sábado, 27 de setembro de 2014

Decadência Argentina

Por: Marcos Mucciatto

Até o início dos anos 50 a Argentina era a sexta maior economia do mundo, com uma população escolarizada, recursos naturais abundantes e uma indústria pungente que disputava de igual para igual até mesmo em setores de alta tecnologia, como o automotivo. A Argentina tinha sua própria marca de automóveis (SIAM), além de várias outras de eletrodomésticos. A riqueza argentina era tamanha que o país, em 1920, chegou a ter reservas em ouro superiores ao decadente império britânico e ao emergente novo império norte-americano.
 EMPOBRECIMENTO
A economia que até os anos 50 era maior que a nossa, hoje é menor que a economia do estado de São Paulo. Mas afinal, o que causou toda esta decadência? Como a Argentina conseguiu empobrecer justamente no momento em que tantos países antes miseráveis ascenderam econômico e socialmente, a ponto de alguns deles integrarem hoje o clube dos ricos?  A Argentina é vítima do que Hayek chamou de “caminho da servidão”, um processo lento e gradual de coletivização, aumento do intervencionismo estatal e polarização da sociedade em diferentes níveis.
PERON
O início de tal processo tem uma data: 04/06/1946, dia da chegada de Perón ao poder. Dividiu a Argentina entre seus apoiadores (o bem, o povão, os “trabalhadores”) e seus adversários (o mal, os “exploradores capitalistas”, a velha “elite colonial” ). E como sempre acontece nestes casos, os discursos inflamados dos “pais dos pobres” conquistaram os eleitores da base da pirâmide. A conquista da hegemonia da opinião publica passa a moldar também os políticos. Com medo se colocarem “contra os pobres”, até mesmo políticos da antiga aristocracia migraram para a base do governo peronista. Aos poucos, a oposição foi minguando, ao mesmo tempo em que a Argentina transformava-se numa república sindicalista.
PERON II
Em 1976, começava um dos regimes mais truculentos da América Latina. A esta altura, além de Perón e Evita, a segunda esposa que quase vira santa, a Argentina já tinha um novo mito para cultuar: Che Guevara. Agora, além dos adversários peronistas, os desastrados militares argentinos tinham também como novos inimigos os diversos movimentos de esquerda que se organizavam em toda a América Latina e que tentavam chegar ao poder pela via armada. Paralelamente, a exemplo do que aconteceu no Brasil e em todo mundo, o marxismo cultural passou a dominar os meios acadêmicos e culturais, avançando gradativamente por todas as demais áreas estratégicas para a construção da “nova mentalidade” gramisciana.
Néstor Kirchner
E assim como no Brasil, quando Lula assumiu justamente no início do ciclo de maior crescimento do capitalismo desde o final da II Guerra Mundial, Kirchner começou a contar com o aumento expressivo das receitas decorrentes do aumento dos preços dos seus principais produtos de exportação. E assim Kirchner surfou na onda da globalização chinesa, esquecendo, no entanto, de fazer reformas estruturais para tornar o crescimento sustentável nos próximos anos. Terminado o período do boom de crescimento global, as mazelas da economia Argentina começaram a reaparecer. A Argentina não aprende com os próprios erros, tornando-se cada vez mais refém da mentalidade populista que asfixia a economia e produz políticos mais interessados no poder do que realmente resolver os problemas argentinos.
Você já ouviu falar do efeito ORLOFF?
Éra uma propaganda da vodka que mostrava o sujeito bebendo e dizia: Eu sou você amanhã.
A trajetória da Argentina e do Brasil não é mera coincidência, o Brasil é o efeito ORLOFF da Argentina, e o penultimo grande feito de Cristina foi decretar que as empresas terão que produzir o que e quanto o governo autorizar com margens de lucro que este determinar. Isso já acontece em Cuba, Venezuela e adivinha onde vai ser o próximo.
E o último determina que o argentino deve prestar esclarecimento ao governo quando sair do país, como onde vai, pra que, quanto vai gastar, quando volta. E o que é pior, discursa a presidente que são democratas.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

E a pesquisa eleitoral, heim?

