sábado, 14 de novembro de 2015

Quantidade de vereadores em Foz, quantidade ou qualidade?

Mais uma vez é colocada para votação e a primeira deve ser na próxima terça-feira, projeto que visa aumentar o número de vereadores em Foz do Iguaçu de 15 para 19. É um assunto que vira e mexe, volta a tona e sempre tem como autores, conhecidos marujos do poder. Mesmo que a lei permita que tenhamos até 21 edis, somos contrários, principalmente na justificativa apresentada onde se busca economia para os cofres públicos. Uma pessoa com um pouquinho de conhecimento e que pensa um pouco, sabe que para se economizar no serviço público não é necessário aumentar o número de ocupantes do cargo, basta querer economizar, a qualquer momento e pronto. Matemática pura e simples.

Outra questão apontada é com relação ao aumento da representatividade. Desde que ser vereador ou deputado em cidade que remunera bem, o cargo deixou de ser uma autêntica representatividade de um grupo de pessoas para ser um excelente negócio. E sendo negócio, uma profissão, a adoração e a entrega aos anseios da sociedade, se dá em época de eleição. O restante do tempo é utilizado para negócios de interesse individual, salvo uma minoria que honra, com seu trabalho, o montante que aufere.

O que se busca, com o referido aumento na quantidade de legisladores, em Foz do Iguaçu, é a redução do risco de ficar de fora da festa, risco esse que estão sujeitos todos os ocupantes hoje do cargo mas com uma diferença, uns fizeram ou pelo menos tentaram fazer alguma coisa, outros, assustados por aquilo que não fizeram ou tentaram fazer, buscam aumentar suas chances, não seria agora tarde demais? 

É muito provável que tenhamos uma renovação de, pelo menos, 50% nos assentos hoje disponíveis e, de tal forma, o medo da perda da boquinha é natural mas existe o lado do eleitor, aquele que paga a conta, é melhor para toda a comunidade 9 vereadores que cumpram seu papel sem negociatas com o executivo que 19 onde se propicia o aumento do corporativismo ou seja, o povo quer qualidade e não quantidade e, se nos três anos que se passaram uns não tiveram capacidade de mostrar a que veio, não é aumentando o número de companheiros que vai ser a solução. Pegue o boné e até mais ou reze para o próximo prefeito arrumar uma boca de secretário, não tem antigos vereadores vivendo desta forma faz tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?