for 'inappropriate' gag photosO diabo, diz a Bíblia, engana todo o mundo (AP. 12:9). Não é espantoso como, através da mentira, o mundo todo é levado a comemorar uma festa pagã e idólatra, pensando que estão celebrando o nascimento de JESUS? Fazem festa no dia 25 de dezembro, quando dizem comemorar o “natal” (nascimento de JESUS). Junto com a data, vêm as guirlandas, as árvores enfeitadas, os pinheirinhos dentro de casa, e até a figura “inocente” de um velho barbudo com roupas vermelhas. Me diga: “Qual a relação de todas essas coisas com JESUS?” Nenhuma! JESUS nasceu, de acordo com as Escrituras, em meados de outubro (no nosso calendário). JESUS não usa roupas vermelhas, nem gorro, nem desce pela chaminé das casas. O velho barbudo honrado e representado não é JESUS, é um bispo católico canonizado pelo catolicismo romano, o bispo Nicolau (Santa Claus). Que grande mentira, esse 25 de dezembro; uma mentira que vem sendo perpetuada pela ignorância do mundo em relação à Palavra de DEUS.
E o que dizer da “sexta-feira da paixão”? Outra grande mentira, pois pelas Escrituras é possível ver que JESUS morreu numa quarta-feira, no meio da semana, e não na sexta-feira. Veja só… Dois eventos tão importantes para a humanidade, o nascimento do Salvador, do Verbo Encarnado, e a morte e ressurreição de JESUS… Deturpados pelo pai da mentira, que mudou totalmente os eventos, ofereceu à humanidade e esta abraçou suas mentiras sem qualquer dificuldade. Assim tem sido com tantas outras coisas.

A humanidade é, pois, prisioneira da mentira e jaz em seu império. Mas há uma esperança:

… E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará
João 8:32

Busque conhecer o Evangelho do Reino de DEUS! Creia nELE! Se arrependa! Seja batizado (imerso) em Nome de JESUS CRISTO, e seja transportado do reino das trevas e da mentira, para o Reino da Luz (CL. 1:13; RM. 6:3,4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?