quinta-feira, 27 de julho de 2017

Àlvaro Dias anuncia expulsão de dois vereadores em Foz do Iguaçu

Conforme entrevista concedida à Radio Cultura de Foz do Iguaçu, cujo teor pode ser lido AQUI, o senador Àlvaro Dias anunciou a expulsão, do partido Podemos, dois vereadores que estão respondendo processos relacionado a um suposto mensalinho que recebiam na administração passada para aprovar projetos de interesse do prefeito, são eles a vereadora Anice Gazzaoui e Darci Siqueira, reeleitos no pleito passado mas cassados pela atual legislatura.

Nosso propósito não é julgar os acusados, é um problema que cabe a justiça mas não podemos nos furtar em aproveitar o momento e tecer alguns comentários relacionados a questão. O servidor público, por sua própria característica, deve ter uma postura ética inabalável, inquestionável. Quando pego em delito, deve imediatamente ser afastado de suas funções sem direito à qualquer tipo de remuneração. Vejamos o caso de um magistrado delinquente, normalmente sua pena, como é de conhecimento público, possui como pena máxima seu afastamento das funções como aposentado ou seja, rouba e ainda recebe de brinde uma aposentadoria tão complicada de ser efetivada por um cidadão comum, o que difere ele dos demais?

Não se subtrai de nenhum deles o direito constitucional de se recorrer as instâncias superiores mas, a partir do momento que se torna réu, do mais simples até a presidência da república, torna-se uma pessoa afastada de suas funções até o trâmite em julgado, sem direito a qualquer tipo de remuneração. Deve estar ciente, quando se candidata a um cargo de tal natureza, seja por concurso ou eletivo, que desvio de conduta vai levar obrigatoriamente sua família a dificuldades, estamos em um momento que devemos acabar com privilégios que aqueles que andam às margens da sociedade possuem, o cidadão deve ter medo da justiça e não a clara convicção que dinheiro, amizade e favores compra tudo e todos, hoje não respeitam mais ninguém.

Quando nossas leis e a atuação de nossa justiça tirar a venda dos olhos e direcionar todos os direitos para o lado honesto, pode não acabar com a sistêmica corrupção que assola o país mas vai fazer que seus atores pensam muito antes de agir em conflito com o interesse da maioria. Uma provável cadeia deve ter, antes de mais nada, causar pânico no ator de qualquer tipo de delinquência e não como anda as coisas nos dias de hoje.

Por outro lado, a simples expulsão, como noticiada pelo senador não leva a lugar algum, outro partido vai abrir as portas se forem bons de votos e brechas na lei, permitem sua recondução ao cargo e tudo como dantes no quartel de Abrantes, ou as leis foram feitas de políticos para...

Falei!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?