quarta-feira, 29 de julho de 2015

Na Grécia e no Brasil

Por: Marcos Mucciatto - Toledo-PR
Atolados numa crise sem fim, os gregos adoram criticar a austeridade imposta pelos credores, mas dão pouca atenção às aberrações da própria economia. No começo de 2014 o governo da Grécia anunciou que aprovaria um novo código civil. A intenção era reduzir o número de recursos possíveis numa disputa judicial. Em termos de judiciário, a Grécia é ainda pior que no Brasil, e ganha por pouco do Gabão. No Brasil, a agenda de grandes reformas estruturais foi colocada de lado por questões ideológicas após a chegada deste governo no planalto. Não é mera coincidência que, em termos de ambiente de negócios, a Itália fique atrás da África do Sul e do PeruE que o Brasil seja comparável a nações como Suazilândia e Zâmbia.
BUROCRACIA GREGA
Há cinco anos, os credores já tinham pedido à Grécia que realizasse a desregulamentação de certas profissões. Na época,havia quase 350 atividades protegidas da concorrência por um emaranhado de leis especiais, autorizações e licenças. Isso fazia com que levar um contêiner de Atenas à ilha de Rhodes, uma distancia inferior a 500 km, fosse mais caro que trazê-lo da China. Há ainda cerca de 70 profissões com alguma proteção totalmente descabida.
SUGESTÃO PARA HOSPITAIS PÚBLICOS DA REGIÃO
Em Goiás, o problema de administração do Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO, foi resolvido após sua gestão ser passada para a GERIR, uma Organização Social sem fins lucrativos. Formada por um grupo de 23 médicos e gestores, na empresa os sócios são remunerados pelos serviços prestados. Uma das mudanças que trouxeram eficiência foi nas compras. As compras dependiam de licitações cuja conclusão levava em média 5 meses, hoje são feitas por um site que reúne 7.000 fornecedores. O sistema avisa a direção do hospital quando é preciso repor os estoques, e isso rende até 70% de desconto.
RECURSOS HUMANOS
No HUGO, não havia um método para avaliar o desempenho de quase 1.700 funcionários concursados, e alguns não apareciam para trabalhar. Boa parte deles foi realocada para a secretaria da saúde do município. Hoje, com carteira de trabalho,  os empregados são avaliados periodicamente, de acordo com critérios como assiduidade ao serviço e satisfação dos pacientes. Essas medidas ajudaram a cortar 30% das despesas. A economia permitiu adicionar 172 leitos. Recebem visitas de médicos e secretários de saúde de boa parte do Brasil, interessados em copiar as boas práticas.
SAINDO DA UTI
A gestão de hospitais públicos por organizações privadas é regulamentada por uma lei de 1998, que era contestada por uma ação movida por entidades sindicais e partidos políticos, no Supremo Tribunal Federal. Entre as alegações estava a de que o modelo ia contra o dever do Estado oferecer serviços de saúde. Em abril deste ano o supremo decidiu pela validade dos contratos. Estados e municípios tem mais segurança jurídica para contratar organizações sociais e a saúde do Brasil pode começar a sair da UTIA partir desta experiência começamos a ver que impostos melhor aplicados e a máquina mais enxuta, e porque não também em outros setores, como na educação? Talvez os alunos voltem a aprender português, matemática, ciências..., com menos greves e mais aulas.

sábado, 25 de julho de 2015

Sua privacidade é garantida??? Acho que não!

Olhando o noticiário agora de manhã, me deparei com uma reportagem que mostra que qualquer pessoa, pagando menos de 1 real, pode ter acesso a seus dados, como nome completo, endereço - na maioria dos casos atualizados e pasmem, até o CPF. acessei o site www.tudosobretodos.se e pesquisei meu nome, o resultado:



Os dados apresentados são verdadeiros e abaixo, é exato até o nome de meus vizinhos.



Os dados que o serviço não mostra estão disponíveis para compra. Basta fazer um cadastro e pagar por créditos, que custam 0,99 por informação. Já saiu uma petição on-line contra essa base de dados mas nenhum resultado prático até o momento foi feito. Seria o momento da intervenção de nossas autoridades pois, a coisa já não anda boa e nossos dados à disposição de larápios de plantão, pode custar dor de cabeça num futuro bem próximo.

