sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A GRANDE VITÓRIA

Por Marcos Mucciatto - Toledo - PR
Participamos da campanha mais disputada de nossa história, e dela saiu vitoriosa a candidata Dilma Rousseff, que utilizou de todos os meios possíveis e impossíveis para chegar ao topo dos votos. Acreditaram nela 54 milhões de eleitores, pouco mais da metade dos votos válidos, e se somarmos os que não se interessaram ou não puderam comparecer nas urnas, mais os votos brancos e nulos, a soma chega a 39 milhões. Digo que acreditaram, porque acho impossível alguém comungar com tanta falcatrua em órgãos públicos, conforme foi apresentado durante a campanha. Nenhum bom cristão colocaria o bode para tomar conta do paiol.
 Concluí que a Presidente é inocente, tanto quanto o seu antecessor, o Lula, até que se prove o contrário, então...
VAMOS AJUDAR A GOVERNAR
Como a Presidente alega não saber do ocorrido e se souber vai tomar as devidas providências, conforme prometeu na campanha, hoje eu vou dar minha contribuição para ajudá-la no seu trabalho.  Tudo isso foi divulgado na imprensa, eu não inventei.
2004 – Waldomiro Diniz foi filmado pedindo propina ao bicheiro Carlos cachoeira.
2005- A partir de filmagens do Maurício Marinho que confessa ter agido sob as ordens de Roberto Jefferson desencadeou o escândalo chamado mensalão.
2006 – O nome do escândalo: Os Aloprados. Dois petistas foram presos pela polícia federal com 1,7 milhão para comprarem um falso dossiê.
2007 – O delegado Protógenes Queiróz descobriu mais do que devia e o afastaram das investigações que a Agência Brasileira de Informações fazia sobre o banqueiro Daniel Dantas.
2008 – Quando denunciados sobre os gastos com cartões corporativos, um grupo de assessores da Casa Civil distribuiu um dossiê com gastos do então ex-presidente.
2009 – A ex-secretária da Casa Civil foi convidada pela chefe a encerrar uma investigação sobre a família do senador José Sarney.
2010 – Na casa civil, da Ministra Erenice Guerra, Israel, filho da ministra, e seus amigos, cobravam uma certa taxa a empresários para obterem sucesso.
2011 – Seis ministros foram demitidos por suspeitas de corrupção. Carlos Lupi que comandava a pasta do trabalho pagava um empresário que não prestava serviços.
2012 – Para empastelar o julgamento do mensalão, foi criado uma CPI para intimidar o Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e a imprensa, mas o que acabou acontecendo foi descobrir mais políticos corruptos.
2013 – Rosemary Noronha, amiga pessoal do Presidente Lula, mas tão pessoal que o acompanhava em viagens oficiais sem ser identificada, quando dona Marisa não ia, é claro. Foi pega pela Polícia Federal quando chefiava um Gabinete da Presidência em São Paulo traficando interesses.
2014 – Petrobrás, o maior escândalo de corrupção da historia, envolvendo principalmente PT, PMDB e PP, foram denunciados ministros, governadores, senadores e deputados (olha que oportunidade de reforma política, porque estão todos lá, ainda).
Se apurar e punir um pouquinho, vamos ter que construir muitos novos presídios. É só dar carta branca para a Polícia Federal fazer aquelas perguntas do Globo Reporter: 
QUEM SÃO? 
O QUE FAZEM? 
DO QUE VIVEM? 
QUANTO É SEU CAPITAL? 
POSSUEM CONTAS EM PARAÍSOS FISCAIS?  
Estou fazendo a minha parte para a Presidente Dilma fazer um ótimo governo, contribua também.

Como ganhar na loteria - Lotofácil

É possível? Sim, desde que você tenha muita sorte ou muito dinheiro para apostar. Este não é o meu caso e nem o seu, concorda? Na base da brincadeira passamos uns dois anos estudando superficialmente os resultados da loteria e chegamos à conclusão que algumas coisas são óbvias, são lógicas, mesmo ciente que não existe lógica em jogos de números, como Mega Sena, Lotomania, Jogo do Bicho e assim por diante.

Vários amigos que me honram com a leitura daquilo que aqui publicamos, já perceberam que ando meio ausente das questões políticas e neste momento, a causa foi o tempo gasto na concepção de um projeto de análise do jogo, cujo objetivo é o sorteio da independência da Loto Fácil em setembro de 2015. Mas falta um ano ainda, sabemos disso, mas o objetivo de tudo é monitorar todos os resultados daqui em diante e buscar uma fórmula que venha a aumentar a chance de sucesso em pelo menos 40%, respondendo a diversas questões de como ocorre isso, por que aquilo e assim por diante.

