quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O assunto é doação

Não podemos negar, certas coisas na vida dependem e muito de doações para funcionar, inclusive aquelas que, constitucionalmente, ser dever do estado, mas confiar no estado.


Por outro lado, tem coisa que chega a ser irritante, são os pedidos feitos via telefone. As telefonistas, bem preparadas, possuem argumentos para tudo e chegam ao ponto de dizer que, sem sua doação, a coisa não funciona. Hoje recebi um pedido para um instituto do câncer até ai tudo bem. Mas quem não se lembra dos larápios que usaram da mesma tática em Foz uns tempos atrás e sumiram do mapa? Estamos vacinados.

A Uopecan, de Cascavel, entidade que supostamente ligou para mim hoje, poderia dar mais credibilidade ao pedido. Poderia disponibilizar um boleto bancário em seu site e, quem quisesse contribuir, ia lá e faria sua doação. Seria mais seguro para quem doa, pois vai saber lá quem pede.

Ainda no próprio site da instituição existe as contas onde pode ser realizado depósitos como doação e eu acho mais prudente. Quando dinheiro começa a passar nas mãos de terceiros para se chegar a origem pode ocorrer aquele velho ditado que diz, a ocasião...

FALANDO EM DOAÇÃO
Fundamental também a campanha de uma rede de televisão buscando arrecadar material escolar para doar a quem precisa mas tem um porém. Quem doa, principalmente as empresas, ganham uns segundos de propaganda gratuita na emissora. Mas no final das quantas e perante a população menos informada, os louros irão sempre para os apresentadores dos programas e isso é fato.

Depois de um tempo, os mesmos apresentadores e com credibilidade conquistada com a ajuda da comunidade, vendem sua popularidade em campanhas políticas. Sim, disse vendem por que não fariam isso de graça, mesmo que assim falem.

Uma emissora deveria ter cuidado com tais atitudes uma vez que quem doa pode ser eleitor do adversário que o apresentador trabalha e assim sendo.

Como meu tempo é curto, volto amanhã. Uma ótima quinta à todos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Calma Adolpho...

Cito aqui meu amigo Adolpho Luce, muito conhecido na cidade mas que, assim como tantos outros espalhados pelo planeta, não conheço pessoalmente, mas o considero um amigo e até melhor que uns que se diz amigo.


No seu blog, aparece um post intitulado Deus está morto para os imbecis, onde comenta o ato de pinçadores de frases embutidos na condição de editor, que em poder de um fragmento de texto, publicam aquilo que podemos chamar de absurdo, que quebra o sentio de uma reflexão, se assim posso dizer. A frase em tese é de autoria de Nietzsche, onde supostamente aparece a afirmação que Deus está morto. Supostamente!

Na verdade nobre escriba, essa questão de falar ou citar fragmentos por interesses ou por que ouviu é parte do cotidiano. Um exemplo típico disso foi vastamente citado nos anos que antecederam a 2002 cujas colocações de Carl Marx era o ensinamento da vez. Veio a posse e nunca mais se tocou no assunto uma vez que, com o poder nas mãos, dane-se Carl.

Dentro de suas devidas proporções aquilo que escreveste pode ser complementado pela atitude dos seguidores de uma doutrina que sabe-se, ultrapassada pelas benesses que o capitalismo proporciona, aos poucos. O Capital, obra inacabada de Marx onde na verdade ele publicou em vida somente o livro I, é típico da idiotice de se montar uma opinião baseada no me disseram ou por um fragmento do texto.

Todos sabem que a obra, importante sem dúvida alguma, é de difícil compreensão e assim sendo, como uma pessoa sem o dom da correta interpretação de textos, pode pregar um conhecimento real no seu modo de ver mas irreal se colocada na questão científica. É o tipo de pessoa que se presta a ser levado pelo belo discurso e quando pressionados, não resta outra alternativa que os tradicionais murros na mesa e a voz em altura incompatível aos bons costumes.

Mas é sempre assim caro Luce, se existe quem compra ou lê, existe esse que escreve ou fala aquilo que quer, mesmo que o contexto da coisa seja exatamente o contrário.

QUE NÃO SEJA O ÚNICO RENI
Ufa, depois de um longo e tenebroso inverno eis que o município publicou hoje um detalhamento da situação financeira de Foz do Iguaçu e a primeira vista, é complicado. Mas nenhum comentário adicional faremos no momento pois, é grande a quantidade de relatórios e para uma análise mais detalhada leva-se um certo tempo. Esse é o primeiro passo e vamos aguardar nova publicação pois assim poderemos ver e acompanhar aquilo que nos interessa, as finanças municipais.

O BEM AMADO ONTEM. O MAL AMADO HOJE
Quem não se lembra da novela onde o prefeito Odorico Paraguaçu pedia em palanque para alguém de Sucupira morrer para o mesmo poder inaugurar o cemitério da cidade.

Pois bem, em Foz do Iguaçu, o prefeito Reni Pereira fará uso da tribuna daqui uns meses para ninguém morrer uma vez que estão se esgotando as vagas para os sepultamentos, conforme informação do Tribuna Popular que pode ser lido AQUI.
Piadas a parte, podemos concluir que há muito tempo existe um cargo muito bem remunerado e que atende pelo pomposo nome de secretária de planejamento. Imagina se não existisse!

FALTOU O ANUNCIO VIA CADEIA NACIONAL
Pois é meus caros, a partir de hoje nas refinarias os combustíveis estão em torno de 6% mais caros. Na semana passada a presidente entrou em cadeia nacional para anunciar, com a pompa de sempre, a redução da conta de energia elétrica. Por que não fazer uso da mesma estratégia  para anunciar o aumento dos combustíveis onde, noves fora, mata o desconto em energia?

E depois tem uns engraçadinhos que falam que sou contra político. Mas oras, me de um, somente um motivo para falar bem.

Depois dessa, vamos correr aos postos antes que o “benefício” chegue nas bombas, se já não chegou. Corra meu e ótima quarta.





terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nossos velhinhos e a fiscalização


Foram oitenta anos de dedicação na trajetória de sua vida. Oitenta anos dedicados a criação dos filhos que, mesmo sem condições financeiras, buscou a integridade moral deles como meta. Resumindo-se, foram-se 80 anos.