No site é mostrado ainda, após a consulta, um mapa da localização do seu endereço. Sugiro duas coisas, verifique suas informações e depois repasse a a dica para os conhecidos.

Ótimo final de semana...







 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

O menor infrator e a propaganda partidária

Na semana que hoje se encerra, fomos bombardeados nos canais de televisão com as ditas propagandas partidárias gratuitas - para eles, alguém paga tal conta - e o partido da vez, dito representante único dos trabalhadores, faz uma colocação onde questiona a redução da maioridade penal, contrários, claro, e perguntam se é melhor investir em escolas ou em presídios. Não resta dúvidas que, o investimento em educação é o melhor negócio, mas fica uma pergunta, e os jovens de hoje, já inseridos no mundo do crime, como ficam?

Tendo como base Foz do Iguaçu, cidade onde escolhi para morar, posso afirmar, sem medo de errar, que o discurso aqui não funciona. Em primeiro lugar pela sua localização geográfica, onde a contravenção corre solta, pega-se uns 10%, o resto é distribuído Brasil afora. Em segundo lugar, o turismo de Foz, em todos os sentidos, tem capacidade de manter o equilíbrio econômico para uns 150 a 180 mil habitantes, hoje já beiramos a casa dos 300 mil.

Se o dólar é fraco em relação ao real, o turismo de compras fomenta Ciudad Del Este, no Paraguai e gera emprego para muita gente mas hoje, na casa do R$ 3,50 por U$, o que se vê na cidade vizinha é um total desmanche do comércio. Todo mundo tem que se alimentar e essa é a preocupação dos pais, e todos os jovens tem que andar na moda como mostra os desfiles na mídia e sem dinheiro, como os dois lados se viram? Acabam sendo presas fáceis para o narcotraficante que hoje, escorados pelo ECA, contrata menores para o trabalho de formiguinha no transporte das drogas, são só 3 meses de internato.

Por outro lado e em razão das devidas circunstâncias, a facilidade de se ganhar de forma honesta uns R$ 20,00 por dia fez a recente geração de jovens deixar a escola em troca de trabalho, quando honesto, para seu sustento ou auxilio em casa, como levar os mesmos, já acostumados a vida "boa", de volta as carteiras de colégio?

O discurso partidário citado acima não deixa de ter sua verdade mas, por outro lado, a causa de tudo isso, nunca vi ninguém citando solução para a base do problema, que é a estrutura familiar. Se um jovem vem de uma família sem base sólida, estará mais propício à cadeia que à escola, isso é fato. Sendo assim, o primeiro passo é o emprego digno para os pais para que tenham condições de bancar o estudo dos filhos sem a necessidade de jogá-los no mundo em busca de auxílio financeiro para a mesma família.

O partido poderia deixar a demagogia de lado e atacar um dos pontos que colabora, e muito, com a degradação da família, a programação Televisa que quando não exibe novelas sem cunho instrutivo nenhum - eu pelo menos não vejo nada de interessante - leva ao ar programas policialesco com alto grau de sensacionalismo e pasmem, são os que dão maior audiência, se esperar o que do futuro?

Sem dúvidas que construir escolas é mais importante que cadeias mas um deputado, quando questionado à respeito da redução da maioridade, disse que a aprovação levaria no mínimo 40 mil jovens para dentro do sistema prisional. Olhando o problema com a visão da sociedade, não se leva pra cadeia e eles ficam, por aí, livres para roubar e matar a qualquer momento? Se uma família for bem estruturada, bem ampara, a redução da maioridade penal não atinge seus filhos, reduz drasticamente a evasão escolar e dá um pouco mais de tranquilidade à nosso policiais. Vamos deixar a demagogia de lado e encarar o problema de frente, a atual geração, já era!

 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Impeachment, por favor, agora não!

Talvez o nobre leitor que me honra com sua visita nesse despretensioso espaço, entranhe minha mudança de opinião quanto a desastrosa administração da presidente Dilma mas, olhando com calma, acho que minha afirmações tem algum fundamento, senão vejamos:

Interessa ao PT o impedimento de Dilma
E principalmente ao seu criador, que agora, pelas declarações, viu a tamanha da burrada que fez. A destituição da presidente, quanto mais cedo ocorrer, melhor será as pretensões do partido, uma vez que, com a velha tática de desqualificar tudo o que não lhes interessam, levarão a cabo a ideia que o impedimento, mesmo que legal, foi um golpe e dois anos ou mais sendo martelado no ouvido do povo brasileiro, mais interessado em novelas que no rumo do Brasil, aumenta a chance daquele que sonha em voltar triunfante ao trono.