Desta forma, nossos pitacos políticos ficarão em segundo plano no momento, exceto quando algum fato exigir nossa participação. Vários assuntos de extrema importância nos enviado pelos amigos do blog devem ser publicados e faremos isso nos próximos dias, zerando assim nossa apertada agenda.

Voltando ao projeto, tudo isso gera um custo e se torna inviável passar as informações adiante. Quem quiser conhecer detalhes do projeto e tem interesse em participar e aplicar os métodos que estamos desenvolvendo, me envie um e-mail com o título do assunto 'PROJETO LOTOFÁCIL" para ronald.albanez@gmail.com que enviarei resposta com todos os detalhes, sem compromisso, naturalmente.

Se acharem interessante, não deixem de retransmitir este post aos seus amigos, de todas as formas, agradeceremos. 

Ótimo final de semana e feliz DIA DOS HOMENS, 01/11, dia de todos os Santos!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mas afinal, a GM foi criada para que?

Passada a campanha política, tudo volta a sua normalidade, uns acreditando em um milagre econômico e outros na total desgraça. Não sigo a opinião nem de um lado e nem de outro, mesmo sendo voto vencido acredito em dias melhores mesmo sabendo que beiramos o colapso aso nada seja feito com urgência, mas isso só o tempo vai nos contar.

Lamentavelmente mais um escola recebeu a visita de vândalos, a Érico Veríssimo no Jardim São Paulo e o estrago que praticaram foi de grande monta e cuja conta vai ficar para o contribuinte pois, se a polícia alcança os autores não poderão exigir o ressarcimento da despesa, o máximo que vai ocorrer é eles ficarem almoçando e jantando as nossas custas. Se forem "di menor", protegidos como são, a coisa se torna mais com sabor de impunidade como nunca, afinal não sabem o que fazem.

Algumas considerações à respeito do assunto levo ao conhecimento de meus nobres leitores e se alguém souber a resposta, por favor, informe o povo. A nossa estimada GM foi criada com a finalidade de proteger o patrimônio público, o que tem levado ela a permitir tamanho crime contra nossa educação. Milhões foram gastos com equipamentos de vigilância on-line, existe câmaras instaladas naquele local, estavam funcionando, existia monitoramento à distância? 

Por outro lado, um grave acidente neste final de semana na BR-277, contava com o apoio dos guardas municipais organizando o trânsito, não seria incumbência da Polícia Rodoviária Federal tal tarefa? Por acaso, na correria contra marginais existente na cidade a PRF ou qualquer órgão federal dá apoio à nossa GM, a PM ou a Civil? O secretário de segurança da cidade deveria prestar esclarecimentos condicentes à população sobre esse desvio de função ou a característica da GM para que foi criada foi descaracterizada. Está complicado mesmo.

Mudando de assunto, se comemora na semana em curso o dia do funcionalismo público e cá entre nós, para onde se vira, o que se vê é descontentamento, seja a nível municipal, estadual ou federal, a coisa não está muito azul para essa categoria. Cita-se desvios de funções, promessas não cumpridas e assim por diante, mas nada tão grave como a que foi feita aos professores de Foz do Iguaçu, assinar uma Lei sem o devido respaldo financeiro e ter que voltar atrás com o ato que foi alvo de aparição pública em Rádio, Jornal, televisão e outros meios como sendo o prefeito que respeita o servidor. Dois anos passam rápido e ele vai tentar  reeleição, quero só ver se irão ajudar a mantê-lo no poder, ai ninguém pode reclamar de nada.

Ótima semana


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Que venham as novas ideias

Governo novo, ideias novas. Foi o slogan vencedora das eleições de 2014 e a atual administração federal, com quase 4% a mais de eleitores, levou a melhor, que a vontade da maioria seja colocada em pratica. Agora quanto as ideias novas posso afirmar com toda certeza que não existe, só existe uma ideia a perseguir, fazer o ajuste econômico que o Brasil necessita e começa o corte pela própria carne, o ajuste fiscal ou tomara que ela aprenda de uma vez por todas que, para dar algo a alguém, necessariamente tem que se tirar de algum lugar.

Convém levar em consideração também que suas trapalhadas de um passado não tão distante assim não se repita, foi o caso da bondade na redução da conta de luz no ano passado e a conta que vai sobrar para metade dos brasileiros que votaram nela e para a outra metade também, como eu gostaria que alguém que apoiou esse governo pagasse aquilo que cabe a mim, uma questão de bom senso, não acham?

