segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A Foz do Iguaçu do Futuro - Parte III

Voltamos ao nosso assunto. Projetos de todos os tipos sempre surgem como redentores a cada 4 anos e geralmente são citados ou contados em proza e verso, entre os meses de agosto e outubro, mera coincidência, claro, mas nos dá uma visão que tudo aqui tem um começo e nada mais. Vamos a alguns exemplos sem citar a segunda ponte. No primeiro ano de governo do Paulo surgiu uma empresa interessada em construir um mirante, com restaurantes e tudo, lá no Marco das Três Fronteiras e pelo que fiquei sabendo, a obra chegou a ser iniciada, parou!


Até hoje - eu pelo menos - não sei o motivo da tal paralização, meio ambiente, alvaras, falta de grana, Direitos Humanos? Só sabemos que era um projeto que daria sua parcela enorme de contribuição à cidade pois uma torre nas condições apresentadas, seria um belo cartão postal - além dos lindos que já temos - e mais uma atração não só para o povo da cidade, por acaso já foi ver a iluminação da Itaipu de dentro do restaurante do antigo Hotel Internacional - me foge o nome atual do mesmo - coisa linda de se ver? Nas palavras de um cidadão de Foz falando que não compesaria o tempo de retorno do empreendimento, mas espara ai, qual grande empreendimento na área de turismo nãolevou tempo para sua total maturação? O Beto Carreiro é um exemplo, foi construido e levou tempo para ser visitado como é hoje.

Falando em Beto Carreiro, foi no mesmo governo que surgiu a idéia de se construir um parque na região do Jardim IPE, aproveitando o rio que corta o local. Ficou só na idéia por que? Seria outro empreendimento que, junto ao primeiro que citamos acima, que compensaria a todos uma isenção de impostos municipais por 10, 20 ou 30 anos ou ainda, com força politica, conseguir apoio até de impostos estaduais já que grandes empresas vem ao estado baseado nos benefícios que o estado oferece a elas.

Mas não fica só ai não, o atual prefeito foi o criador e levou uma grande quantidade de votos quando fez a lei que beneficia o municipio dando condições para empresas de tecnologia se instalarem na cidade, nada foi feito, conforme palavras do próprio deputado, por falta de interesse do governo passado mas agora ele é o prefeito e o que foi feito até agora? Tem cursos gratuítos - e importantes ressalta-se - de panificação, corte costura, cabeleireiro e o profissional para atender empresas de tecnologia, programação, webmaster, webdesigner e assim por diante, até agora nem sinal.

Isso tudo é só um exemplo dos erros que a cidade comete, não apoiam nenhuma iniciativa se eles não forem os legítimos pai da criança, a cidade não anda, fica sempre à merce da boa vontade do turismo, comprismo e pequenas e médias empresas. É muito pouco para uma cidade que visa o futuro  e isso por que não falei do Espaço das Américas que está igual aos aviões da antiga Vasp, abandonado. Ai uso meu espaço para questionar, até quando? Deus me livre!

Ótima semana a todos e amanhã, se der tempo, vou falar sobre a divulgação da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?