terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Parana Seguro, Foz Insegura

Não completou ainda noventa dias quando uma agência bancária em um dos bairros mais populoso de Foz foi alvo de um assalto cinematográfico e como em todo filme de ação, pena que nesse caso é a realidade, o tiroteio correu solto. Ontem, perto das 18:00 horas mas uma agência foi alvo dos coitadinhos dos direitos humanos e o foco não foi a agência, mas sim o carro forte que recolhe malotes. Nós, os moradores da região, escutamos a saraivada de tiros, mais parecia o confronte de duas frentes em uma guerra. E os bandidos, fugiram.

Existem assaltos que, de tão corriqueiros e muitas vezes não divulgados, que nos deixa, os moradores, com uma sensação que tudo isso é normal. Foz é assim mesmo, é fronteira, é isso e mais aquilo, já falamos com o governador, presidente, com o papa e até com o Ronaldo Fenômeno, lançaremos em breve um sistema revolucionário e a sede vocês já sabem, será em Goiânia!

Toda a criminalidade é duramente combatida aqui na cidade, os órgãos de segurança, dentro de sua capacidade operacional. fazem até que milagres. Nossos gestores, nessa área se mostram uma piada e você que não mora no Paraná, saibam que em uma cidade, o policial teve que pedir carona a um cidadão para levar um detento a delegacia pois as viaturas estavam encostadas. Motivo? Falta de combustível! Se sou eu o governador nesta circunstância, renunciaria de vergonha. E se fosse parte do governo, agiria da mesma forma, assim se fosse prefeito ligado a ele.

Mas o problema mais crônico é conhecido carinhosamente na cidade de turista. Este é o alicerce de toda a região e como eles estão sendo tratados? Toda semana ocorre assalto onde os compristas pegam vans paraguaias para cruzar a ponte, por um preço pra lá de camarada e acabam na mira de armas geralmente chamadas brancas. Perdem tudo. Mas fica uma questão, esse pessoal está sendo avisado do risco? Existe uma campanha entre os hoteleiros para tomar tais medidas que possam defender seus clientes? Quando vejo algum turista, tomo a liberdade de levar essas informações à ele? São raros os casos onde isso ocorre!

Estamos matando a galinha dos ovos de ouro e não somente nós aqui do lado brasileiro, os comerciantes paraguaios se juntaram a nós nesta empreitada onde, estando com a grana do visitante, o resto é secundário.

Mas como o mundo evolui, a bandidagem aqui também evolui e neste caso, recrutaram comerciantes para a peleia. Cidadão faz sua compras, gasta 1.600 pilas, paga no cartão de crédito e quando recebe a fatura, o débito efetuado é de três a quatro vezes maior e se for efetuada uma reclamação na loja onde comprou, recebe do lojista uma resposta curta "procure seus direitos...". O que mais vai ocorrer?

Sendo assim, começando pelo governador e terminando na minha pessoa e entre os dois pontos onde se insere os hoteleiros, agências de viagens, prefeito, vereador, taxistas, comerciantes brasileiros e paraguaios e tudo o mais que no espaço couber, fica uma certeza, estamos espantando o turista e acabando com o já combalido turismo de compras, isso é bom?

Ótima terça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?