Hoje não existe uma grave crise econômica mundial, um ou outro setor passa por momentos pontuais, então conclui-se que os pífios 0,5% (se chegar a isso) de crescimento econômico foi ocasionada pela má gestão, queremos ver resolver isso. O que me levou a não acreditar nela foram esses dois eixos, crescimento econômico e ajuste fiscal mas já que ganhou, seria idiotice de minha parte não acreditar no governo. Se 2015 o Brasil não passar por um sufoco somente rezando pra sabe lá quem for em 2016 ou 2017. Para se equilibrar qualquer conta, e todo gestor doméstico sabe disso, é necessário cortar despesas, vai cortar investimentos na infra estrutura ou colocar um pé no freio nas benesses que renderam voto? Eis a questão!

No mais a campanha mostrou uma parcela altamente democrática e outra (minoria entre os vencedores) totalmente desqualificada e desprovidos totalmente de opinião democrática. Tentavam de todas as formas justificar o injustificável (para mim, claro) e quando não conseguiam, partiam para a tentativa de desqualificação, vivendo como se hoje fosse os idos de 1970. Calma gente, estamos em 2014, era da tecnologia plena, saiam do passado se atualizem pois 4 anos passa rapidinho.

No mais, aos amigos petistas que fizeram uso de um debate respeitoso, meus parabéns pela vitória  e indiferente de PT e PSDB, temos uma caminhada pela frente. Vamos torcer por um governo para ricos e pobres, vamos torcer para um governo voltado para s necessidades do Brasil e finalizando e com todo respeito, eu não coloco fè!

Ótima semana à todos com todas as baterias voltadas para o palácio rosado e a câmara de vereadores pois ali que mora o perigo imediato.



sábado, 18 de outubro de 2014

A vida é bela, para uma minoria

Por: Marcos Mucciatto

CORREIOS
Nos últimos anos o aparelhamento político da ECT se acentuou com as mudanças introduzidas no Manual de Pessoal em 2011, que permitiram o acesso às funções técnicas e gerenciais por empregados e pessoas estranhas aos quadros de pessoal da Empresa sem a observância dos imperativos de competência técnica e capacidade gerencial.  Em decorrência dessas alterações, 18 (dezoito) dos 27 (vinte e sete) Diretores Regionais da ECT são filiados ao Partido dos Trabalhadores. Além disso, muitas outras funções são ocupadas por critérios políticos nas Diretorias Regionais e na Administração Central da Empresa.

SALÁRIO DOS CARTEIROS
Como exemplos desse aparelhamento, registre-se que enquanto mais de 50.000 mil Carteiros labutam diariamente em condições muitas vezes desfavoráveis por uma remuneração mensal de cerca de R$ 1.500 (hum mil e quinhentos reais), outros Carteiros ligados à burocracia sindical e partidária ocupam elevadas funções em Brasília e nos diversos estados, alguns deles com remunerações superiores a R$ 20.000 (vinte mil reais).

FUNDO DE PENSÃO
O citado aparelhamento afeta também o Fundo de Pensão dos empregados dos Correios, o Postalis, frequentemente citado em notícias veiculadas pela imprensa contendo suspeitas de investimentos duvidosos e de operações fraudulentas. O Postalis já acumula um déficit atuarial superior a R$ 2,2 bilhões em 2013/214, levando em breve a uma drástica redução dos salários e benefícios dos empregados e aposentados dos Correios e atingindo cerca de 500 mil pessoas, o que levou a ADCAP-Associação dos Profissionais dos Correios, a solicitar à PREVIC, junto com outras entidades representativas de empregados, a intervenção no Postalis.

SESI
A Controladoria Geral da União (CGU) identificou irregularidades na contratação de funcionários e na criação de representação do Serviço Social da Indústria (Sesi), patrocinadas por líderes petistas, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A investigação foi aberta a partir de denúncias de funcionários do Sesi de que apadrinhados de petistas recebem altos salários sem trabalhar. Entre os funcionários fantasmas identificados pelos técnicos da CGU estão Marlene Araújo Lula da Silva, nora do ex-presidente, que raramente aparece no serviço, apesar de ter um salário de R$ 13.500 mensais e Márcia Regina Cunha, mulher do ex-deputado João Paulo Cunha, condenado no processo do mensalão.

