domingo, 10 de agosto de 2014

Requião é um bom companheiro...

Que fique claro, não de propaganda eleitoral contra o Senador, o comentário aqui é direcionado ao parlamentar e não ao candidato e assim sendo, fica proibido seu uso com fins eleitoreiros.

Nosso nobre Senador lançou um projeto que foi aprovado pelos seus pares de casa, trata-se da autorização para que as empresas possam cobrar um adicional em cada compra do consumidor que realizar o pagamento via cartão de crédito. É uma lei que além de tudo interfere no comércio e sempre que o governo interfere no mercado, vocês já sabem.

O Senador não sabe pois nunca foi comerciante ou coisa do gênero, mas tal despesa adicional neste tipo de transação já está devidamente embutida no preço final, mesma coisa ocorre com o custo do dinheiro quando lojas anunciam em x vezes sem juros, oras! A livre concorrência, por si só, da uma dinâmica para o problema, quem possui uma empresa organizada e pode vender em tais condições, leva - e deve - vantagem com a concorrência mal administrada.

Se o custo de cada transação é caro - e não negamos - deveria se atacar a política cruel de juros praticada pelo governo, política tal que deixam bancos e administradoras de cartões cada vez mais ricos e consequentemente Sr. Senador, contribuindo muito mais com suas campanhas.

O uso do cartão em compras, mesmo com a taxa cobrada pelas administradoras, tem sindo adotada por uma grande parcela dos comerciantes em razão de se evitar o acumulo de grandes quantias em espécie em seu poder, uma questão de segurança pois caso contrário, torna-se um prato cheio para pessoas de atitudes duvidosas. Por outro lado, tem o cidadão menos informado que vai sacar tal dinheiro, guardar em casa para uso no dia seguinte, vai existir segurança para o mesmo se alguém souber da quantia que ele tem em casa em espécie?

Sinceramente, uma lei inoportuna que foi aprovada, ela só serve mesmo para pessoas em conflito com a lei pois, com mais dinheiro nos caixas de postos, lojas ou seja lá o comércio que for ou ainda no bolso do cidadão, melhor será a feira de tais marginais.

Ótima semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?