Sei lá, pelo que se vê as duas postulantes ao cargo presidencial estão na frente da campanha mas isso não quer dizer nada, pelo menos para mim pois uma pesquisa não direciona meu voto. O que me leva a votar, quando acho que devo ir, é pautado por propostas que a gente sabe serem factíveis mas outras são feitas para angariar votos em cima do momento que vivemos quanto a corrupção, que não é só crédito ao atual partido que se encontra no poder, isso vem desde que Cabral aportou em nossas terras.

Mas voltando as pesquisas eleitorais é nítida a operação de interesses em jogo, quem contrata esse ou aquele instituto tem interesse de ver uma oscilação para mais ou para menos desse ou daquele candidato e na sequência, pipocam gráficos na telinha de televisão. Isso ocorre em larga escala, pois a grande maioria dos eleitores brasileiro votam para ganhar ou seu voto, dizer que votou em quem venceu e nunca em quem deveria supostamente ter vencido. Você só pode dizer que em eleição tal ganhou ou perdeu seu voto no final do mandato do mesmo, ver se o candidato cumpriu com aquilo que prometeu e assim por diante.

Voltando um pouco no tempo, aqui na nossa região oeste e sudoeste do Paraná não teve um instituto de pesquisa que acertou os números da eleição, o máximo que conseguiram foi acerta o óbvio, o vencedor. Quantos não se lembram de certos candidatos que estavam em terceiro em um pleito e no dia da eleição sairiam vitoriosos? Saiu uma pesquisa para deputado estadual em Foz, a primeira colocada na pesquisa tem tudo para ser a menos votada entre os principais concorrentes e mesmo tendo toda uma estrutura pública a seu serviço, dá para acreditar em pesquisa?

Só existe uma verdade nisso tudo, a economia brasileira passa por um momento difícil, mesmo que o governo fale o contrário, e os próximos dois anos será de dificuldades e tudo aquilo que se promete hoje, quero ver realizar. Falando em promessas, exceto os candidatos nanicos, algum candidato entre os melhores colocados falou que vai fazer valer a Constituição e manter o direito a propriedade? Claro que não, falar isso em momento eleitoral, mesmo que seja um item importante da democracia, custam votos e sendo assim?


Tudo bem, se eu vi a pesquisa eleitoral? Vamos falar de novelas! Elas parecem mais realistas que os montes de gráficos que estamos vendo diariamente! 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como um coordenador de campanha perde votos..

Na manhã de hoje me desloquei de casa até a JK e passei em frente ao terreno em frente ao BIG, local onde tradicionalmente se instalam parques e circos. É um local onde seus muros estão acomodando banners de campanha de todas as correntes, buscando o voto do eleitor que ao supermercado se dirigem.

A cena que se via no local era,digamos assim, terrível já que todas as propagandas existentes estavam totalmente danificadas e quando suportadas por dois mastros, quebradas e jogadas dentro do terreno. Tudo bem, vandalismo. Mas uma coisa me chamou a atenção, somente a propaganda da candidata Anice e do candidato Vitorassi estavam de pé e a conclusão não poderia ser outra. Obra do PT!

Sem a intenção de denigrir atacar a imagem e sua candidatura, que aliás me recepcionou em seu gabinete com toda a cortesia possível, mas é notório que uma certa ala do partido joga contra os interesses coletivos. Mas vem a desculpa, estão fazendo a mesma coisa com a gente. Oras, um erro não justifica outro e todos nós, dentro dos nossos parcos conhecimentos, sabemos que os Black Blocks são parte do partido como já comprovado a participação dos principais membros na folha de pagamento de deputados petistas. Uma manifestação pacífica do povo é ruim para qualquer governante e tudo se faz para que a voz do povo seja calada com o trabalho desses vândalos.

Não sei se a candidata está a par da situação, acho eu que não, mas uma coisa é certa, muita gente que está indeciso e ligou os fatos, como eu, passa a ver a candidatura com certa desconfiança pois em nenhuma situação o vandalismo é bom, seja ela praticada por quem quer que seja.

