quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para onde caminha a Fundação de Saúde?

Ontem foi o dia de correr atrás de algumas coisas relacionadas a medicina então tivemos que se deslocar ao Hospital Municipal, Posto de Atendimento e Prefeitura Municipal e, algumas coisas que já sabíamos por terceiros, ficou comprovado. Me recordo bem que, quando começou a baderna para a mudança no comando do Hospital Municipal, um dos argumentos foi que serviços ali prestados deveriam ser realizados por funcionários contratados para tal e não terceirizados. Pois bem, sai a Pró-Saúde e entra a Fundação Municipal para resolver a questão.

Resolveu? Não! Aliás conseguiram piorar a coisa em menos de nove meses de existência da mesma pois já sofrem auditorias determinadas pelo Ministério Público, neste curto espaço de tempo. Mas por outro lado, se todos os procedimentos daquela casa hospitalar deveriam ser realizados por funcionários da instituição, qual o motivo do laboratório que existia ser extinto e transferido para terceiros. Os serviços de radiologia e afins não deveriam seguir o mesmo procedimento?

Indo um pouco mais além, terceirizar o UPA do Morumbi não é prova concreta que a alegação utilizada contra gestão anterior foi pura balela, conversa pra boi dormir? A verdade é que tudo foi feito, vendido ao povo, como a solução milagrosa quando na verdade serviu unica e exclusivamente para atender a demanda dos financiadores de campanha e o dinheiro que correu não foi pouco. Na mesma toada de distribuição de cargos aos incompetentes correligionários ou em pagamento por segundos de propaganda gratuita, se colocou coordenadores de saúde que ainda estão perdidos e assim ficarão por muito mais tempo, pois não entendem da profissão, entendem sim de acertos em gabinetes.

É lamentável assistir o desabafo de funcionários concursados que ocupam cargos de direção reclamarem da forma como são tratados. É terrível ver tanta capacidade técnica amordaçada pelo ego de alguém que foi jogado no cargo máximo de uma pasta, que não conseguiu por méritos e sim pelo árduo trabalho de angariar votos. É triste ver pessoas, trabalhadores com famílias serem jogadas de lado, uns pela falta de recebimento de sua justa remuneração e outras, atendendo o povo em um estado emocional horrível pois não sabe o que será amanhã e é pior ainda é saber que o discurso demagogo continua a todo vapor em um momento que a situação se complica cada vez mais.

Aqui, neste despretensioso espaço, não tenho a intenção de dizer se A é melhor que B e vice e versa. Se existe lei para certos casos que os condenados que se virem mas vamos ver pelo ótica de quem precisa do serviço público, um se defende na justiça por supostos desvios de dinheiro mas prestava um bom atendimento aos mais necessitados. O outro, supostamente dentro da lei, descaradamente permite o mesmo desvio e um atendimento ao público de péssima qualidade. Respondam, para quem precisa da saúde pública, independente de quanto se desvia por fulano ou beltrano, qual é melhor, um bom ou um péssimo atendimento? É elementar meu caro!

Tomara que nas mudanças que devem ocorrer, se é que não vão conseguir trocar 6 por um quarto de dúzia, as coisas comecem a tomar o rumo que os funcionários da área de saúde merecem pois deles e, somente deles, a população necessita, o resto são meros caçadores de votos. E finalizando, quero estar errado num futuro bem próximo mas, pelo andar da carruagem, 40 será símbolo do engodo político na cidade, logo, logo.

Ótima quarta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?