Agora, como determina a lei, sabe-se que possui direitos, uns precariamente atendidos e em outros, a precariedade passa longe. E um dos descasos que é feito contra não só a uma idosa, mas à todos do Paraná, está diretamente relacionada ao direito que a mesma tem em viajar gratuitamente pelo nosso Paraná.

Buscando informações nos órgãos competentes, inclusive pelo 0800 da ANTT, sabe-se que todo idoso tem direito à viagens gratuitas, seja de um estado à outro ou dentro do próprio estado. Dentro do próprio estado? Só se for após fronteiras do Paraná pois aqui, conforme informação obtida em nossa rodoviária, o Paraná é o único estado que não dá tal benefício ao idoso ou se dá, ninguém que opera no ramo tem orientação à respeito. Resumindo, o Paraná vende ilusão, seja ela  seus parlamentares ou então pelo pulso fraco ou engessado do governo.

Mas se existe a lei, onde anda a fiscalização? Como um estado que se vangloria disso e daquilo e não dá ou então não faz valer um direito nobre que é o atendimento ao idoso? Será que tais legisladores e/ou administradores da coisa pública se esquecem que um idoso, geralmente tem uma leva atrás dele que vota?

Você consegue a passagem gratuita indo para Joinville e de lá pegar um ônibus para Curitiba, é mole? Será que a mãe ou pai de alguém que esteja no poder passaria por tal humilhação também?

Não sei se existe a lei e se existe, o executivo não está fazendo nada para fazer valer tal direito ou seja, estão recebendo salário do povo à toa. Se a lei não existe, por que a Assembleia Legislativa do Paraná não fez nada? Oras, quando esses mesmos velhos na idade eram mão de obra produtiva valiam alguma coisa e agora não valem nada? Senhores demagogos do Paraná, façam algo!

FALANDO EM FALTA DE FISCALIZAÇÃO
No meu post de ontem, em um trecho eu dizia que no nosso Brasil é assim, a fiscalização geralmente ocorre quando uma fatalidade ocorre e não será novidade se Brasil afora, a fiscalização nesse tipo de casa de shows se tornarem mais rigorosa daqui pra frente.

Pois eis a manchete em um site...

Isso dá nojo, é uma cambada de incompetente que só sabe arrecadar. Quando uma tragédia ocorre em razão de vistas grassas deles, o que escutamos é um monte de desculpas esfarrapadas e um jogando a culpa no outro.

Conforme o estimado Bruno Zanette do ClickFoz, (Leia reportagem AQUI
de 15 casas de shows na cidade, somente duas estão rigorosamente em dia com seus alvarás. Fica a pergunta e se a fatalidade de Santa Maria não ocorresse, como ficaria? E ainda, por que as casas irregulares não estão ainda lacradas e sim operando normalmente?

Vou tomar um gole...

A QUESTÃO DE SEGURANÇA
Eu tive a honra de ser gerente do ICLI durante quase 5 anos, há 10 anos atrás. Não sei hoje qual o procedimento(acredito ser o mesmo) mas posso informar uma coisa. O zelo do oficial do Corpo de Bombeiros que nos atendia na época (principalmente no Baile do Hawai) era grande. Ele analisava todos os aspectos e orientava-nos quanto a questão de segurança daqueles que participariam do evento. A cobrança de alguma taxa era para o mesmo(desculpe mas não me lembro o nome do oficial) era secundário perante sua preocupação com a segurança física de todos.

Por outro lado, a diretoria quando acionada para a inclusão ou exclusão de qualquer item. era taxativa, siga-se o que o oficial dizia. O custo final quanto a integridade de algum visitante era muito mais importante que qualquer tipo de lucro que pudesse advir da não observância de alguma orientação da instituição bombeiros.

Acredito que os procedimentos sejam os mesmos nos dias atuais e para o bem de todos, façam que não só as casas de espetáculos, mas tudo aquilo relacionado à segurança do público seja rigorosamente observado, inclusive os parquinhos da vida.

Ótima Terça na paz de Deus. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Força às famílias...


Para quem teve a oportunidade de ver o jogo entre Fluminense e Botafogo na noite de ontem, viu uma cena de arrepiar. Quase 10 mil pessoas, jogadores, árbitros, treinadores de demais membros da comissão técnica fizeram um minuto de silencio, daquilo que podemos dizer de silêncio absoluto, em homenagem e respeito ao povo gaúcho pelo dor da tragédia que se abateu na cidade de Santa Maria.

O que dizer num momento tão complicado? Buscar culpados? Achar desculpas? Não, no nosso Brasil é assim, a fiscalização geralmente ocorre quando uma fatalidade ocorre e não será novidade se Brasil afora, a fiscalização nesse tipo de casa de shows se tornarem mais rigorosas daqui pra frente, por um período, até que a poeira baixe, pois vai baixar, mas aqueles que nos deixaram, inclusive um Hermano paraguaio, esses não voltam.

Deixa pra lá, não adianta nada inflar o ego ao apontar falhas e culpados. O que realmente interessa nesse momento é a dor das famílias, dos amigos, daqueles que conseguiram por enquanto a sobrevida e lutam em um hospital. O que interessa agora é a condição psicológica daqueles que já estão em suas casas, mas que sofreram durante a madrugada e sofrem ainda pois se estão vivos, amigos de projetos se foram, e isso dói!

Pelo que fiquei sabendo até o momento, nenhum conhecido passou por tal sofrimento mas, mesmo assim, acaba momentaneamente com nossa inspiração para a escrita. É uma situação chata, deixa-nos com uma sensação estranha e por isso mesmo, que os familiares das vítimas tenham força e com certeza, leva tempo mas será parcialmente cicatrizado a perda, mas a vida é assim. Pêsames...

Boa semana...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A promessa da copa em melhorar a mobilidade urbana


Vendidas como o principal legado da Copa de 2014 para população, obras de mobilidade urbana são abandonadas; só no mês passado foram seis
“A Copa do Mundo funciona como uma espécie de catalisador. Temos uma grande oportunidade de executar planos de investimentos e de melhorar a qualidade dos serviços nas grandes cidades, sobretudo o transporte público.”