E vamos mais além, imagina nas madrugadas de ataque grupos opositores se encontram, o que pode ocorrer? Neste caso, sugere-se que os coordenadores de campanha repensem suas ações pois a bomba, estoura em cima do nome do candidato.

Vamos escolher bem, de forma democrática como  ensina o bom senso!

Um absurdo chamado MST

Por marcos Mucciatto - Toledo - PR
Existe um absurdo no Brasil chamado reintegração de posse. Desculpe-me o judiciário, que aplica a Lei como ela é, mas deve haver uma forma de corrigir os deslizes que ela está impondo. Se um cidadão invade minha  propriedade,  que adquiri com meu trabalho, devo a ela meu ganha-pão, estou legitimamente documentado, tenho que requerer na justiça uma reintegração de posse?Vemos constantemente nos noticiários as incoerências ocorridas em que fazendas são destruídas, laboratórios com anos de pesquisas  perdidos após invasões , e agora uma importante empresa do Paraná, a Araupel de Quedas do Iguaçu correndo risco de fechar porque quem deveria protegê-la nada faz.
GERAÇÕES
Já são três gerações de “trabalhadores” sem terra que estão invadindo a mesma propriedade, e até agora já ficaram com 52 mil hectares de terra, e querem mais, alegando que a área é improdutiva. Mas o que é ser produtivo? Estas áreas estão cobertas com arvores  que serão utilizadas para beneficiamento de madeira com muitas finalidades, gerando diretamente 2.000 empregos. A primeira geração de invasores  até se apresentava de maneira carente alegando necessidade de terra para produzir e criar o seu sustento, mas a atual geração não esconde tênis de marca, motos e carros. Seria uma nova forma de adquirir capital? Meu pai sempre me ensinou que se eu quiser ter alguma coisa, será trabalhando, mas parece que não é isso que os novos tempos nos mostram.
TERRA SEM LEI
A cidade de Quedas do Iguaçu em junho do ano passado teve sua prefeitura invadida por 250 sem-terra, que chegaram armados, expulsaram funcionários, vandalizaram a sede do executivo e assumindo o prédio por um dia e alegaram que queriam melhores acessos aos acampamentos. O Banco do Brasil também não escapou, ficando fechado para forçar uma negociação de dividas, e seus clientes ficaram impedidos acessar os serviços bancários pelo tempo que quiseram os invasores. Esta mesma população está amedrontada e até as autoridades não se manifestam por medo de retaliações.
FINANCIADORES
Nos últimos dez anos, os repasses feitos a um conjunto de instituições reconhecidamente controladas pelos sem terra no país somaram 300 milhões de reais. Cientes das implicações políticas favoráveis ao movimento em plena campanha, eleitoral, os sem terra se protegem no apoio que recebem do PT instalados no governo federal, como o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e do Deputado Dr. Rosinha. Os assentamentos da região de Quedas do Iguaçu em apenas duas de suas instituições financiadas pelo PT receberam 36 milhões de reais. O movimento sem-terra, com  o aval do governo e os cofres cheios, cria nos moradores da cidade de Quedas do Iguaçu uma atmosfera de medo.
A RAZÃO
Até quando sustentaremos este tipo de atividade criminosa e a “ justiça” protegerá quem quer ganhar sem trabalhar? Os dois mil funcionários da Araupel como muitos trabalhadores do Brasil estão repensando sua condição, porque é mais vantajoso ser bandido do que trabalhador. Ficando também a empresa que recolhe seus impostos  para segundo plano perante os invasores.  Parece que ogoverno e os deputados  não sabem de onde vem o dinheiro que os sustenta, e se continuar assim a fonte seca. Com impostos altíssimos e sem contrapartida do governo não fica uma empresa no Brasil. Acredito que estamos num momento propício para votar em  quem apóia o brasileiro que produz e luta honestamente para viver, identifique o seu candidato.
NOTA DO EDITOR: É comprovado que o líder da invasão na fazenda da Araupel, é funcionário comissionado e consta na folha de pagamento da Assembléia Legislativa de um deputado do PT que busca a reeleição. Se reeleito, a maioria de seus votos virão dos membros da invasão que podem ser tudo, menos agricultores sem terra

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Lei no Brasil? Socorro!!!!!!!!!!!!

