segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dois casos envolvendo ralo de piscinas

Na tarde de sábado que passou uma notícia dava conta da morte de duas crianças ocasionadas por ralos em piscinas, onde uma teve o cabelo sugado e o outro, de apenas 7 anos, o braço, notícia que pode ser lida AQUI.

Uma fatalidade, sem dúvidas, mas que já era anunciada e muito bem anunciada, tanto que projetos na câmara dos deputados a respeito do caso existem, mas votação que é bom, nada. Não é de interesse do governo, nem da Fifa, nem versa sobre salários e mordomias dos deputados e muito menos de interesse de fabricantes, potenciais financiadores de campanha, e assim vai dormindo em gaveta esplêndida naquela casa de leis.

Minha vida de blogueiro vem desde 2006 e o primeiro espaço, tinha o nome de blogdoronald.blogspot.com e lá, a 6 anos atrás, mais precisamente no dia 26/12/2007, eu já mostrava minha indignação a respeito do assunto, como pode ser lido AQUI e neste post, buscava transmitir um pouco de consolo a minha amiga Odele que vive o drama de ter sua filha, hoje com mais de vinte anos, vivendo em coma, em estado vegetativo e a causa? Ralo de piscina!

Quem é o culpado nesse tipo de acidente, o fabricante ou o condomínio ou clube que administra tal espaço de lazer? Não existem regras claras! Assim como 99% das leis brasileiras foge da exatidão, neste caso a mesma dá margem para interpretações divergentes e assim sendo, a punição de responsabilidade vai a passos de tartaruga. É óbvio que acidentes, e o próprio nome já diz, em certos casos são inevitáveis mas alguns, e este que é tema de hoje é um deles, poderia ser evitado sim, bastava para tanto que nossas leis fossem claras, com rápida execução das possíveis penas aos responsáveis e a consequência seria uma maior responsabilidade dos atores envolvidos, quem vende e quem administra tal bem.

Quando a cobrança se iniciou a quase uma década atrás, já era sabido que o caso da amiga Flávia não era o primeiro e ali todos os blogueiro, principalmente a mãe da criança, que não seria o último e alguma coisa com urgência deveria ser feito por quem de direito. Foi feito? Claro que não!

A justificativa recai sore a demora na tramitação de projetos de leis dessa natureza no congresso e nisso concordamos, quando se trata de leis oriundas dos pagadores de impostos ela é lenta mesma. Me de um exemplo de lei que concede aumento de benefícios aos inquilinos do poder que tenha levado mais de 2 meses sua tramitação. Quanto tempo levou a tramitação da lei que concedeu benefícios a Fifa para a realização da Copa no Brasil. Quanto tempo levou a discussão para não cassar deputado que se encontra hoje atrás da grades? Oras, é uma demagogia explicita e nem falta de vontade ou tempo se trata, trata-se de pouca vergonha, de fazer do povo brasileiro de palhaço. Todos os anos, principalmente nesta época, somos bombardeados por tragédia naturais que poderiam ser evitas e o que está sendo feito?

Pois bem senhores governantes e legisladores, outubro é logo ali e antes de pedir meu voto em cadeia de rádio e televisão, faça um exame de consciência antes, veja se realmente é merecedor do voto se tiver consciência, claro! Ou para que no caso dos ralos alguma providência seja tomada será necessário o sacrifício de um filho ou parente dos implantadores de cabelo de plantão? (Deus queira que não ocorra). É o fim da picada!

No caso da Flávia, sugiro uma visita ao seu espaço cibernético e conheçam a luta de uma mãe pelo endereço Flávia Vivendo em Coma. Uma ótima semana à todos.

Um comentário:

  1. Oi RONALD. Que bom q ainda continua blogueiro e com uma nova casa agora p blogar. Eu parei uns dois anos de blogar. Vida corrida, e já tinha me esquecido dos meus pitocos. Espero retornar em breve e com muitas novidades. Nao digo q a vida nao ta corrida, agora sem o doutorado, mas com dois turnos a dar aula. Mas vou tentar atualizar meu blog. E gostaria de ter vc de novo como amigo visitante, sempre motivando. Bjs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?