domingo, 3 de fevereiro de 2019

HOMESCHOOLING - PORQUE TANTAS CRÍTICAS?

Com a posse do novo presidente (Bolsonaro), surge a nível nacional uma discussão sobre as mudanças que estão ocorrendo... Entre essas mudanças, um dos assuntos que tem dividido a opinião pública é a questão da educação, isto porque se apresentam mudanças que são favoráveis à prática do chamado "homeschooling" ou "Educação Domiciliar", situação em que os pais ensinam suas crianças em seus próprios lares, não as enviando para a escola.
Embora tal prática seja comum em muitos países, e no Brasil, ainda que na clandestinidade, seja adotada por mais de 7.500 famílias, só agora, que o atual presidente se mostrou favorável, o povo ─ na maior parte ignorantes sobre o assunto ─ tem se lançado a tecer críticas, e das mais abjetas possíveis, sobre a prática do homeschooling.
Esse mesmo populacho que hoje tece tais críticas, nada falou quando o sistema educacional brasileiro deixou de ensinar sobre Moral, Civismo, Religião, Patriotismo e outras disciplinas que faziam da escola um lugar decente, onde as crianças aprendiam a respeitar e obedecer os pais e os mais velhos, quando aprendiam a reconhecer e respeitar a autoridade em todo e qualquer lugar. Quando na escola, assim como em casa, se podia ensinar a justiça - onde o bom é recompensado e o mau é punido e corrigido.
Quando disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil (OSPB), Técnicas para o Trabalho e Ensino Religioso foram extintas, onde estavam os críticos ignóbeis de agora?
Quando o governo criou leis que impediam que a criança fosse corrigida ou punida, onde estavam os críticos?
Quando a escola deixou de ensinar assuntos condizentes com a nossa realidade, trazendo para dentro da sala de aula festividades estrangeiras como o Halloween (dia das bruxas), quando começou a aberração da assim chamada ideologia de gênero, onde estavam? Desses que hoje criticam, certamente a maioria é daqueles pais que não estão preocupados com o tipo de pessoa que seus filhos se tornarão, pois o que querem é ficar comodamente tratando de seus assuntos, delegando a educação de seus filhos, que é obrigação dos pais desde os primórdios da civilização, para terceiros, sem sequer acompanhar o andamento da aprendizagem e do comportamento de seus filhos.
Não é à toa que vimos, nos últimos 16 anos de governo, ladrões, corruptos, verdadeiros pulhas, em posição de autoridade sem, no entanto, ter autoridade para o papel que desempenhavam... Como pode um presidente sem educação mudar a ortografia brasileira, e ainda ser reconhecido na Academia Brasileira de Letras? Isso não é piada? Não, foi realidade! Lula, um completo ignorante, cercado de pulhas, fez isso... Depois veio a Dilma, com suas colocações no mínimo estapafúrdias e estúpidas... Mas o povo, tão acostumado à vileza de seus governantes, à pauperridade de seu sistema educacional, agora estranha e critica quando alguém se põe a colocar o trem novamente nos trilhos.
E para aqueles que acham que a educação domiciliar é algo "novo", deixo a frase do Rei Salomão, o homem mais sábio que já existiu, registrada no livro de Provérbios, no capítulo 1, e no versículo 8:
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe," (Provérbios 1:8)
Para quem não sabe, acredita-se tradicionalmente que a compilação inicial de Provérbios tenha ocorrido durante o reinado de Salomão em Jerusalém, entre 1015 a.C. e 975 a.C.
Ora, a instrução "do pai" e o "ensinamento da mãe" são, para o bom entendedor, e que sabe interpretar corretamente o texto, um claro indício de que a educação é, de fato, dada em casa - e não na escola.



Isso por si só já basta para calar os falastrões de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?