Cascavel-PR, inicio da semana em curso. Casal de assaltantes entra em um estabelecimento comercial para fazer aquilo que sabem bem, roubar. Não satisfeitos, atiram no proprietário da estabelecimento que, por sorte se é que isso é sorte, tinha seu pai no local que não teve dúvidas, conseguiu tirar a arma do coitadinho - não uso outro adjetivo pois posso ser processado - e a arma cai nas mãos do comerciante ferido que mesmo assim, tira a vida do casal de assaltante. O pai, um senhor de 76 anos de idade, por agir em legítima defesa do filho, por uma questão de instinto, foi e continua preso até o momento.

Não raro vemos nas páginas, contraventores presos e que ostentam fichas criminais com extensas e continuam soltos, a lei lhe da tal direito. Se a mesma lei não os protege baseado nos princípios humanos, sempre existe algo a ser explorada por advogados devidamente preparados para tal e recebem, que é justo, de tal delinquente mas na maioria dos casos, o dinheiro vem de nova contravenção. Vai a sociedade colocar as mãos em um elemento dessa índole!

Mas o Sr. de 76 anos, que agiu em defesa própria, que expurgou dois tumores da sociedade que, se não mortos, estariam praticando o mesmo crime, continua preso e mesmo que seja provado que passou sua vida inteira trabalhando de forma digna, não tem diploma, não é um infrator graduado e por isso mesmo, divide uma cela sabe-se lá com que tupo de gente.

Direitos humanos? Mas quem disse que toda a trajetória de vida dessa senhor pode ser chamada de humana? Nem uma palha, nem uma movimentação em prol daquele que só o bem fez a sociedade como um todo. Vai ficar preso, será solto mas como se trata do primeiro crime, se é que podemos chamar sua atitude de crime, vai sofrer!

A lei brasileira é feita para um grupo, onde uns pairam na classe inferior da sociedade e outra na parte superior. Estamos assistindo diariamente a luta de uma parcela tentando ocupar a cadeira recheada de benefícios mas me fale de um que falou que as leis de nosso país é uma piada pronta. Essa mesma lei exige tratamento diferenciado para ladrões dos cofres públicos, tratamento diferenciado para quem ocupou cargo de alto escalão e que comprovadamente não passa de um pedófilo. Essa lei que distingue um diplomado de um não diplomado, sendo que o efeito do crime seja o mesmo. 

Oras, será que realmente o crime compensa? Será que a lei solta suas garras somente nas pessoas que possui caráter a roda prova? Sinceramente, a Polícia de Cascavel faz aquilo que determina esse código de 1500, não devem ser apedrejados, mas que um magistrado poderia ter um pouquinho de bom senso e mandar soltar imediatamente aquele que nada mais fez que defender o filho ou defender um filho é crime?

Senhores dos direitos humanos, façam pelo menos uma vez alguma coisa pela sociedade como um todo, façam uma visita ao presidiário que aqui é tema!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Plano dos Professores, conta outra...

"Se professores ganharem aumento, saúde fica comprometida", assim explicou o interlocutor do prefeito Reni Pereira aos seus telespectadores. Acho eu que o que ficou ou começa a ficar comprometida é sua reputação junto a opinião pública pois deu uma opinião de longo alcance que não é verdadeira, uma informação onde o único objetivo é cobrir a incapacidade gerencial do prefeito, nada mais, e a conclusão para tal afirmação é simples, no orçamento municipal as verbas destinadas a saúde é uma coisa e para a educação é outra. Ou na condição de auditor fiscal e ex-deputado revogou tudo aquilo que dita a lei?

Quando um gestor público cria uma lei que envolve a utilização de grande montante de recursos, no mínimo, na pior das hipóteses, com o mínimo de bom senso necessário, antes de sua divulgação faz um levantamento criterioso a respeito de disponibilidade atual e futura. Mas mesmo assim, devemos considerar que a economia como um todo não vive numa curva acedente todo o período de tempo, sofre variações e tais variações descendentes também não duram um ano todo, ele é pontual pois, não sendo assim, não existiria nenhuma prefeitura aberta, todas falidas.

