terça-feira, 20 de maio de 2014

Jornalismo imparcial e com credibilidade

Todos os fatos que fogem a uma certa normalidade devem ser levados a conhecimento público, principalmente quando afeta o lado emocional de um cidadão, como doenças, falecimentos e assim por diante.

Nesta data, o alvo foi a denúncia em cima de um hospital da cidade, referência como costumam afirmar, onde se verifica que a mortes de prematuros alcança índices alarmantes, chega a ser um bebe por semana. Erra a emissora em levar isso ao conhecimento público? Claro que não!

Erra quando trata a informação baseada em interesses próprios. Falamos isso pois a concorrente - que não quero defender aqui - dia sim e outro também mostra situações caóticas que ocorrem no Hospital Municipal e a emissora que, supostamente pautada pela casa rosada, nunca falou uma vírgula em relação ao problema, como se tudo estivesse as mil maravilhas e todo mundo que não está. Qual a razão de não mostrar tal verdade ao público para que os atores do comando façam alguma coisa?

Já existiu casos que se tornou hit nas redes sociais, foi filmado pela emissora mas nada foi ao ar, mesmo se tratando de caso de polícia. Ocorre que uma empresa envolvida é patrocinadora da mesma e neste caso, vai por terra a velha frase "não quer que apareça, não deixe que aconteça".

Não interessa o problema e sua gravidade, é notícia e o povo, aquele que com sua audiência sustenta a empresa, deve ficar sabendo. Pautar matérias baseadas em interesses de terceiros é ruim, principlamente se sabendo que temos eleições de 4 em 4 anos e o interessado um dia sai e a credibilidade que vai se perdendo aos poucos, vai retornar de forma tão rápida?

Esse é o exemplo de uma emissora de televisão, mas cabe a jornais, jornalistas, blogueiros, comentaristas e todos aqueles envolvidos com a notícia, sejam parciais ou não, mas manerem, digam um pouquinho de verdade, o povo agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?