Sua permanência, destrói o partido
E isso vem sendo mostrado nas diversas pesquisas realizadas, sendo que na última, Dilma aparece somente com 7,7% de aprovação, nunca alguém teve uma rejeição tão monstruosa, nos tempos atuais. E isso reflete no Lula pois, em qualquer cenário, ele perderia, se as eleições fossem hoje, para o Aécio, Alckimin ou Serra e se apertar um pouco, até pro Collor.

A cada dia que passa, mais se afunda
Hoje ela anunciou novas medidas que terão efeitos devastador daqui um ou dois anos, a redução da meta do superavit primário seguido pelo corte menor no orçamento daquele que seria necessário. Isso mostra um desespero da presidente de reconquistar sua popularidade a todo custo mas é um custo, e assim sendo, a conta vem de forma mais cruel ainda. Se devemos passar por um período recessivo, que todas as medidas sejam tomadas agora e não que sejam proteladas, o resultado será mais doloroso ainda para toda a sociedade, inclusive, e mais dolorido ainda, para aqueles que vivem na dependência de subsídios federais.

E se o Lula voltar
É justamente aí que reside nossa humilde opinião, ele não sabe governar com dinheiro. Nos seus dois mandatos, com benesses para todos os lados, deixou uma conta cujo fardo é pesado para nós contribuintes. Se com dinheiro fomos direcionados para tal situação, o que ele faria sem dinheiro, já que seu governo é marcado pelo assistencialismo desenfreado? E quanto ele pagaria para obter o total apoio do congresso, alguém se lembra do mensalão? Ele não!, Não existiu... Mas pode ressurgir.

Portanto, deixemos o PT afastar ela
Como quem pariu a "gerentona" que se vire, seria o momento de deixar o PT tentar arrumar a casa e entregar o governo ao seu aliado maior, o PMDB. Seus caciques nada dizem, mantém o apoio, mas se a cadeira cair do céu, como caiu no colo do Sarney por uma fatalidade, que culpa tem o partido? O Pt não aguenta mais um ano com ela no poder, vai chegar um momento, breve, que o grito de "homens ao mar" vai ser necessário e aí sim, vai surgir uma luz no fim do tunel. E quando cair, que leve junto o MST..



segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pesquisa encomendada

Por: Marcos Mucciatto - Toledo - PR

PESQUISA DATAFOLHA
Realizada entre os dias 9 e 13 de junho de 2015, ouviu 2.125 pessoas em 135 municípios, identificou que as Forças Armadas é instituição mais confiável do Brasil, ficando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil com a segunda colocação. Já o Congresso Nacional, composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, ficou em penúltimo lugar no levantamento, à frente apenas dos partidos políticos.


POVO MAL INFORMADO
Os dados foram publicados um dia depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a OAB “é um cartel eleito por eleição indireta, que movimenta bilhões sem fiscalização” e que “não tem muita credibilidade já há muito tempo”. A declaração foi dada ao comentar o dado de outra pesquisa de que 74% das pessoas são contra o financiamento privado de campanhas eleitorais. A inserção da medida na Constituição foi recentemente aprovada pelos deputados. Quem é que tem razão? O deputado ou  as pesquisas?


PESQUISA ENCOMENDADA PELA OAB
A pesquisa, aponta que 66% das pessoas confiam na entidade, contra 27% que não confiam e 7% que não souberam responder.  As Forças Armadas são respaldadas por 73% da sociedade, ao passo que 24% não as aprova e 4% não souberam responder. A terceira instituição mais respeitada é a Igreja Católica, que recebe a confiança de 61% dos brasileiros, enquanto 37% desconfiam dela e 3% não responderam. Verificando  por grau de confiabilidade, de que o Sindicato dos Trabalhadores  está melhor colocado que o Ministério Público, a preocupação cresce ainda mais.