Para evitar riscos futuros ou esporádicos, qualquer planilha eletrônica possui um recurso chamado de gerenciador de cenários, falando em português claro, é possível analisar diversas formas de evolução ou não de receitas, isso qualquer cursinho de Excel ensina e neste caso, existiu sim a necessidade de mídia positiva em um período, quando com toda pompa entregou o projeto de lei e sem mídia nenhuma (quem é louco de falar mal) 
quando teve que voltar atrás naquilo que ele mesmo criou.

Outro fator curioso que chamou a atenção e em todas as pesquisas que realizei não encontrei nada parecido, é o lançamento de uma lei onde seu último artigo diz que a lei será aplicada se existir dinheiro. Nunca vi isso! Ou se tem dinheiro para bancar o custo da mesma ou não tem e, neste caso, nunca vai ter pois se empenha uma fortuna para obras e vai faltar dinheiro mesmo. Me desculpe, enrolação!

O que se vê de longe e o nobre apresentador deveria tomar cuidado é que não devemos confundir tomada com focinho de porco, mesmo sendo parecidas em alguns casos, mas a desculpa do Reni para voltar atrás naquilo que ele mesmo criou pode ter convencido seus telespectadores, eu jamais pois reafirmo aqui minha opinião, aquilo que ele fala, eu não endosso.

Cuidado professores com quem vocês estão lidando, o negócio é eleger a esposa dela e nada mais, para isso, a arrecadação não caiu nem um milimetro. Falando em escolas públicas, tem coisa estranha na questão dos uniformes licitado no inicio do ano....

Ótimo final de semana a todos!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Triste vida, triste sina...

Em alguns momentos chega a té ser interessante a discussão em torno desse ou daquele candidato. Salutar, claro, pois devemos abraçar alguma proposta. Devemos? É neste momento que paramos para pensar e concluímos que tudo ficará como Dantes, no quartel de Abrantes. Está visível para todos que o negócio, grande negócios diga-se de passagem, é se manter no poder pois já é comprovado, o negócio é bom, compensa e para tanto, falam de tudo, prometem tudo, juram tudo e abraçam todos, vale o esforço, são só dois meses mesmo.

Neste aspecto a gente começa a ver as idiotices sendo propaladas e que não passam de sonho utópico. Vem aquele ou aquela, executivo ou legislativo, jurando que vai trabalhar a necessária reforma política mas por acaso já combinou com os outros? Não interessa alterar o formato do processo hoje para a maioria esmagadora, o sistema é rentável e ponto final, qualquer coisa que fuja a isso, é motivo de Procon, propaganda enganosa.

Nada vai mudar pois o remédio para tudo é amargo e atinge a classe mais baixa da sociedade e vejam como são as coisas, é justamente ela que rende mais votos, ela que vive de migalhas - não tem acesso ao Big caixa - é uma presa fácil para aqueles que são muito bem preparados, não para governar e sim para iludir. É justamente por isso que tais pessoas, assim como muitas outras, nunca deveriam buscar o Serviço de Proteção ao Crédito pois adoram serem tapeados de dois em dois anos e uma enganadinha a mais não deveria fazer efeito.

Tem gente que vai ser eleito com boas intenções? Claro que tem, mas trata-se da minoria, uma andorinha sozinha não faz verão e de boas intenções... já sabem.

Neste ponto, conclui-se que a maioria que busca o paraíso se prepara para voltar daqui 4 anos e lançar as mesmas ladainhas de hoje. Neste período vai ajustar seu futuro, dos filhos, netos, bisnetos com uma, duas e se existir brecha na lei, até três aposentadorias e aqui, vamos levando, levando, levando, sem ser necessário dizer onde.

Ninguém vai fazer nada. Quem quiser brigar por esse ou aquele tem todo meu respeito e se me permite, até um pinguinho de inveja, pois vá ser otimista lá longe!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Decoro parlamentar, cade você????

