quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma centena ainda é pouco

Hoje, os governantes que assumiram em janeiro do corrente ano, completam 100 dias de governo. Para uns a coisa andou como deveria e para muitos, o atoleiro faz com que as rodas ainda patinem, não tem jeito. Por esse lado da fronteira, o que ocorre na administração pública já era esperado e por uma razão bem simples, legislar é uma coisa, administrar, outra muito diferente e todos sabemos que no quesito administração, nosso prefeito ainda patina.

Vale salientar que tem os que apoiam e os que não, normal numa democracia. Mas o que a gente vê e projeta a curto prazo, é uma demora além da conta para a tomada de decisão. Ela geralmente vem quando a água bate no pescoço e é assim que anda a coisa.

Problemas administrativos não são iguais aos legislativos onde, para empurrar com a barriga, pede-se vistas e tudo bem. Ali não, a decisão tem que ser urgente e o pessoal de apoio (secretarios e assessores) fazer a coisa andar e propor melhorias como um todo. Deixar somente o prefeito decidir sem uma base solida para análise, é levá-lo para o buraco.

Além dos problemas conhecidos como Hospital Municipal e coleta de lixo, se avizinha ai a data base do funcionalismo que vai dar uma dor de cabeça terrível. Fica um alerta se servir, em nenhum lugar do mundo se administra qualquer coisa não tendo os servidores como aliados. E como será? Faz-se mister sua intenção de governar estritamente dentro da lei mas oras, qualquer pessoa que seguir a lei ao pé da letra estará fadado à falência, tem que existir alternativas e pelo jeito, o antecessor usou muito isso, exceto nos casos onde sofre ações judiciais.

Portanto, 100 dias é pouco para uma projeção de futuro penso eu e isso vem em razão da própria característica do prefeito, negocia muito e age pouco. Não seria o momento propicio para um exame de consciência e inverter tal quadro? Tá ok, vamos esperar mais 100 e ver no que vai dar.

ótima quarta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?