LEGISLATIVO E EXECUTIVO FEDERAL
Do outro lado, só 15% da população acreditam no Congresso Nacional. Outros 82% têm uma visão negativa do Senado e da Câmara, e 3% não têm opinião. Acima do Legislativo está a Presidência da República e seus ministérios, com a confiança de 19% das pessoas, contra 78% que não confiam e 3% que não responderam. Abaixo estão os partidos políticos, considerados inconfiáveis por 91% dos entrevistados e apoiados por apenas 7%, ao passo que 2% não opinaram.


O RESULTADO DA PESQUISA
1)Forças Armadas – 2)Conselho Federal da OAB – 3)Igreja Católica – 4)Poder Judiciário – 5)Imprensa – 6) Sindicato dos Trabalhadores – 7)Ministério Público – 8)Polícia – 9)Bancos e Financeiras – 10)Empresas Estatais – 11)Igreja Universal do Reino de Deus – 12)Presidência da República e ministérios – 13)Congresso Nacional – 14) Partidos Políticos. Se realmente o povo pensa assim, vamos confirmar nas próximas eleições, porque na ultima foram reeleitos  80% dos deputados e senadores. Se você quer mudar esta realidade, avalie o deputado e o senador em que confiou seu voto nas ultimas eleições.


DESARMAMENTO
William Oliveira, que recebeu  da ONG Viva Rio um prêmio pelo seu empenho na campanha do desarmamento na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro, foi preso depois de ser flagrado em vídeo numa aparente negociação de um fuzil da família AK-47. Deste episódio, que mais uma vez lança sérias dúvidas sobre quem são e quem representam as ONGs que querem a todo custo desarmar o cidadão – contando com o apoio do Governo Federal e de vários políticos -, pode-se afirmar categoricamente: CRIMINOSOS SÃO FAVORÁVEIS AO DESARMAMENTO!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Festa com dinheiro Público

Por: Marcos Mucciatto
Assessor Parlamentar - Vereador Vagner Delabio
Toledo - PR

23.941 cargos é o número oficial de cargos comissionados que o Governo Federal pode nomear ao seu bel prazer. Na França, este tipo de nomeação fora de carreira pública, não passa de 4.800 vagas e nos EUA, 8.000. O Brasil gastou 1,9 bilhão de reais no ano passado. Estas funções servem para acomodar líderes e amigos do partido, candidatos não eleitos, e uma coisa todos tem certeza, devem defender a todo o custo o poder central, porque o salário é bom e o único serviço é ser cabo eleitoral. Você sabe, por exemplo, quantos cargos destes tem na Itaipu Binacional e quem são?  Fazem parte da sua conta de Luz.

ASSESSORES DE VEREADORES

Um projeto na câmara de vereadores de São Paulo está autorizando a contratação de mais 12 assessores, que somando aos 18 existentes, passarão a  ter 30 assessores cada vereador. Estes novos funcionários trarão um acréscimo anual de mais 5,5 milhões apenas em benefícios como vale-refeição e vale transporte. Os congressistas americanos tem uma cota de 22 funcionários cada um.

A VIAGEM DO LEGACY

Ao custo de R$ 780 mil, Lula viajou em 19 de setembro de 2012 para o México com o sócio de seu filho, Kalil Bittar, e o custo dessa viagem foi paga pela subsidiária americana da Odebrecht, que gentilmente alugou  Legacy 650 e dentro do contrato firmado na viagem constava que nos voos de ida e volta não deveria faltar vinho francês de boa qualidade.

62 pen drives

Dentre os documentos apreendidos na casa do chefão da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, estavam  62 pen drives, alguns identificados como e-mails antigos e 10 folhas de planilhas que associam partidos políticos a valores em dinheiro. Esta é uma amostra de quanto material revelador está nas mãos da Polícia Federal em Curitiba.

DOAÇÕES LEGAIS

Se existe alguém que pode matar a cobra e mostrar o pau é o Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, ele é a pessoa mais organizada que está presa até agora na PF de Curitiba. Doou de forma “voluntária” para a campanha da presidente Dilma, entre 7,5 milhões. Foi apontado como o chefe do grupo que durante a ultima década operou o maior esquema de desvio de dinheiro público da história do país. Entregou à justiça dezenas de planilhas com movimentações financeiras, manuscritos de agendas e reuniões, que fazem de sua delação premiada uma das mais contundentes e importantes da Lava-Jato. Isso deu pra perceber na reação da Presidente quando questionada sobre o Ricardo Pessoa como delator.

QUEM DEPENDE DO GOVERNO, PAGA.