A declaração, feita em setembro de 2011 pelo então ministro do Esporte, Orlando Silva, resume a principal justificativa do governo para que a população saudasse a realização da Copa no país: o legado para as 12 cidades-sede, que seriam beneficiadas com as obras de mobilidade urbana, necessárias não apenas para a competição, mas para os que residem ali. Um ano e quatro meses depois, porém, vários empreendimentos projetados para melhorar o transporte público e o trânsito foram cancelados – ou substituídos por obras de menor impacto.
A Matriz de Responsabilidades – documento do Ministério do Esporte que elenca toda as obras de infraestrutura para a Copa – previa 50 intervenções de mobilidade urbana e orçamento de R$ 11,59 bilhões quando divulgada em janeiro de 2010. Dessas 50, até agora foram canceladas 13 obras em dez cidades-sede: em Manaus, o Monotrilho Leste/Centro e o BRT (sigla para Bus Rapid Transit, o corredor de ônibus) do Eixo Oeste/Centro; em São Paulo, excluiu-se o Monotrilho da Linha 17-Ouro; em Brasília, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, metrô de superfície; em Curitiba, a requalificação das vias do Corredor Metropolitano, em Natal, a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire; em Salvador, o BRT no Corredor Estruturante Aeroporto/Acesso Norte; em Fortaleza, o Corredor Expresso Norte-Sul e o BRT Projeto Raul Barbosa; em Belo Horizonte, o BRT Pedro II/Carlos Luz; em Porto Alegre, o BRT Assis Brasil, e os BRTs Aeroporto/CPA e Coxipó/Centro, em Cuiabá.
Outras 16 obras de mobilidade foram incluídas posteriormente e são 53 as obras que constam hoje na Matriz mas a maioria de menor porte do que as canceladas ou interrompidas, e quase sempre realizadas no entorno dos estádios – e portanto relacionadas com acesso aos jogos, não com a mobilidade das cidades-sede. Por isso, o orçamento tem hoje quase 3 bilhões a menos do que o previsto: é de R$ 8,6 bilhões. Só na última revisão do documento, no mês passado, seis obras de mobilidade foram substituídas por outras oito obras de entorno. De prioridade máxima, o legado para as cidades-sede vai se reduzindo.
Em Salvador, por exemplo, em vez de um corredor do ônibus ligando o Aeroporto Internacional ao norte da cidade, serão feitas duas pequenas intervenções no entorno da Arena Fonte Nova, o estádio da Copa na Bahia, com custo de R$ 35,7 milhões, o que representa R$ 532 milhões de redução do investimento previsto. Nem o governo municipal – que queria o corredor de ônibus previsto – nem o governo do estado da Bahia, que pretendia incluir na Matriz o metrô de Salvador, em vez do corredor, tiveram os projetos contemplados. Por enquanto a população ficou sem corredor de ônibus e sem metrô – depois de uma negociação com o governo federal, o governo estadual conseguiu incluir o metrô, com orçamento de 3,5 bilhões de reais, no PAC de Mobilidade Urbana. Que nada tem a ver com a Copa.
São Paulo teve um caso semelhante: em vez do Monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligaria o bairro do Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, com orçamento previsto de R$ 1,881 bilhão, ganhou intervenções viárias no entorno do estádio do Corinthians, orçadas em 317,7 milhões.
POR QUE AS OBRAS PARAM?
Além dos projetos que não saíram do papel, há casos mais graves de obras interrompidas por suspeitas de irregularidades. Em Brasília, por exemplo, as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligariam o aeroporto ao Terminal Rodoviário da Asa Sul integrando-se ao metrô, começaram em setembro de 2009, foram incluídas em janeiro 2010 na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo com orçamento de R$ 364 milhões, e paralisadas em setembro do mesmo ano pela Justiça por suspeitas de irregularidades. O responsável pela execução da obra era o governo distrital, que também contribuiria com R$ 3 milhões de custos.
A liminar que paralisou as obras foi concedida pelo juiz José Eustáquio de Castro Teixeira, da 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, ao aceitar a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que apontou fraude na concorrência do Metro-DF com o intuito de favorecer duas empresas: a Dalcon Engenharia e Altran/TCBR. Segundo o Ministério Público, ambas seriam sócias ocultas e a vencedora da licitação, a Dalcon Engenharia, teria repassado R$ 1 milhão para a empresa “concorrente”. O ex-presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza, foi acusado de manter vínculos estreitos com as duas empresas e exonerado em abril de 2010 pelo então governador do DF, Rogério Rosso (PMDB).
Em abril de 2011, o mesmo juiz exigiu que fosse aberta uma nova licitação para o VLT. Um ano depois, o secretário de Obras do DF, David de Matos, declarou que o primeiro trecho da obra do VLT não ficaria pronto até 2014 por causa dos atrasos provocados pelo cancelamento da licitação e a obra foi oficialmente retirada da Matriz a pedido do governador Agnelo Queiroz em setembro do ano passado.
Procurada pela Pública, a Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (SECOM-DF) divulgou nota dizendo que “a retirada do VLT da Matriz de Responsabilidade da Copa será compensada pela readequação da DF 047, que liga a estação de passageiros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até a parte central da capital, com a implantação de uma via exclusiva dedicada a ônibus de passageiros, turistas e delegações.” E afirmou: a distância do estádio Mané Garrincha até o centro de Brasília é de 3 km, “o que facilita e incentiva o acesso a pé”.
A POPULAÇÃO DE MANAUS FICOU SEM OBRAS DE MOBILIDADE


Em termos de mobilidade urbana, Manaus ganharia duas obras importantes, previstas desde 2010: o Monotrilho Norte/Centro e o BRT no Eixo Leste/Centro, que seriam integrados. Ambas as obras, porém, foram excluídas da Matriz de Responsabilidades da Copa.
A obra do monotrilho, orçada em R$ 1,307 bilhão, foi licitada em março de 2011 e quatro meses depois tornou-se alvo de investigação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O relatório do TCE qualificou o projeto básico da obra de “incompleto e deficiente” e fez 32 restrições a ele – desde a falta de estudos técnicos preliminares até a ausência de estudos tarifários, dos custos de desapropriação e de justificativas para os valores apresentados. Sobre o edital, alvo de outras 27 restrições, o TCE disse que “não atende aos requisitos da Lei de Licitações e Contratos (8.666/93).