PRESIDENTE
Jair Meneguelli, presidente do SESI, nomeado por Lula, ele está há 11 anos no Sesi e ganha até R$ 60 mil mensais, somando ao salário uma "verba de representação". Hoje, ocupa uma sala espaçosa num dos prédios mais luxuosos da capital federal. Meneguelli desfila num impecável Ford Fusion preto, modelo 2014, com motorista. Para não ficar a pé no ABC paulista, deu ordens para que um Toyota Corolla zerinho fosse transportado de Brasília a São Bernardo do Campo. Fica a sua disposição, com motorista. As despesas com esses e outros três bólidos do Sesi somam mais de R$ 150 mil por ano.

EMPREGOS
Além de atender a pedido de amigos, Meneguelli, o presidente do Sesi, também emprega os seus. Um deles é o petista Osvaldo Bargas. No período em que Meneguelli presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT, Bargas era seu número dois. No Sesi, recebe salário de R$ 33 mil. A sindicalista Sandra Cabral, amiga do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, também conseguiu emprego lá. Recebe R$ 36 mil por mês. 

Se o atual governo tiver que largar o osso, o “desemprego” vai ser grande.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Um é bom, dois é melhor, três já é demais, imagina 21?

Sabe aquela pessoas que, por não fazer absolutamente nada quando se trata de cumprir com seu dever,  fica inventando moda? Sabe aquele vereador que, pelos serviços à população que deixou de fazer ou se fez, foi para uma minoria e agora sente na carne que seu cargo depois de décadas corre risco faz o que? Justamente isso que você nobre leitor pensou, usa de todos os artifícios possíveis para tentar se manter na boa e nem vermelho fica!

Falo isso baseado no fato de que o vereador Hermógenes de Oliveira faz renascer um projeto que altera dispositivo na Lei Orgânica de Foz do Iguaçu, elevando o número de cadeiras da câmara municipal de 15 para 21. Dependendo de cada situação, até que poderia ser necessário um número maior de edis já que a lei permite mas no nosso caso, onde se sabe que todos baseados em seus interesses, só dizem amém ao prefeito, não seria o caso. Como o dever constitucional de um vereador é legislar e acompanhar as contas do prefeito não vem sendo cumprido e considerando que somente dois nadam contra a correnteza, 5 vereadores em Foz estaria de bom tamanho, dois da oposição, dois da situação e um servindo como voto de minerva.

Conforme informações do site www.foznoticia.com, "Mogênio defende que, de acordo com a PEC dos Vereadores (Emenda Constitucional 58), aprovada em 2009, Foz do Iguaçu deve ter 21 vereadores por possuir uma população superior a 160 mil habitantes e de até 300 mil. Segundo ele, com mais cadeiras, haveria maior representatividade da população." Cabe fazer um pequeno adendo as colocações do vereador, mas qual representatividade a população tem no momento com os inquilinos do poder que habitam aquela casa? Tirando os vereadores Nilton Bobato e Anice Gazzaoui que pelo menos tentam fazer alguma coisa, os demais se ficarem dois anos longe do legislativo não causará sentimento de falta em ninguém da população, ou seja, ninguém vai sentir falta.

Se não tem o que fazer e quer realmente ajudar a população, sugerimos uma leve devassa nas contas da prefeitura que já deve uma vela em cada esquina, que se apure responsabilidades quanto a farra das horas extras, que se apure com rigor o uso indiscriminado de ocupantes de cargos comissionados trabalhando em campanha política em horário de expediente  entre outros absurdos que sangram a economia local. Oras, vamos fazer valer aquilo que reza a constituição e não abrir brecha para mais seis desnecessários de plantão, façam com que o dinheiro do contribuinte tenha uma destinação justa e correta, isso sim podemos chamar de representatividade. Fica a dica!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Censura de opinião. Mais munição à campanha

A notícia de hoje diz respeito ao pedido de demissão do colunista Xico Sá d Folha de São Paulo ao ver seu artigo, onde explica os motivos de seu apoio a Dilma Rousseff, censurado pelo diário conservador. Entre as diversas crítica dos leitores e organizações Brasil afora, dá-se ênfase a nota de repúdio publicado seção fluminenses do Centro de estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, cuja integra reproduzimos a seguir.

“O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão do Itararé vem a público manifestar total apoio ao jornalista Xico Sá, que se viu obrigado a pedir demissão do diário Folha de São Paulo, após ser censurado pela direção de redação.

“O jornal, sabidamente, esteve ao lado da ditadura civil-militar instalada no Brasil a partir de 1964 e, historicamente, defendeu em suas páginas o que de mais conservador e tacanho a política nacional já produziu.

“O comportamento diante da manifestação de Xico Sá, um dos mais dignos representantes do jornalismo nacional, constitui-se em um flagrante da censura que ainda permanece nos jornais do oligopólio da mídia, e dá um exemplo do que ocorrerá no país caso a candidatura Aécio prospere nas urnas.

