sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Foz do Iguaçu do futuro - parte II

Na primeira parte deste assunto publicado na tarde de ontem, cobrei a falta de planejamento e a visão de futuro para nossa cidade, principalmente naquilo que se refere a troca de comando na cidade entre um grupo político e outro e como se recordam. afirmei e volta a afirmar, o que um faz o outro destrói. 

Mas existem iniciativas não governamentais e ainda pessoas de bem que buscam o melhor para a cidade e para quem não conhece, coloco abaixo as diretrizes propostas pelo MOVIMENTO IGUASSU - TERRA GUARANÍ e FUNDAÇÃO IGUASSU, comandada pelo ilustre arquiteto Nilso Rafagnin, cujo teor é o seguinte:


1. PARQUE SIM e PONTE SIM - Queremos nossas cidades não apenas para automóveis e caminhões. Queremos nossas cidades também para as pessoas.
Uma Ponte para CAMINHÕES, como estão pretendendo os nossos governos, se for mantida a 300 metros do Marco das 3 Fronteiras Brasileiro, inviabiliza o PARQUE TRINACIONAL IGUASSU - ÁGUAS GRANDES, onde requeremos concessão aos governos para ligar com teleféricos nossos 3 países que tem potencial para geração de mais de 6 mil empregos formais diretos e 20 mil indiretos na sua operação.


2. UNIR PARA PRESERVAR A VIDA - A iniciativa aumentará significativamente o número de turistas e o tempo de permanência de nossos visitantes. Queremos um tipo de desenvolvimento muito +Inteligente +Seguro +Sustentável e com +Qualidade de Vida.
Incluindo o Paraguai como o nosso Terceiro Produto Turístico da Região Trinacional, país que hoje está completamente fora do Circuito Turístico do Mercosul e pode aportar um grande diferencial competitivo junto ao pólo turístico trinacional com sua música, história, culinaria, artezanato, seu idioma, arte e cultura guarani.


3. PACTO TRINACIONAL PARA SUSTENTABILIDADE - Só precisa os 3 países entrarem em acordo. E o Brasil e o Paraguai promover um ajuste técnico e rever a localização da 2a. Ponte para CAMINHÕES junto Três Marcos de Fronteira, para não inviabilizar o parque que irá valorizar um dos mais belos lugares de nossa Tríplice Fronteira e do próprio Mercosul.

4. NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO PROMOVENDO O TRABALHO DECENTE - Precisamos encontrar urgente alternativas de trabalho e renda para o grande número de cidadãos fronteiriços que estão ficando sem atividade a partir do controles mais rígidos realizados junto ao nosso "comércio formiga" e descaminho, que originava renda a milhares de postos de trabalho em nossa tríplice fronteira, e que precisa mudar o seu perfil econômico.

5. UM PRESENTE PARA OS 100 ANOS DE FOZ.... - O MARCO DAS 3 FRONTEIRAS é o lugar que dá origem tanto ao nome da cidade da FOZ do RIO IGUAÇU como a nossa Região Trinacional, que também empresta o nome um dos lugares mais conhecidos do mundo todo como a TRÍPLICE FRONTEIRA, que precisa muito melhorar a sua imagem. E é o que propomos com a  implantação de um parque urbano no Brasil, outro na Argentina e um Parque Nacional em território paraguaio. O município que comemora em junho seu CENTENÁRIO tem condições de presentear a nossa cidade e região com o PARQUE IGUASSU TRINACIONAL, celebrando em um dos mais belos e emblemáticos cenários, lugar que juntamente com nossas Cataratas e Itaipu conformam um dos mais belos lugares de nosso planeta. Um destino onde o mundo inteiro virá conhecer essa experiência do Povos que compartilham território, e que compartilham as suas maravilhas naturais e culturais.


Como mostramos, idéias e projetos existem basta que todos nós, todos os setores, se abracem em busca de um futuro melhor. Claro que aqui inserimos uma parte do trabalho da Fundação Iguassu e do Movimento Iguassu, Terra Guarani mas sugiro, clicando no link de cada um deles, uma visita para se conhecer melhor o que pensam seus membros com relação ao projeto e fica aqui a questão, nossos políticos estão engajados nesta luta?

Segunda voltaremos ao assunto e reforço o convite, tem uma ideia pensando no futuro de Foz, fique a vontade, escreva para ronaldalbanez@hotmail.com.

NOTA DE UTILIDADE

O pessoal que reside no Jardim América ou arredores do BIG e necessita de adquirir ou mesmo buscar medicamentos receitados pela rede pública, informamos que existe a Farmácia Popular na JK, sentido centro, em frente ao BIG e o disk entrega deles é o 3522-6699, ótimo atendimento, garantimos. 


Um final de semana iluminado a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?