O relatório também registrou que os órgãos responsáveis pelo projeto básico do monotrilho (Secretaria Estadual de Infra-Estrutura) e pela licitação (Comissão Geral de Licitação) não se manifestaram mesmo quando acionados. E pediu a anulação da licitação, “por estar eivada de vícios que a tornam ilegal”, recomendando multar os chefes dos órgãos públicos envolvidos. Também solicitou o envio de cópias dos documentos da licitação ao Ministério Público do Amazonas para prosseguir com a investigação e à Caixa, que não liberou os recursos para a obra. Ainda assim, o projeto foi levado adiante pelo governo estadual, que executou todas as etapas que não dependiam de recurso federal.
Já o BRT tinha o custo previsto de R$ 290,7 milhões. O edital de licitação foi lançado em outubro de 2010. Tanto a CGU quanto o Tribunal de Contas do Amazonas, em fevereiro de 2011, apontaram falhas no projeto. Ainda naquele mês, em ação conjunta, os Ministérios Públicos estadual e federal solicitaram explicações da Prefeitura, responsável pela execução da obra, e recomendaram à Caixa Econômica Federal (CEF) que não liberasse recursos antes da correção dos erros.
Em outubro de 2012, no primeiro encontro entre o prefeito eleito, Artur Neto (PSDB), e o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD) foi anunciado que as obras não ficariam prontas para a Copa. “A capacidade da Arena da Amazônia é de 42 mil pessoas, isso cabe facilmente no Sambódromo. As pessoas vão, estacionam e ninguém reclama da mobilidade. No dia da Copa se decreta feriado municipal e não vai ter problema”, minimizou Aziz.
À Pública, o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGC) em Manaus, Miguel Capobiango, disse que as críticas feitas ao monotrilho são de natureza técnica e não jurídica e que por isso o governo do Amazonas tocou o projeto mesmo com pareceres contrários da CGU, do Ministério Público e do TCE. “Entendemos que eles não tinham caráter definitivo, por isso seguimos com o projeto”, justifica. As obras do monotrilho foram incluídas no PAC de Mobilidade Urbana e devem estar prontas, segundo ele, no fim de 2015, ou início de 2016.
PURA “PROPAGANDA”, DIZ ESPECIALISTA
Para o engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Transportes na gestão da prefeita Luiza Erundina em São Paulo (1989-1992), o equívoco começa ao pensar em soluções de mobilidade urbana a partir de megaeventos esportivos. “Esse tipo de investimento voltado à realização de eventos esportivos foi feito na Europa, como em Barcelona, mas as cidades europeias já dispõem de um bom sistema de transporte. Aqui, a mobilidade urbana em geral é muito ruim e a tese de que os eventos esportivos transformariam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras me parece mais propaganda do que outra coisa.Teriam de ser feitos investimentos de outra natureza para realmente gerar mobilidade, sem a premissa de prazos, custos, e necessidades específicas dos megaeventos”, diz Gregori.
Na visão de Lúcio, a discussão sobre mobilidade urbana no Brasil e na Copa ainda esconde uma disputa de mercado entre modelos de transporte. “Há uma discussão disfarçada sob um manto de tecnicalidade, mas que na verdade disfarça a disputa de mercado: o BRT versus o VLT versus o Monotrilho. São três disputas, diferentes fornecedores, diferentes efeitos no sentido de quem fornece o que para esses sistemas e quem lucra com essa operação. A mobilidade urbana está virando um prato em que vários comensais estão interessados. Também não é possível fazer uma discussão séria sobre mobilidade urbana no Brasil pautado

nessa disputa de mercados, investimentos e lucratividade”, conclui.

O blog Copa Pública é uma experiência de jornalismo cidadão que mostra como a população brasileira tem sido afetada pelos preparativos para a Copa de 2014 – e como está se organizando para não ficar de fora.
Use esta reportagem no seu site, citando a fonte.
Nota: Republiquei a matéria acima por motivo de indisponibilidade de tempo. Voltaremos amanhã ou então na próxima segunda. Um final de semana abençoado à todos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vereador desistindo do cargo?


É o que afirmou o vereador Dilto Vitorassi em entrevista ontem cedo à Transamérica-Foz durante o programa Transnotícias. Disse o vereador que está insatisfeito com algumas ações e por isso deve deixar a mesa diretora.

Reclama ele, entre outras coisas, que a câmara municipal começa a nomear assessores que são utilizados para dar suporte ao trabalhos da casa de leis mas, curiosamente, todos são dispensados as 14:00 hora quando o correto seria os concursados cumprirem o horário integral de expediente e evitar tais nomeações, gerando assim uma economia anual para o bem da população.

Disse ele que, na composição da chapa que venceu o pleito para a presidência, o combinado foi que a mesa diretora fosse por esse rumo e como não está acontecendo, ele prefere largar o barco. Disse outras coisas nos 10 minutos da entrevista, sugiro que seja ouvida na integra.

Pois bem, quem conhece o Vitorassi sabe como sua língua é afiada mas o que ocorre e que ninguém quer aceitar é a existência de dedos do executivo na casa, tudo nos moldes da legislatura passada. Quando foi dito que não existiu interferência no processo eleitoral, foi discurso para dar a entender que se tratou de um ato democrático mas na prática, não é nada disso.

E PARECE QUE NA PRÁTICA
O projeto de lei N° 03/2013 que cria a verba de gabinete para custear despesas gerais do prefeito provocou debate acerca da legalidade da proposta na primeira sessão extraordinária  do ano realizada hoje (23). Segundo o vereador Nilton Bobato, que provocou o debate, o imbróglio é jurídico. A proposta que institui a verba de gabinete em R$ 10 mil mensais, sem necessidade de licitação, encaminhada pelo Executivo não contém o impacto orçamentário da medida, contrariando dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação de relatório. O vereador Nilton Bobato (PCdoB) tentou alertar para inconstitucionalidade da proposta e teve o pedido de vistas rejeitado pela maioria dos vereadores. “O questionamento não é sobre o mérito do projeto, mesmo porque não possuímos o impacto financeiro do mesmo, o problema está na desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação do impacto”.