“Os jornalistas do Estado de Minas Gerais sofreram toda sorte de perseguição durante as gestões de Aécio e de seus correligionários, ocorrendo até mesmo caso de prisão de jornalistas, como Marco Aurélio Carone, diretor proprietário do Novo Jornal, preso por publicar reportagens que contrariavam o interesse do grupo tucano em MG.

“Na defesa da democratização dos meios de comunicação, e como instrumento que luta para tornar realidade esta utopia nacional, o Barão de Itararé protesta veementemente contra este arbítrio e pede que todas as entidades de defesa dos jornalistas do país façam o mesmo."

Tal manifestação não deixa de ser coerente para aqueles que lutam pela democracia e pelo sagrado direito ao livre pensamento e expressão. Por outro lado é verdadeiro que, baseado em números de recentes pesquisas eleitorais, que o fato vai ser explorado exaustivamente pela coordenação da campanha petista com um bombardeio as redes sociais mas, não existe um lema que diz que chumbo trocado não dói?

Vamos refrescar a memória daqueles que usarão o fato como ataque ao candidato. Você se lembra de Sinara Polycarpo Figueiredo? Pois bem, ela era, até há poucos meses, superintendente de investimentos do banco Santander. Funcionária do alto escalão do banco, ela foi demitida por causa da polêmica gerada por uma publicação enviada aos clientes de alta renda do Santander. O texto alertava sobre a piora da situação econômica do país em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff, e a repercussão do informe despertou a revolta no PT, causando a demissão de todos os envolvidos.

Ou seja, ela na função que exercia, tinha por obrigação alertar os investidores do banco e vejam a ironia, não mentiu em momento algum pois seja lá quem eleito for, a economia brasileira está em fragalhos e o povo já começa a sentir o efeito ou o ministro da fazenda orientou uma dieta a base de frangos e ovos a troco de que?

Olhando os dois fatos, chama a atenção suas características ou seja, um  lado, na condição de empresa privada, fez valer sua forma de ação, seus princípios, sua linha editorial. O outro se trata de uma agremiação política, com interferência governamental, onde a verdade é aquela que atenda seus interesses, seja fato comprovado ou não.

Não se trata aqui de defender o jornal ou qualquer instituição governamental ou não. o texto chama a atenção para a questão da coerência. O fato da demissão do jornalista não vai mudar a cotação do dólar para mais ou para menos e tem mais, sendo um importante veículo de comunicação, as polpudas verbas do governo para sua propaganda, geralmente enganosa, continuarão a rechear os cofres do jornal, assim como ocorre com a Veja, Globo, SBT e outros poderosos Brasil afora e quanto ao jornalista, bem, lamentamos!

Ótima terça amigos e amigas.



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Iguaçuense é eleito para o Conselho Estadual de Cultura