Assim era o martírio de Ricardo Pessoa, Zé Dirceu recebeu pelas suas “consultorias”1,4 milhão de reais. Ao ex-presidente e senador Fernando Collor, foram 20 milhões, ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, pagou 1 milhão para que não tivesse obstáculos ao contrato de Angra 3. Sergio machado, presidente da Transpetro, também recebeu 1 milhão para manter-se sensível aos pleitos na Petrobrás. A lista de aproveitadores é extensa, mas está tudo anotado e entregue na PF de Curitiba. Segundo o pessoal que apoia a Presidente, as escutas que iniciaram as investigações foram ilegais, e portanto todo o processo encabeçado pelo juiz Sergio Moro pode ser anulado, você acredita nisso?

terça-feira, 7 de julho de 2015

O que é a Ideologia de Gênero

Agenda de gênero, uma agenda bem programada


Pe. Rafael Solano, faz um alerta muito sério acerca de uma agenda de 8 itens que vem-se instaurando sorrateiramente nas mentalidades e culturas mundiais. Quando ouvimos falar em ideologia de gênero, pensamos que estamos diante de uma situação definitiva. O que muitos talvez não saibam é que a ideologia de gênero, faz parte de uma agenda muito bem montada; dentro da qual há diversos passos e momentos que aos poucos vem-se instaurando nas mentalidades e culturas. Em 1885 se deu o primeiro dos passos para a elaboração desta agenda.

Autores


Desenvolvido por Lewis Henry Morgan e continuado por Frederich Engels, foi muito bem tematizado. Primeiro, colocar em questão o valor da família como estrutura privada e capaz de formar a consciência da pessoa. Tanto um como o outro criaram um modelo no qual as pessoas dentro da família, não tivessem nenhum tipo de relação. Eliminando as relações familiares se destrói o conceito de pessoa.

Segundo Passo


Em 1968, Robert Stoller, define e especifica a necessidade de fortalecer o conceito e a definição do termo gênero, em detrimento da definição do termo sexo. Segundo Stoller, utilizar o termo sexo masculino e feminino constituía uma séria problemática para a identidade sexual do próprio individuo.

Feministas, o terceiro momento.


Em 1975, Elisabeth Clarke e Simone de Beauvoir, as maiores promotoras do feminismo ocidental, no qual a ideologia de gênero e o aparecimento de um novo sexo, atrai a atenção sobre a situação que se vivia desde os alvores do século XX quando, em Nova York, um grupo de mulheres decidiu sair nas ruas exigindo o direito ao sufrágio e este movimento lhe deram o nome de “Feminismo ideológico”.

O quarto momento


Ocorreu em 1999, diante da situação vivida pelos apelativos do gênero e pelos novos movimentos sexuais, no século XXI, tornou-se mais relevante o processo educativo que países como Holanda, Bélgica e Suécia iniciavam a viver. O quarto ponto da agenda é criar um sistema educativo, pedagógico dentro do qual um dos passos, seja permitir que a pessoa não se sinta reconhecida na sua natureza; que simplesmente com o passar do tempo, ela mesma possa descobrir qual é o seu estado natural e assim mesmo “decidir” se é homem ou mulher. Esta suposta decisão, vem  acompanhada de um aniquilamento da pessoa; substituindo ela por alguém sem identidade. Nos países supra citados, hoje as pessoas que optaram por este sistema, não conseguem encontrar uma forma acertada para o tal desenvolvimento da identidade; pois os estudiosos da ideologia de gênero não tem a suficiente certeza se ela levará em conta a liberdade genuína da pessoa.

Os quatro últimos


O próximo será a desconstrução do significado do termo pessoa e até mesmo o termo indivíduo. O seguinte passo seria eliminada suas relações e seus efeitos. Uma tendência atual é o assim chamado “poli amor”, onde as pessoas podem estabelecer matrimônios ou uniões de fato, mas sempre abertas à outro tipo de relações, sem compromisso definitivo ou sem a exigência da estabilidade ou unicidade. O último dos itens desta agenda é de caráter anti-metafísico. Qualquer tipo de relação com a transcendência, com a religião, ou com o ser Criador, deve ser simplesmente  anulada. 

Padre José Rafael Solano Durán. Doutor em Teologia Moral, especialista em Bioética, Post Doutorado em Teologia Moral e Família pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.