De acordo com o vereador comunista, a aprovação da proposta pode abrir precedentes para irregularidades no processo legislativo. “A minha intervenção visa zelar pelo cumprimento da legalidade no processo legislativo, a Câmara tem o dever de alertar o governo que se inicia para cuidados necessários na tramitação de matérias”.

O vereador ainda alertou que se o projeto for sancionado pela prefeitura, o mandato acionará o Ministério Público sobre a inconstitucionalidade da medida. Fonte.. .

E isso é só o começo. Se a gente partir do princípio que vereador serve para isso mesmo, age com a razão o citado vereador apesar que muitos irão chiar por ser inicio de mandato e coisa e tal.

PAREI POR AQUI...
Deixa a coisa esquentar mais um pouquinho.


A imprensa marron se instalou em Foz?

UFFFAAAAAAAA! TEMOS DEPUTADO FEDERAL
O governador Beto Richa anunciou ontem as mudanças em seu secretariado e, entre os indicados, consta o nome do Ratinho Junior que cede sua vaga em Brasília para o prof. Sérgio de Oliveira, que já deve estar a caminho da capital (se lá já não estiver) para ocupar seu cargo.

Desejamos ao nobre professor dois anos de muitas realizações para Foz pois a coisa aqui esta preta. Na entrevista do Vitorassi comentada acima, diz ele que o Reni só tem 2% do orçamento anual para investimentos. Isso é sério e necessitamos de alguém em Brasília, senão...

REVISÃO DO IPTU
Foi uma promessa de campanha e como promessa é dívida, será executada. Só que tem muita gente cobrando isso do prefeito e não está atento aos possíveis efeitos que vai atingir em cheio quem conseguiu com muito esforço aumentar sua casa e não regularizou na prefeitura.


Uma nova medição vai mostrar uma quantidade de enorme de residências cuja metragem é maior daquilo que consta no cadastro municipal, existindo aumento, aumenta-se o valor venal e como o município necessita de dinheiro, a melhor saída é atender o povo, nesse caso!

NÃO FALEI???
Ontem falei a respeito do comentário do vereador Nilton Bobato dizendo que o Reni Pereira usou um fato para sua promoção e eu disse que é comum entre políticos, não perderem uma chance de puxar a sardinha pro seu lado.

A presidente (me nego a chama-la de presidenta em respeito a língua portuguesa que tanto sofri para aprender mais ou menos) Dilma anunciou redução de 18% na conta de energia elétrica e, aproveitando o embalo....
Ótima Quinta...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Em prol da conta bancária


Pois é, candidato derrotado para o legislativo municipal na eleição passada, desacostumado com o batente cotidiano dos pobres mortais, não poderia ficar sem um cargo, seja ele qual for. Sendo assim, nomeação sacramentada. Bom, a desculpa como sempre é a capacidade do cidadão.

Não tem jeito nesse meio, quem uma vez lá esteve ou fez o pé de meia ou vai ficar sendo nomeado de tempos em tempos, oras no legislativo e para não dar muito na cara, no executivo e assim se vai...

Antes que eu me esqueça, nas nomeações tem até ex-vereador...Deixe quieto! Aliás tem um José Reis nomeado no legislativo, seria o Cazuza? Se for eu acredito ser legitimo pois brigou favoravelmente na campanha passada a favor do Reni Pereira. Apesar que tem uns e outros que vão descer o sarrafo com uma eventual nomeação, penso ser benéfico.

TUDO É UMA QUESTÃO DE POLÍTICO, NÃO DE POLITICA.

FALA VEREADOR
O Vereador Nilton Bobato publicou no Facebook uma mensagem falando à respeito da captação de verbas pelo prefeito Reni Pereira

Sem entrar no mérito da questão, se foi ou não apropriação do momento para autopromoção, quero afirmar o seguinte: Qual politico não usa sempre das mesmas estratégias para puxar a sardinha pro seu lado? Se existe algum, me apresentem, não conheço e nunca ouvi falar.

FATO CONSUMADO, SÓ UMAS EMENDAS E MANDA PRA SANÇÃO..

Vejam a seta da figura, ainda bem que não são as tais câmeras de segurança máxima implantada na cidade ou são???? Fala aí Zé Carlos.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Carnaval, e-mails, os americanos e outras broncas


NOVIDADES DO CARNAVAL
Hoje tem entrevista coletiva na Fundação Cultural, onde será apresentado ao público, a programação oficial do Carnaval de Foz 2013. Estarão na coletiva o Presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire juntamente com o Tuchy, Presidente da Liga das Escolas de Samba de Foz.

Com certeza teremos um carnaval pobre face ás dificuldades que o município passa mas mesmo assim, com muita garra, com certeza os amantes do momo farão uma bela festa.

Mas agradecimentos ao Cazuza pela presteza em dar informação que cobramos ontem à respeito do assunto, mas mesmo assim Cazuza, mandei um e-mail à Fundação e até o momento, nadinha de resposta. Fica perdoado por ser inicio da administração, mas a questão de e-mail...

E-MAIL COMO MEIO DE NEGÓCIOS
Pelo visto tem empresa que possui endereço eletrônico só para dizer que possui, mas abrir de vez em quando, negativo. Faço tala afirmação pois no inicio do mês necessitei fazer uma cotação de preço e mandei mensagem eletrônica à sete endereços. Do total enviado, uma me respondeu 1 hora após o envio e as demais, até agora nem bom dia.

Talvez seria interessante os empresários da cidade ficarem atentos a tal ferramenta. Se a empresa tem como norma não dar tal informação via e-mail ou telefone, pelo menos responda ao cliente informando da referida norma. É ruim e deselegante deixar de atender um cliente, seja lá ele quem for. Se caso não é interesse do empresário utilizar tal via de comunicação, pelo menos tenha o bom senso de excluir tal endereço eletrônico de cartões, propagadas e até mesmo encerrar tal conta. Hoje estamos na era digital e ela, bem usada é uma baita ferramenta mas caso contrário, é um pulo para se perder cliente. As empresas que não me atenderam já foram rifados do meu catálogo, vão esperar alguém mais fazer isso?

DEPOIS RECLAMAM DO AMERICANO
Pois é, falam isso e aquilo dos filhos do Tio Sam mas não sabem ganhar dinheiro como eles. Explico!

