quarta-feira, 30 de abril de 2014

Intervenção na Fundação Municipal de Saúde

O portal da prefeitura de Foz publicou na data de hoje - 30/04 - nota oficial informando que "O Prefeito Reni Pereira acatou a decisão do Conselho Curador que, através da Resolução nº 001/2014, decidiu pela intervenção na Fundação Municipal de Saúde, bem como pela demissão de todos os membros da atual Diretoria Executiva do Hospital Municipal." Como diz o velho lema, antes tarde do que nunca e vamos esperar, sem prejuízo a quem necessita, que a coisa realmente comece a funcionar pois ficou provado, mais que provado, que o pessoal importado para conduzir os destinos da Fundação, pode entender de tudo, menos de administração hospitalar.

E a coisa não é restrita somente a questão do Hospital Municipal, tem mais gente nomeada pela atual administração que vai deixar o prefeito em situação complicada se providências ele não tomar de forma urgente. São pessoas que atuaram diretamente no modelo que agora caiu por terra mas, como cada um sabe onde o sapato aperta, vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

A nota oficial, que pode ser lida na integra AQUI, no nosso modesto modo de ver foi redigida no sentido de induzir as pessoas quanto a preocupação do alcaide quanto ao rumo daquela instituição. Pelo bem da saúde financeira do município, a referida preocupação já deveria existir e providências tomadas desde que o antigo diretor da fundação foi exonerado - ou se exonerou - do cargo, naquele momento a população mais esclarecida já tinha certeza que coisas erradas vinham acontecendo e era uma questão de tempo que a situação ficasse insustentável a ponto de uma medida de tamanha envergadura.

Diz a nota que "...Prefeito Reni Pereira crê piamente no bom senso dos membros do Conselho Curador, bem como na competência da comissão de intervenção. Confia na atuação do Ministério Público Estadual para que sejam esclarecidas todas e quaisquer dúvidas relacionadas à gestão da Fundação Municipal de Saúde...". Mas isso chegou a um ponto que não se tem mais saída, é mudar totalmente os rumos ou ir mais para o buraco que já está.

Os rumos que a administração do hospital vai seguir não sabemos ainda, tudo indica a transformação em um Hospital Universitário - tenho minhas dúvidas, vide Cascavel, Londrina, Maringá geridos pelo falido estado - e esperamos que tudo corra bem mas deve o alcaide ver quem participou da criação da ora em extinção fundação e vetar uma nova participação nos rumos daqui em diante. Achamos o Conselho Curador e o Comus, iguaçuenses preocupados com a situação, capacidade de acabar com tal ladainha.

Agora, no período compreendido entre saída do Pró-Saúde e o ato hoje publicado, é nítido o desfalque que sofreu o caixa de nossa cidade, quem vai reembolsar tais valores? Quantos vão responder civil e criminalmente pelo ato contra os interesse coletivo? Só esperamos que tudo não vire uma pizza, doa a quem doer.

Ótimo feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?