segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fechando-se o cerco

Na semana que passou, na área política, a questão girou toda em torno da ex-senadora Marina da Silva, uns torcendo pela aprovação pelo TSE do registro do seu partido, o Rede e de outro,  políticos e assessores de segundo escalão, inclusive a turma da presidente da república, rezando para que isso não ocorresse pois ela, dona de 20 milhões de votos na campanha passada, causaria um estrago violento na próxima campanha. Tudo deu quase certo para a turma do contra a não ser a incógnita que se forma com sua filiação ao PSB, o que vai ocorrer? É difícil afirmar agora mas uma coisa é certa, o sofrimento continua até sua decisão lá por abril ou maio do próximo ano, ninguém vai dar nenhum passo ou se der, será bem tímido. Resumo da ópera, tudo mundo nas mãos da decisão dela.

Citei acima a questão de políticos e assessores de segundo escalão. Não sei se perceberam, mas mudanças de partidos ocorrem somente com aqueles deputados e senadores que não tem voz ativa no partido que se encontram, se unem, formam outro e passam a ser os donos da palavra ou em palavra melhor, da verba partidária. Isso a nível nacional ou estadual. No municipal, a coisa ocorre por interesses de gente ou grupos dominantes que oferecem alguma vantagem buscando-se sempre um objetivo e ainda a grande verdade é que tem interesses que só as paredes podem contar.

Aqui em Foz do Iguaçu, como um pequeno câncer em evolução, o cerco se fecha de tal maneira cujo objetivo é controle total da política da cidade e não é difícil tirar conclusões à respeito. Tanto é verdade que foi anunciada a filiação, no partido do atual prefeito, do empresário Edson Casagrande e já se fala em sua candidatura para deputado federal. Não leva, não passa de um legítimo paraquedista com o aval do governador e com o apoio do prefeito que, com seu gesto, mostra seu total desinteresse pela cidade.

O mesmo prefeito disse em alto e bom som que sua esposa não será candidata a nada no próximo ano. Como acompanho tudo o que nossos políticos falam em sua trajetória e comparando a realidade, aprendi que o que eles falam você deve considerar o contrário e assim sua esposa vai ser candidata sim e um grande exemplo, é o retorno do Luciano Alves ao PSC, que ele deixou a mais ou menos 1 ano, motivado por uma briga jurídica com o atual vereador Chico Noroeste e o retorno teve a interferência de quem? E a filiação do Robson Silva, outro apresentador com grande audiência no mesmo partido, senão a compra de visibilidade maior a primeira dama? Acreditem, para outro candidato qualquer não será nunca.

E o que dizer do vereador José Carlos que trocou seis por meia dúzia, saiu do PMN que o elegeu e foi para ao PROS simplesmente por um projeto maior à sociedade, ao eleitor? Claro que não, é um apoio explicito a um projeto mais amplo onde existe a vantagem individual de um e o grande sonho de outro, o controle da situação. Mesma coisa pode se falar do vereador Rudinei de Moura que foi para o mesmo PROS que, apesar de sua direção de direito, não são dirigentes de fato, são sim mais um membro do desejo do atual prefeito, tudo e mais um pouco pelo trono do poder.

Isso é muito ruim para o município e chego a apensar que, um deputado estadual que não seja sua esposa, não interessa ao Reni pois ele acaba ficando refém do eleito, mesmo sendo amigo do governador pois esse mesmo governador, depende do voto do deputado na assembleia legislativa e não do prefeito e, sendo assim, ter qualquer outra pessoa, mesmo sendo do seu suposto grupo, não lhe interessa de maneira alguma, estranhos à cidade lhe dão maior conforto e isso pode ser visto com a nomeação de sua equipe, em peças chaves no município, gente de fora.

Quem vai seguindo essa toada, mesmo que tenha grandes interesses e seja compensatório, deviam pensar não só no seu bolso, mas sim no presente e no futuro da cidade. O atual prefeito é passageiro, a chave do cofre será um dia transferido à outro e aí fica a pergunta, vai compensar? Acho que não!
As questões acima tratam-se de uma visão mais apurada em cima daquilo que está acontecendo e com os atores do espetáculo. Pode ser que tudo não passe de uma observação equivocada mas tenho receio de um detalhe, ou se elege paraquedistas ou parentes ou não se elege ninguém, esse é meu medo, novamente sem representatividade a nível estadual e federal simplesmente para afagar o elo de uma única pessoa? Estou atento!

HORÁRIO DE VERÃO

O sol já da sinal de vida logo cedo, 7 horas da manhã e o mesmo j[a está radiante. Daqui duas semanas devemos ajustar nossos relógios naquilo que, no meu modo de ver, uma coisa ruim. Quem já adotou tal medida foram nosso hermanos paraguaios que, desde ontem, já estão no seu horário de verão. Nas próximas duas semanas, o horário entre os dois países será igual.

CARACAS

Caiu na rede é público, azar de quem publicou algo que não devia. Sendo assim, alguém explica o caso abaixo...




Ótima semana à todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?