Semana passada, o Airton José no programa Naipi Comunidade, mostrou uma situação de rede coletora pluvial entupida e cheia de água. Pode até parecer piada, mas durante a captação das imagens, um bagre apareceu todo faceiro nadando na boca do bueiro.

O pessoal da localidade, que passam por problemas oriundos da situação, usaram o espaço do programa para cobrar uma solução da prefeitura ou seja lá quem fosse o responsável. Mas o que isso tem a ver com os EUA?

Simples, se é por aquelas paragens, eles fechavam a rua, instalavam umas arquibancadas, repletas de pipoqueiros, paçoqueiros e outros eiros da vida, vendiam ingresso e faturavam com a questão. Seria um super atrativo a mais na cidade e olha lá se os xodós da cidade, Cataratas e Itaipu, não correriam sério risco (rs).

SÓ AGORA?
Mas usando outro tópico seguindo a informação anterior, parece que uma ala da cidade resolveu esperar um sair para começar a criar problema para quem entrou a menos de 1 mês. Até greves do funcionalismo público que estava em fase de hibernação, resolveu dar o ar da graça. O caso do peixinho (peixão meu) é outro exemplo, se o problema persistia há tempos por que só agora vem a cobrança?

Um tanto curioso isso tudo.

HOJE É O GRANDE DIA
Tem dinheiro na praça. Conforme o Boca Maldita, o prefeito Reni Pereira esteve junto ao governador e lá conseguiu a liberação de verba para quitar o pagamento de dezembro dos servidores públicos. Problemas acontecem e vamos deixar claro a certos sindicalistas que o ocorrido não foi por má vontade da administração e sim pela conjuntura econômica que passa o município.

Aliás, se o Paulo atrasou em milhões de reais o repasse do fundo de aposentadoria dos funcionários e o sindicato não fez nada, mostra que eles jogam contra o próprio patrimônio uma vez que também se aposentarão da mesma boca chamada de fundo previdenciário. Tem coisas que não entendo ou faço força para não entender.

CORTE DE CARGOS COMISSIONADOS
Pelo que se tem notícias, consta que o Paulo tinha em torno de 300 cargos em comissão e pelo novo projeto apresentado, serão cortados 20% ou seja 60. Sobram então 240 vagas para a turma se digladiar...

Ótima terça na paz à todos

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Foi-se o Carnaval??


Bisbilhotando a programação da festa do momo para 2013, oficialmente só vi a chamada para a Rainha do Carnaval e comentários sobre o preparativo para a tradicional Canja do Galo Inácio e mais nada. Bom, para mim pessoalmente não vai alterar em nada pois a época de ouro já se foi  e nunca fui muito ligado à festa não mas tem quem goste e isso não deve ser menosprezado mas...

...tem um porém. Dinheiro! Se até o pagamento do salário do funcionalismo é feito nos moldes das Casas Bahia, gastar recursos com a festa seria no mínimo piada. A cidade, conforme alardeia a nova administração, está um caos e não só o carnaval sentirá o efeito, mas tudo aquilo que requer verbas públicas e que pode ser deixado a segundo plano.

Não vamos seguir o exemplo de Brasília que gasta bilhões custeando elefantes brancos para a Coa do Mundo e Olimpíadas enquanto a saíde pública vive o caos que todos conhecem. Arrumar a casa primeiro e se o prefeito assim determinou, tomou a medida correta.

Em tempo, vi lá no Blog do Lago que o pessoal da LIESFI irá colaborar com a Fundação Cultural e participar de algum evento. Já não é tão ruim assim.

A CAMPANHA DE 2014
Já é certa que o governador Beto Richa já está em campanha para o ano que vem, buscando sua reeleição. Isso é fato e para se comprovar, basta a quantidade de recursos destinados à todo Paraná. Por outro lado e com uma caixa muito maior, está o governo federal que tem em Gleisi Hoffmann a candidata ao estado pelo PT.

O que tem a ver o Reni com isso? Acho eu que muito. Primeiro um apoio velado ao Beto Richa causará já em 2013 problemas com Brasília, mesmo que seja de forma indireta. Já o inverso, também é verdadeiro. Então nosso prefeito esta numa fase de alisar os dois lados. Pender para um dos lados pode não ser uma boa ideia quando se pensa em Foz do Iguaçu.

JÁ NO LEGISLATIVO
Se possível, Reni Pereira deve ter seus candidatos à deputado estadual e federal definidos em dezembro ou antes e começar a campanha extraoficialmente o mais breve possível. Os concorrentes de Cascavel fazem isso e esperar na base do diálogo para as convenções e respeito partidário, pode custar caro novamente à cidade. Lula fez isso com a Dilma pois, se ele espera até o prazo legal para anunciar a candidata, ela não se elegeria nunca. Fica minha opinião como alerta.

TRANSPARÊNCIA
Na rotineira tarefa de vasculhar os sites da câmara municipal e da prefeitura, é capaz de se encontrar a combinação da próxima mega-sena que está acumulada, menos minuta que são levadas ao legislativo para análise e posterior aprovação, se for o caso. O cidadão não teria direito de ler o que está escrito e proposto para se manifestar favorável ou não, se for o caso?

A Internet existe para isso, desde que a tão propalada transparência seja realmente executada. Com a palavra o Reni Pereira de um lado e o nobre Zé Carlos de outro.

LICITAÇÃO DE CONTA BANCÁRIA
Bom o projeto do agora vereador Rudinei de Moura quanto a licitação das contas bancárias da Câmara e o lucro repassado para projetos em Foz.

Esse sim um projeto interessante que vai de forma contrária quando a prefeitura faz licitação para as conta dos funcionários. A conta corrente do funcionário é do funcionário,  prefeitura se vire em depositar o dinheiro onde o servidor bem entender.

POSSO PERGUNTAR BASEADO NA NOTA ABAIXO?

Vai ou não vai sair um jantar para arrecadação de fundos para pagar tal conta, afinal o coitadinho é parceiro da hora e parceiro, não se abandona.

Ótima segunda



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vamos Reni, está acabando a semana...

Conforme o tempo passa, os dias ficam cada vez mais curtos e no final de semana que se aproxima, entraremos na última semana de janeiro e lá se vão 1/12 avós do ano, será que aproveitamos o tempo que passou de forma útil?