Decoro parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade. Assim deveria ser, mas assim não é, principalmente na cidade que abriga com orgulho as Cataratas do Iguaçu.

Todos conhecem o jeito explosivo do vereador Dilto Vitorassi, sempre foi uma pessoa que tenta impor suas ideias na base do grito cujo volume aumenta a cada ponto onde suas convicções são questionadas. Mas na atual legislatura, no meu modesto modo de ver as coisas, sua maneira de ser está extrapolando os limites da sensatez. Entre tantos absurdos que o cidadão apronta, citamos o caso onde ele quase agrediu o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos e a coisa parece que acabou em BO.

Mais recentemente, soltou os cachorros pra cima dos adeptos do Candomblé, mostrando assim uma falta de respeito para com a religião em si e seus seguidores, muitos eleitores dele.

Mas o que causa revolta foi sua atitude contra uma renomada e eficiente jornalista da fronteira. Ele deu um tapa no caderno que ela segurava após uma discussão que acabou ocasionando lesão no braço da profissional. Oras, isso vai além do absurdo, e mais absurdo ainda é ver os demais membros da casa estarem quietos em relação a tais atitudes do referido edil. Qual o problema, rabo preso?

Hoje o vereador é candidato a deputado federal pela cidade. No nosso entender, seu modo explosivo de ser nada agrega a campanha e isso nos leva a crer que o máximo que poderá conseguir é desviar votos dos candidatos que são moderados em seus atos e consequentemente, possuem maior credibilidade junto ao eleitorado, com reais chances de eleição, acabando assim com nosso crônico defeito, nunca eleger ninguém.

Espera-se, pelo exposto, uma reavaliação de sua conduta ou então que a casa tome alguma providencia antes que uma atitude desastrosa venha a ocorrer pois pelos seus atos, nada é impossível.

Um ótimo final de semana a todos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Tribunal de Contas, eis minha meta

TRIBUNAL DE CONTAS - Marcos Mucciatto - Jornal O Reginal - Toledo/Pr.

A Lei de Responsabilidade Fiscal completa 15 anos em 2015, obriga presidentes, governadores, prefeitos  a  adequar suas despesas às receitas. A estrutura de fiscalização dos gastos públicos não acompanhou a lei, deixando o caminho livre para contas reprováveis de políticos serem aprovadas e para a prática de corrupção de agentes que deveriam fiscalizar e punir. Essa estrutura é formada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e mais 33 tribunais de contas de Estados (TCEs) e municípios (TCMs).

CONSELHEIROS
Responsáveis por fiscalizar, aprovar ou rejeitar a prestação de contas, os conselheiros Robson Marinho (TCE-SP) e Domingos Lamoglia (TCE-DF), respondem na Justiça por crimes de corrupção. Tantos outros dos tribunais do Rio, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo, Rondônia e mais sete  do Amapá, acusados de desviar R$ 100 milhões do tribunal. São alguns casos que vieram à tona.

ORIGEM
Eles são parte do Poder Legislativo, quando deveriam pertencer ao Judiciário,  e o erro continua com os critérios para escolha de ministros do TCU e de conselheiros dos TCEs. Pela lei, 1/3 é escolhido pelo presidente da República ou por governadores e 2/3, pelo Congresso Nacional e Assembléias dos Estados. Com esse modelo, obviamente, a escolha dos felizardos candidatos a ganhar, em média, R$ 37 mil (entre salário, auxílios alimentação e moradia e abono de permanência) resulta de acordos político-partidários que, invariavelmente, indicam para as vagas parlamentares aposentados ou derrotados em eleições. E os cargos são vitalícios.

STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é formado por 33 ministros. Foi criado pela Constituição de 1988. Poucos conhecem ou acompanham sua atuação, pois as atenções nacionais estão concentradas no Supremo Tribunal Federal. O tribunal tem 160 veículos, dos quais 112 são automóveis e os restantes 48 são vans, furgões e ônibus. É difícil entender as razões de tantos veículos para um simples tribunal. Mais estranho é o número de funcionários. São 2.741 efetivos. Os terceirizados representam 1.018. Desta forma, um simples tribunal tem 3.759 funcionários, com a média aproximada de mais de uma centena de trabalhadores por ministro.

