terça-feira, 29 de abril de 2014

Fundação Municipal de Saúde, se correr o bicho...

Desde janeiro de 2013, com a posse do novo prefeito e a urgência urgentíssima de alterar os rumos administrativos do Hospital Germano Lauck, já se percebia que alguma coisa errada existia e falo isso por dois motivos bem simples, não se altera uma estrutura de tal porte em apenas três meses como fizeram os novos mandatários e isso era visível. Existia uma determinação do Ministério Público neste sentido mas até que ponto o digno promotor estava correto em suas investidas, se é que realmente houve.

Já era sabido que a cobrança estava relacionada a inconstitucionalidade quanto a administração ser efetuada por uma empresa terceirizada, no caso a Pró-saúde. Mas era sabido também que o mérito da questão quanto a legalidade constitucional ou não estava nas mãos - e que ainda está - do Supremo Tribunal. Sendo assim, aquilo que se pensa ser inconstitucional ainda não o é e, entre os polos da discussão, existe um interesse muito maior, que extrapola o pensamento de um legislador público, seja ele em que esfera for, que é o interesse coletivo.

Mas as coisas andaram como queriam, o factoide foi criado e desde as mudanças efetuadas, até os leigos como esse que vos escreve, via sem a necessidade de documentação, que alguma coisa andava errada e muito errada. Já naquele tempo publicações sem vínculo ao governo já apontavam e mostravam os problemas, vereadores (dois ou três) já lutavam na justiça pelo direito, esse sim constitucional, de acesso a documentação que nunca era entregue, o atendimento que outrora caminhava para uma excelência, hoje se arrasta e falo por experiência própria e o resultado, teve gente que viu o que isso poderia acarretar no futuro e não deu outra, pulou do barco, mesmo sabendo que mais dias ou menos dias será alcançado pelos tentáculos da justiça.

Citar aqui os desmandos que agora começam a vir a tona não seria necessário em razão da ampla divulgação que existe mas estranha o fato de que quem comanda a direção da Fundação, vir a público dizer que só se manifesta após a investigação do Ministério Público, seria uma estratégia para se ganhar tempo? E já que no inicio do ano que se passou, quando a correria foi grande para atender o mesmo MP, vai agir na mesma velocidade se ele pedir o fechamento da Fundação Municipal? Se atender tal determinação, existe já um plano emergencial para não caducar ainda mais o atendimento à saúde?

O antigo prefeito deixou uma herança de 6 mil atendimentos na área de ortopedia para serem realizadas, foram oito anos de governo. Em menos de um ano e meio depois tal número já dobrou. Uma senhora, grávida de seis meses necessita realizar uma tomografia e entra na fila. Sua posição é superior a 600, pergunta-se, o médico pediu o exame na criança?

Nós que temos um pouco mais de conhecimento e talvez recursos, acabamos de uma forma ou outra dando um jeito, como diz o velho ditado. Mas e o coitando - sempre ele - de parcos conhecimentos, o que ele está sabendo a respeito. Qual o motivo da mídia de massa, tão preocupada com o povo, não abrace a causa, dê conhecimento aos menos favorecidos daquilo que realmente esta ocorrendo? É dever do comunicador, no meu modo de pensar, colocar seus leitores ou telespectadores a par da verdade, agindo-se de forma contraria, os inquilinos do poder deitam e rolam, eles passam, nós não.

Vamos enfrentar a quarta feira e ver qual será a última do dia pois estamos em fase de cem obras e sem saúde.

2 comentários:

  1. Caro Ronald,

    Mais uma vez venho participar de seu blog que, vamos e venhamos, sempre nos mantém informados com seriedade, mesmo que às vezes um pouco "apimentado", não é mesmo?
    Em relação ao hospital, caro amigo, não é de agora que está com problemas... Aliás, já nasceu com problemas o coitado... Trabalhei quase cinco anos ali no laboratório municipal na gestão do prefeito anterior, e pude ver bem de perto muitas irregularidades e absurdos que ali aconteciam... Nem sei se vale a pena comentar aqui; por outro lado, acho que é bom que se ponha às claras...
    Na época havia uma ordem do prefeito Paulo para que os funcionários da saúde não fossem atendidos no hospital municipal caso passassem mal... Deveria ser feito uma chamada para a ambulância e levados para o UPA do Morumbi... Pode?
    Muitas vezes recebemos marmita azeda, outras vezes mal cozida... Não tínhamos horário de descanso, e não nos pagavam as horas trabalhadas conforme determinam as leis trabalhistas e a própria Constituição.
    Médicos e enfermeiros se conluiavam para cobrar por atendimentos que eram garantidos por lei e feitos "de graça" pelo INSS... Laboratório operando com produtos vencidos, equipamentos com defeito, desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde para despesas do laboratório... Ufa!!! É muita coisa mesmo!
    Imagina que o Hospital Municipal nunca teve CNPJ!!! O arquiteto se preocupou apenas em construir o prédio, sem qualquer legalização... Sem CNPJ, sem alvará, sem vigilância sanitária, sem inspeção dos bombeiros... Rapaz, não sei como esse hospital ainda sobrevive! O município chegou a ficar devendo para todas as lavanderias de Foz, ao ponto de uma lavanderia de Cascavel vir até aqui buscar e depois trazer a roupa suja do hospital, quatro vezes por dia!
    Pessoas com fraturas que não eram engessadas e cujos ortopedistas enviavam para a fisioterapia como se simples exercícios fizessem milagres com ossos quebrados...
    Depois vieram os equipamentos importados... Coisa de primeiro mundo, pena que não tinha como manter os produtos para que funcionassem! Os exames (por pouco tempo) chegaram a ficar prontos em no máximo um dia (ou cinco, se fosse uma cultura que precisasse ficar encubada)...
    Não preciso mencionar os desvios de materiais na ocasião da construção...
    E agora, caro Ronald, cá estamos nós comentando do moribundo novamente...
    Será que algum dia ele vai caminhar em vez de ficar cambaleando?
    Sinceramente, chego quase a dizer que há algo de sobrenatural impedindo o funcionamento "redondo" desse hospital! Deve ser alguma praga ou maldição jogada contra ele ou no lugar onde se encontra! Só pode!
    Que DEUS tenha piedade de nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, tenho certeza que você está falando da Santa Casa!! Ou então está pronto para provar tantas acusações infundadas. Me desculpe a franqueza, mas se você tinha tantas "verdades" nas mãos, com provas, claro, pois ninguém de sã consciência acusa sem poder provar, sendo assim porque não denunciou no Ministério Público?? Porque se manteve calado?? Acusar pessoas de fatos passados é como falar mal de alguém na ausência dele, podem entender como fofoca ou surto psicótico. O momento é agora, o hoje, a verdade que se tem provas, que brotam feito grama em terra fértil. Aproveite seus conhecimentos, sua capacidade em gestão hospitalar e de laboratório e faça alguma coisa para salvar o único Hospital da nossa cidade, pois a vida precisa de saúde física e mental para viver!!

      Olga Souza

      Excluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?