ATÉ QUE A COISA NÃO ESTÁ TÃO RUIM ASSIM
O novo prefeito, Reni Pereira, está chorando uma barbaridade com o que encontrou pela frente e não é pra menos uma vez que os cofres públicos armazenam baratas, dinheiro que é bom, nadinha. Como se fala na roça, o Paulo limpou literalmente o tacho.

Mas poderia ser pior senão vejamos o caso de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. As duas tiveram a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios, paga no dia 10 passado, bloqueados por dívida junto ao governo federal. Foram 524.671 de Santa Terezinha e 612.058 de São Miguel, essa sim em cacos pois até o prédio da prefeitura está desabando.

Foz deve ter recebido uns milhões naquela remessa e a segunda parcela foi paga agora dia 17, acho que vai dar um refresco na conta salário do funcionalismo. Aliás, falando em funcionalismo, fui verificar se verdadeira a informação que os funcionários teriam recebido somente 30% da verba de direito quando falavam em torno de 60%. Conforme um servidor público, eles receberam na casa de 50% e na próxima segunda recebem o restante.

E tem mais, já estão cientes que no próximo mês pode acontecer o mesmo problema sendo tudo normalizado em março. Menos mal que os mesmos já estejam avisados.

GREVE DO FUNCIONALISMO
Na conversa que tive com servidores, outra coisa chamou a atenção e diz respeito à suposta greve do funcionalismo. Conforme eles disseram, existiu sim chiadeira com relação ao salário atrasado mas que a referida greve foi ventilada pelo sindicato sem a anuência dos mesmos funcionários. Está certo que a associação representa a categoria mas por outro lado não podem sair falando abobrinhas sem uma decisão em assembléia, não acham?

A opinião é baseada naquilo que me passaram meus amigos que não foram consultados à respeito da paralisação, portanto...

DE ONDE VEIO O DINHEIRO
Mas como a Paulo sempre pagou em dia? Uma questão curiosa levantada por um daqueles que conversamos. A prefeitura tem dinheiro em caixa, como na saúde por exemplo mas ocorre que a verba é carimbada e não pode ser utilizada em outros meios senão para aquela que foi destinada. O que se pode ver é que o Paulo usava tal verba correndo o risco de problemas futuros e não deixava os funcionários sem a grana. Por outro lado, o Reni já é mais precavido e faz aquilo que manda a lei. Ele não deixa de ter razão, e melhor um pequeno sofrimento no inicio do que um pepino daqueles lá na frente e nas costas dele, é claro!

FALANDO EM SAÚDE
Vai aqui uma sugestão ao novo governo. É notório que mudanças ocorram quando existe uma transição de mandato mas gostaríamos de alertar para um detalhe que preocupa alguns funcionários, sua possível mudança de local de labor. Eu acho que, as substituições se fazem necessárias onde existem qualquer tipo de problema. Nos locais onde a coisa pelo menos funciona, não seria conveniente alterar. É o caso do Núcleo de Saúde do Profilurb II. A Dona Maria (só sei esse nome dela), paciente assídua daquele local, disse à um terceiro e pude ouvir, que ela tem medo que pessoas de boa vontade daquele local possam ir para outro. Pois é administração, cabe aqui uma análise focada na opinião pública e não na opinião de interessados públicos.

PRA NÃO DIZER QUE ESQUECI DELE...

Ótimo final de semana à todos





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

15 dias de governo e se mostra uma nova face...


Nas eleições que passaram fiquei as margens do processo, escutando mas não colocando meu modesto nome em jogo. Mas uma coisa era certa, um grupo que estava no poder tinha que ser substituído e na verdade, então, a disputa na minha ótica, tinha um só concorrente e assim foi. Naquele período o que se viu foi a venda da solução total de todos nossos problemas, quanto a questão da administração pública. Mostrava-se ao eleitor um candidato e promessas que tinha muita boa vontade, mas só vontade não basta quando o assunto carrega o nome de prefeitura.

No dia 17 de setembro de 2012, despretensiosamente, coloquei minha opinião a respeito da questão do IPTU, um dos carros chefe da campanha e disse o seguinte:

CASO DO IPTU
A propaganda em cima da cobrança do IPTU continua. Tudo bem que nessa época pode-se dizer tudo o que bem entender. Mas por que não é explicado que, conforme a lei de responsabilidade fiscal, o governante é obrigado à executar judicialmente tais dívidas, estando sujeito inclusive em ser enquadrado na omissão de cobrança, que prescreve em cinco anos?

O texto acima é parte da publicação do dia que pode ser conferida AQUI.

Naquele momento já era visível que as propostas que elegeriam tal candidato, acabariam somente em propostas e não deu nem 15 dias de mandato para surgir aquilo que já sabíamos e alertamos muita gente à respeito.

O Foz Notícia nos informa que, “Contrariando a principal proposta de campanha do prefeito Reni Pereira, de suspender cobranças de IPTU na Justiça, os tributos municipais vencidos em 2012 serão levados à execução, mesmo que os contribuintes não sejam notificados. A informação foi publicada ontem (10) no Diário Oficial do Município.” Leia a Integra

Apesar de torcer para a mudança que de fato ocorreu, já se via no momento uma propaganda viciada, dizendo uma coisa que não iria acontecer dentro da normalidade e ainda mais com o caixa aos frangalhos como foi deixado.

Agora foi para a apreciação da casa de leis, mais um refis dando a oportunidade para quem quiser quitar os débitos, que o façam, mas ficam algumas questões pendentes. A primeira é com relação a quem já está respondendo judicialmente seu débito junto ao município no Fórum local, ele terá dinheiro para pagar as custas processuais (e lá é a vista) ou tal encargo será por conta do município (leia-se nós).

Aquele que fez sacrifícios e pagou certinho às prestações onde descontos não foram concedidos, serão novamente ludibriados pela administração já que quem não se preocupou com o débito, deixou o tempo correr, ganha agora de bandeja benefícios em cima de multas e juros? Pra que pagar o IPTU 2013 se em 2014, com os cofres baixos, novo refis surge?