GASTOS
Não é por falta de recursos que os processos demoram tantos anos para serem julgados. Dinheiro sobra. Em 2010, a dotação orçamentária foi de R$940 milhões. Entre centenas de funcionários efetivos é muito difícil encontrar algum que ganhe menos de 5 mil reais.  Ganhos rendosos. Em março deste ano um ministro recebeu ganhos extras de 169 mil reais. Infelizmente há outros dois que receberam quase que o triplo: um recebeu R$404 mil; e outro, R$435 mil. Este último, somando o salário e as vantagens pessoais, auferiu quase meio milhão de reais em apenas um mês. Certamente o STJ vai argumentar que todos os gastos e privilégios são legais. E devem ser. Mas são imorais.

JUSTIÇA?
Depois de tanta luta para o estabelecimento do estado de direito, acabou confundindo independência com a gastança irresponsável de recursos públicos, e autonomia com prepotência. Deixou de lado a razão da sua existência: fazer justiça. QUANDO A JUSTIÇA É DESACREDITADA ESTAMOS NO FIM DE UMA ERA. ALGUMA COISA VAI ACONTECER.  POBRE PAÍS. POBRE POVO ENGANADO PELA DEMAGOGIA E POR LADRÕES DA COISA PÚBLICA. 

NOTA DO EDITOR: Ganha uma bala para quem descobrir o nome de um prefeito, que quer por sua esposa como deputada para depois ser indicado como Conselheiro do TCE do Paraná e ficar vitaliciamente mordendo os cofres públicos. O único caminho que resta é esse pois para cargo eletivo, nem a síndico de prédio abandonado!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Eleições 2014 - Vai votar em quem?

Bom, no meu caso já tenho uma ideia de qual rumo seguir, vou junto ao partido que sou filiado, mesmo sabendo que nosso candidato não possui chance alguma aliás, fora os mesmos de sempre, partidos  pequenos, gente com idéias novas não tem espaço. Constata-se que o povo adora ser enganado, atinge o ápice da emoção quando lhe ferram a vida. É assim e por um bom tempo, assim sera. Digo isso para o cargo máximo do Brasil.

A Dilma já foi rifada do meu caderno, em uma democracia verdadeira, a alternância de poder é necessário. O PT já está no poder a quase 12 anos, vai descansar um pouco. O Aécio, bom, ele deve perder feio no seu estado de origem conforme as pesquisas e se os mineiros sentiram na pele seu governo e pularam do barco, vou junto. Vem a Marina que provoca uma catástrofe na campanha. Tudo indica que do PMDB, ao lado da Dilma, só o Temer mesmo pois a cúpula do PMDB já vislumbra a vitória de Marina e já buscam espaço na mesa da fartura.

Mas tem uma coisa que não encaixa nesta mulher, ambientalista com forte apelo socialista e agora declaradamente evangélica, me desculpem, não encaixa de jeito nenhum. São lados diferentes, sei lá. E tem mais, uma vitória da Marina mantém ligada a chama da esperança do seu mentor, Lula!

Neste caso vou ficar com o Pastor Everaldo pois é o único que fala coisa com coisa. É clara sua posição quanto a Petrobrás - imagina se a Vale não tivesse sido privatizada - e quanto ao casamento entre sexos opostos. Certo ou errado? Não sei, mas pelo menos não fica em cima do muro como os outros, tentando agradar este ou aquele, tem uma posição e assume ela.

Na questão de governador, no Paraná não tem escolha a não ser apostar em um novo mandato para o Senado e o Governo, pois seus adversários, não me convencem de jeito nenhum.

E para deputados a coisa já é mais fácil, 99% deles é desprezível logo de cara pois o antigo jargão se repete, vou trabalhar para a saúde, segurança e educação. Sai na frente os raríssimos que falam o que e como vai trabalhar para a saúde, educação....

Mas é uma opinião pessoal pois seja lá quem for o eleito, a coisa está ficando cada dia mais complicada. 7 anos de fartura, 7 anos de sofrimento, não é assim? Preparem-se!