Produtor cultural de Foz do Iguaçu foi escolhido pela macrorregião Oeste,  que abrange 52 municípios.
O produtor cultural iguaçuense Amilton Farias foi eleito para integrar o Conselho Estadual de Cultura (Consec), em votação ocorrida neste sábado (11), na cidade de Toledo, durante a Conferência Estadual de Cultura, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec). O conselheiro irá ocupar uma das dezoito indicações da sociedade civil paranaense, sendo eleito por uma base que abrange cinquenta e dois municípios da macrorregião Oeste.
Indicado por produtores, artistas e gestores culturais para concorrer representando Foz do Iguaçu, durante encontro preparatório promovido no município, o ativista Amilton Farias recebeu trinta e seis votos, enquanto que os demais catorze candidatos obtiveram vinte votos. A primeira suplência será ocupada por Luciano Pietro Biaggi, de Cascavel, que teve nove votos.
Amilton Farias é coordenador da associação Projeto New For Life, voltada à produção e circulação de música alternativa e de produtos de comunicação para a cultura. Localizada na região da Vila “A”, a entidade dispõe de estúdio de gravação, sala de ensaio e composição, além de área para shows musicais.
Entre os principais compromissos assumidos pelo novo conselheiro estadual está a construção de canais participativos para o exercício de sua representação, através do diálogo entre os produtores culturais de toda a região.
“Em nossas discussões com agentes de várias cidades, ficou constatada a carência de comunicação e articulação entre os integrantes do Conselho de Cultura do Paraná e a comunidade. Vamos manter um diálogo permanente, levando ao conselho as reivindicações das cidades e trazendo informações sobre as políticas públicas, editais e oportunidades”, revela Amilton Farias.
O novo integrante do Consec lembra ainda que o Estado do Paraná está organizando o Plano Estadual de Cultura (PEC), por isso, é preciso o envolvimento de toda a sociedade para aprofundar a discussão sobre a proposta, amplificando os canais de participação para que o plano expresse o anseio e as demandas da população, dos produtores culturais e gestores locais.
Mais ainda, Amilton Farias informa que irá defender a unificação da Conferência Estadual de Cultura, para que todas as deliberações sobre a cultura do Paraná aconteçam em um único fórum, com a presença de delegados e representantes eleitos pelas plenárias municipais. Pelo modelo que vem sendo praticado desde o ano de 2012, são promovidos dois momentos de discussão, sendo um para a definição de propostas de políticas, ações e programas e outro para a eleição do Consec.
“A cidade de Foz do Iguaçu já apresentou e aprovou essa proposta durante a Conferência de Cultura realizada ano passado, em Guarapuava. Entendemos que essa é a forma mais democrática e produtiva e vamos defender a sua aplicação durante a nossa atuação no Consec”, conta Amilton Farias.
 A composição do Consec irá terminar no próximo dia 23, em Guarapuava, finalizando os encontros das oito regiões histórico-culturais paranaenses. Além de oito representantes das macrorregiões, são eleitos outros dez membros da sociedade civil através dos segmentos artísticos e culturais. Em seguida, a Secretaria de Estado da Cultura irá indicar os dezoito membros governamentais, garantindo a paridade na formação do colegiado.
Para a diretora de cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Arinha Rocha, a eleição de um representante de Foz do Iguaçu para a vaga da macrorregião Oeste fortalece o município na articulação das políticas públicas.  “Acredito que teremos uma conexão maior, onde Foz do Iguaçu e as cidades da região passarão a intervir efetivamente no debate sobre a cultura do Estado. Além disso, poderemos contar com um maior fluxo de informações a respeito de editais de apoio a projetos e iniciativas culturais em desenvolvimento que possam atender a todos”, explica Arinha Rocha.
Criado pela Lei 17063/12, o Conselho Estadual de Cultura tem o papel de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a ampliação dos recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas de forma autônoma e independente.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O governo e a iniciativa privada

Por Marcos Mucciatto - Toledo - PR

INICIATIVA PRIVADA

A empresa BUNGE, iniciou seus investimentos em Pedro Afonso-TO, em 2009. Tratava-se de um investimento de 600 milhões de reais na construção de uma usina de etanol  e açúcar. A empresa tem como política, comprar produtos e serviços apenas de empresas que cumpram formalidades trabalhistas e tributárias. Desde 2010, a multinacional investiu mais de 4 milhões de reais em projetos de empreendedorismo e treinamento de mão de obra na cidade e até o fim do próximo ano, mais de um milhão será investido.

CRESCIMENTO ACELERADO

Um projeto semelhante está acontecendo em Itaituba-PA, onde a Bunge está construindo um porto fluvial para escoamento de grãos, região em que mais de 60% dos negócios são informais. As pequenas cidades do interior estão crescendo num ritmo muito acelerado do que as capitais, e segundo o Banco Itaú, de 2007 a 2011 o PIB das cidades do interior cresceu 4,8% ao ano, acima da média das capitais que ficaram em 4%.

PRESERVAR A IMAGEM

O que torna este momento diferente de outros é a marcha de investidores e empresas para pontos distantes, e estas grandes empresas estão preocupadas com situações que possam manchar sua imagem. Elas precisam manter sua rede de relacionamento global envolvendo instituições de financiamento, clientes e acionistas, afastando riscos à reputação como sonegação fiscal ou trabalho. 

ILHAS DE PROSPERIDADE

Antigamente quando uma empresa assim se instalava no interior, ela criava vilas separadas, e hoje elas estão preocupadas em desenvolvimento local, fazendo com que as cidades onde se instalam sejam ilhas de prosperidade, desenvolvendo o comercio e a população local. A FIAT está construindo uma fábrica na cidade de Goiana-PE, que tem atualmente na população local cerca de  12.400 trabalhadores com carteira assinada. Precisou para a obra, 7.000 operários, e para não precisar atrair funcionários mais qualificados de outros locais para sua linha de montagem, deixando desempregados estes operários, desenvolveu um programa de qualificação para que estes possam trabalhar como metalúrgicos quando a indústria estiver pronta.