Pois bem, é muito pouco tempo para se fazer uma avaliação completa da administração que, repito, há de ser vencedora. Por outro lado, bem fez aquele que não se pautou naquilo que propunham pois era sabedor que se tratava de uma meia verdade e ai está ela.

E TEM MAIS...
Desabafo do Gersão do Blog do Lago “Desde ontem, 14, a prefeitura de Foz do Iguaçu, sob o comando do prefeito Reni Pereira, dificultou o acesso a informação e a transparência dos munícipes e interessados.

Explicamos: mudaram o método de acesso ao Diário Oficial Eletrônico, agora você deve salvar o arquivo em seu computador, mas ai é que está a dificuldade. Leia a Integra... 

A reclamação do nobre companheiro de blog é que o sistema para leitura dos diários oficiais da prefeitura mudou, você não lê mais on-line e sim baixa-os em sua máquina. Mas quando vai fazer tal procedimento, uma mensagem de alerta de riscos aparece e quem em sã consciência irá baixar o arquivo?

Foi falado que seria uma administração voltada para a transparência...

Ótima quarta... 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Você é ético?


Bastante coisa para comentar mas as obrigações diárias falam mais alto. Deixo vocês com um teste e voltamos na parte da tarde ou amanhã falando dos assuntos em pauta no dia a dia político de nossa cidade.

AUTO AVALIAÇÃO – VOCÊ É ÉTICO???

Este é um teste para sua auto avaliação. Responda a pergunta final com sinceridade e então poderá auto avaliar sua moral.

Trata-se de uma situação imaginária. Você deve decidir sobre uma atitude a ser tomada baseada em duas alternativas possíveis.

O caso:

Você está em São Paulo, em meio aos terríveis momentos de enchentes que normalmente ocorrem na cidade.

Você é um repórter fotográfico que trabalha para uma grande rede mundial de notícias e está em meio ao caos (pessoas pedindo socorro, carros sendo arrastados pela correnteza) e tirando as fotos mais impactantes.

A água cobre a principal via de trânsito e envolve pessoas e veículos.

De repente, em meio ao caos, você vê naquele "Land Rover" o Lula, a Dilma, o Zé Dirceu, o Delúbio e o Hugo Chavez.

Eles lutam desesperadamente para não serem arrastados pela correnteza, que segue direta para um enorme buraco que a tudo engole, entre lama, lixos, pedras. E eles estão sendo arrastados inexoravelmente, e com certeza vão morrer. Você tem a oportunidade única de resgatá-los.

Mas tem também a oportunidade única de tirar uma fotografia jornalística, seguramente ganhadora do Prêmio Pulitzer, que te faria famoso no mundo inteiro, ao mostrar o flagrante inédito DA MORTE de tão famosos políticos.

Não dá para titubear e nem fazer as duas coisas: salvar e fotografar.

Pergunta: Baseado em seus princípios éticos e morais, na fraternidade e solidariedade humanas, que devem ser o forte das pessoas generosas, responda sinceramente: VOCÊ FARIA A FOTO EM PRETO E BRANCO OU COLORIDA???
Ótima terça...



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pense em alguma coisa supérflua...


Acertou em cheio quem pensou em um deputado. O custo benefício para o cidadão brasileiro não compensa de maneira alguma e eles em Brasília e nada, é a mesma coisa. Com certeza algum beneficiário direto ou indireto da atividade parlamentar, deverá me criticar com o que falo aqui o que é absolutamente compreensível, até eu mordendo como assessor lá manteria minha boca calada mas como não é o caso, vamos ver o que nos oferece as excelências ao povo brasileiro (digo a maioria que não tem cargos em comissão e nem é dono ou diretor de empreiteiras e afins).

Mas vamos aos números, no ano que se encerrou, foram apresentador para apreciação e votação, 1653 Projetos de Lei. Num esforço sem precedentes na história legislativa brasileira, nossos bravos legisladores fizeram que somente 13 virassem leis ou seja, 0,786448% do total (coloco assim pois vão dizer que desprezei ou arredondei números blá, blá, blá...), não é um caso de se aumentar as férias dos dignos, meu nobre povo que os sustentam?

Se o número é baixo, temos índices expressivos para mostrar. 106 projetos ou 6,142583% do total apresentado, sugerem a criação de datas comemorativas, mudanças de nome de trechos de rodovia, viadutos e aeroportos ou a concessão do título de "capital nacional" de alguma coisa para municípios. O montante apresentado é mais que aqueles que tratam da saúde e educação, por exemplo mas quando envolve licitação, o item com maior o segundo maior número de projetos, claro, foi desenvolvimento urbano e trânsito. Vejam abaixo projetos por áreas.

Realmente, cansativo! Dois recessos anuais ainda é pouco, vamos dar o direito que, a cada três meses de trabalho, um mês de descanso.

Mas trabalham tanto que projetos se acumulam, mostramos abaixo 3 projetos e vejam a data que está pronto para apreciação dos nobres.


Citei apenas 3, imagina se não passa dos milhares. Quem quiser ver um pouco mais, acesse Uol Notícias.

Nos representam no congresso, 513 deputados (se não aumentou) o que quer dizer que, em média, cada um deles apresentou 3,22 projetos durante o ano mas podemos considerar que uns apresentaram mais e outros menos, como é o caso do deputado com título em Foz que apresentou 2 Pls em 2012 e mesmo assim, irrelevantes pois um Altera a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, estabelecendo medidas de segurança no interior dos estabelecimentos financeiros e dá outras providências ou seja, estabelece a instalação de vidros opacos separando os caixas eletrônicos e o isolamento físico ente os guichês de atendimento e o outro, acresce inciso ao art. 649 da lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo Civil, ambos apresentados em novembro pois fechar o ano sem nada, seria ruim.

Mas com certeza tem aqueles que não apresentaram nada e nada representam, mas são fundamentais quando os líderes partidários definem que o partido votará assim e eles cumprem à risca o mandado. Isso dá trabalho.

Citar aqui tudo o que eles fazem de bom para a sociedade como um todo daria mais que um livro, mas fica uma pequena pergunta, analisando o custo benefício, eles merecem mesmo isso????

Ótima semana à todos e não se esqueçam, trabalhem duro...

Em Tempo: A Câmara dos Deputados vai gastar R$ 609,7 mil reais em 539 tablets para a Casa. Fonte.