A MÃO DO GOVERNO

Como podemos ver, até agora não falamos de qual foi a participação dos governos municipais, estaduais e federal nessas trajetórias, mas teve sim, todas estas empresas tiveram que fazer uma verdadeira peregrinação nos órgãos de meio ambiente para fazer suas licenças. Os projetos ficaram meses e meses engavetados esperando sua vez para serem  liberados para iniciarem os trabalhos,  e por aí vai toda a burocracia que é típica do Brasil, só perdendo para nossa pátria mãe Portugal. Ainda assim estas empresas apostaram por se instalar no Brasil e sabem que aqui vão ter sucesso.

CUSTO BRASIL

Não queremos que estes governos façam milagres, mas apenas viabilizem o empresário para ter sucesso no Brasil. Precisamos diminuir o custo Brasil dando a elas: estradas, portos, capacitação aos brasileiros (sendo ele empregado ou empreendedor). Isso sim deve ser a obrigação do governo. Enquanto isso alguns candidatos, para obter votos dos menos informados,  estão preocupados em discursar sobre bolsa família, diminuir lucro das empresas, e se descuidarmos,  vão aumentar a maquina pública, tendo que, para sustentá-la, aumentar os impostos.  Meu sonho é que um dia possamos separar em dois, Brasil dos que trabalham, e os outros, nem que para isso tenhamos que assegurar seu sustento, que é o que já fazemos, mas que estes não nos atrapalhem. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A situação econômica brasileira exige sabedoria na hora do voto

Uma das minhas obrigações como eleitor, assim como a sua, é saber como anda a economia do país antes de definir o voto, não devemos nos apegar a ideologias ou rancor contra esse ou aquele, mas analisar os fatos como eles são. Hoje a verdade está sendo jogada debaixo do tapete, coisa corriqueira quando o assunto é votos, mas a coisa não é bem assim e basta um pouquinho de vontade de ver que estamos numa tremenda encruzilhada.

Tanto se fala em democracia mas democraticamente  falando, nenhum grupo político quer deixar o poder e sendo assim, qual direção seguir? No meu modo de ver aquilo que é um dos pilares do regime, a alternância no poder, ela é benéfica sempre, corrige rumos e isso é o que mais necessitamos hoje. O que se viu no embate até poucos dias foi a comparação do hoje com lá atrás, 12 anos para ser mais exato. Muito pouco se falou na direção lógica da vida que é o futuro, o que ele nos reserva, logo ali, quando muito longe, bem depois das eleições.

Uma coisa que é clara e quando questionado o governo sai pela tangente, evita comparações do hoje com o ontem, diz respeito à dívida pública. No final de 2002 deviamos coisa de 860 bilhões sendo que desta soma, 212 bilhões era externa. Em 2007 o governo, por meio dos principais canais de divulgação, informava sobre o pagamento da divida externa e principalmente a desvinculação total com o tal do FMI medida essa digna de todos os elogios se não fosse um porém, deixamos de pagar algom em torno de 5% de juros eum dólares para pagar 10% em reais pois o montante foi transferido para a divida interna, seria o mesmo que pegar juros em um banco privado para pagar uma conta do BNDES.

Cinco anos se passaram e a divida externa que era zero já atinge a sifra de 333,1 bilhões de dólares ou seja, 100 bilhões a mais que em 2002 como gosta muitos de comparar. Nossa dívida total era estava na casa dos 860 bilhões, hoje é de 2,17 trilhões, foi ou não um significativo aumento? Mas a economia tinha que andar de qualquer jeito e de qualquer jeito as bondades foram lançadas de forma um tanto quanto irresponsável. Mais da metade d população da nova classe média, se é que se pode chamar de classe média, deve aquilo que não pode.

Deu-se também um agrado na conta de energia elétrica em 2013 na casa dos 20% sem consultar São Pedro e o que se vê hoje, os investimentos que estão sendo feitos no setor estão estagnados quando se analisa os avanços físicos e a todo vapor quando se fala em aditivos com as empreiteiras ou seja a coisa não anda e somos obrigados a abrir mão de uma energia muito mais cara para combater um apagão geral. Neste caso, existiu um déficit terrível nas contas do governo e bondoso como sempre, o governo nos convida a participar da festa, pagar uma conta que nós não fizemos e nem autorizamos que fosse feita, mas vem ai 40% em média de reajuste. Pergunta-se, é assim que se governa?

Não vamos entrar no mérito (hoje) da questão Petrobrás quando se fala em desvios que ninguém sabia, sabendo, vamos nos ater ao preço praticado ao consumidor, qual vai ser o estrago após 26 de outubro, vencendo ou não a eleição o atual governo? Pergunta-se pois, qualquer conta, uma hora chega.

É certo que 2015 vai ser terrível para o acostumado povo, mesmo não sabendo que o que está chegando é a conta citada acima, alguma coisa deverá que ser feita e pergunta-se, vai se mexer no excesso de benefícios? Claro que não, significaria morte política de longo alcance. Vai cortar na própria carne o aparelhamento desnecessário na máquina pública para atender os aliados? Claro que não, imagina deputado, mesmo que da base aliada, descontente, ninguém faz nada.

Espera-se então, uma degola maior no setor onde muito pouco se investiu face sua necessidade, na infra-estrutura, que consequentemente aumenta o custo Brasil, encarece o já caro produto brasileiro e acaba-se perdendo o mercado externo, ficando na dependência do já falido mercado interno.  Com certeza quem vai pagar a conta é o já demitido Mantega pois como de costume não se sabia que ele agia assim ou assado.

Diante dos fatos, que não são os únicos, aqui expostos, é certo acreditar na única mudança que existe, a alternância do poder. Os frutos que poderiam ser colhidos da atual árvore já se foram e como sempre, o povo brasileiro tem que começar o processo produtivo todo de novo e se assim é, que seja com uma nova árvore, é uma questão de bom senso!

Ótimo dia a todos!

Números citados obtidos do site do Banco Central do Brasil.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vote correto!

Por:Marcos Mucciatto
Os votos que deixarem de ser nulo ou em branco decidirão a eleição. 
IDENTIFIQUE UM BOM CANDIDATO E BOTE FÉ.
VOTO NULO E NOVAS ELEIÇÕES
Já passou da hora de superar essa idéia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco. Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral  que diz:  “Se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”
ANULAR A ELEIÇÃO
A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.
VOTO NULO
Anular seu voto na eleição, se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de "manifestação apolítica" do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional. É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.
O TRIBUNAL ESCLARECE
O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat, esclarece que "Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões".
VOTO EM BRANCO
Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.    
VOCÊ DEVE VOTAR
O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições se não for válido. O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ VOTE EM UM CANDIDATO, E ACREDITE QUE ESTE TE REPRESENTARÁ, FAZENDO DESTE PAÍS O MELHOR PARA SE VIVER
Òtimo final de semana e excelente eleição a todos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A tecla verde te espera

E não se trata simplesmente de apertar um botão e pronto, missão cumprida. Trata-se dos futuro de milhões de brasileiros e uma opção errada de sua parte, da minha parte, coloca em risco toda uma nação. Mas qual é a opção correta? Só Deus mesmo pois o horário eleitoral que termina nesta noite reforçou uma convicção que carregamos há anos, confiar em político é uma das tarefas mais cruel que existe, principalmente aqui no Brasil.

Mas vamos votar e torcer, claro, por pelo menos um representante da cidade na Assembléia legislativa e outro no Congresso. Mas pela matéria que recebo do nobre Alexandre Palmar, tende a confirmar aquilo que já vínhamos falando, corremos o risco de não se eleger ninguém, no máximo um carguinho de suplente. Ocorre, e isso é fato, que o ego político certos candidatos da cidade fala mais alto ou então, possíveis trocados na conta para contribuir no voto de legenda e outros, somente aproveitam a verba partidária para se manter em evidência já que seu trabalho parlamentar na câmara de vereadores e nada é a mesma coisa.

Sem a intenção de fazer propaganda para esse ou aquele mas é certo que em cada parlamento temos um com razoáveis chances e nada mais. Não que o candidato seja ruim, pelo contrário, os bons candidatos terão seus votos dizimados por quem não tem chance alguma, vejam o caso de um vereador que concorre a câmara federal, em razão da coligação precisa de 100 mil votos, quando, onde, nem que a égua tussa! E tem gente que ainda vai jogar o voto fora.

Oras, o momento é agora e cabe a cada um de nós, analisem se seu candidato tem chance, se não tiver, oras a amizade é a mesma mas vamos pensar no coletivo. Podemos sim eleger dois federais e dois estaduais mas isso vai depender de não se jogar voto fora, mais uma vez.

Finalizando, a tecla verde de confirmação nos aguarda e só para refrescar a memória de quem já leu a respeito ou alertas quem não sabe. A empresa americana que fabrica as urnas eletrônicas brasileiras foi multa no EUA em 50 milhões de dólares por chantagear funcionários na Rússia, Índia e outros países. Diz o Juiz que proferiu a sentença que "tal empresa possui reputação mundial em picaretagem". Mas por favor, não estou querendo dizer nada à respeito do pleito, só uma informação!

Viva a democracia!


.