terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tudo parado! Tudo mesmo...

O rádio, sempre ele, nos confirma a informação que o transporte coletivo de Foz do Iguaçu está totalmente paralisado, em razão do não cumprimento da lei que determina a recontratação de cobradores por parte da empresa que detém a concessão para exploração dos serviços. Isso não vem ao caso.

Conforme fato ocorrido com este que vos escreve, tenho a dizer que existe uma certa, senão total, incoerência dos motoristas e cobradores durante o desenrolar da greve. Uma pessoa que não está a par do que está acontecendo, necessita ir ao terminal para pegar outro ônibus, só é avisada da greve depois de passar a roleta e pagar pela passagem.

Sr. Presidente do sindicato e vereador, isso não caracteriza crime? Lesão ao usuário? Pois questionado, o cobrador informa que a partir do momento que embarcou no coletivo, passa a ser devedor da tarifa, mas como devedor da tarifa se o serviço não será prestado? No final das contas e sempre ocorre com as greves, o cidadão que não tem nada a ver com a coisa acaba pagando a conta, é um absurdo!

E no mais, na condição de presidente do sindicato, o nobre vereador deveria no mínimo ter o bom senso de orientar os condutores dos ônibus a avisarem todos os usuários antes de passarem pela roleta, ficando a critério de cada um se segue ou não seu destino. Me desculpe, mas ignorância administrativa maior que essa é impossível pois, apesar de tentarem atingir os patrões, de uma forma ou outra acaba os beneficiando.

Mais...
Aqui na região do BIG, o que mais acontece é roubo durante a noite. Eu mesmo já fui vítima onde entre outras coisas, levaram um bicicleta e uma máquina de lavar do tipo tanquinho. Saíram de casa com os produtos e ninguém viu. Durante o dia solicitei a presença da Policia Militar e fui atendido.

Uma semana depois, uma madeireira aqui na mesma região recebeu a visita dos delinquentes e depois da visita, calmamente na noite, usaram a JK como via de fuga e como sempre, ninguém viu.

Domingo que passou, outra empresa recebeu a mesma visita só que dessa vez, alguém viu. Os “gente fina” – não posso usar outro adjetivo por conta da lei – tranquilamente empurravam um carinho de mão com botijão de gás, aspirador de pó e outros produtos em cima, na maior calmaria. Quem viu, pegou o primeiro orelhão e 190... Nada, Ninguém atendia.

Chegou em casa e via telefone, novamente 190 e novamente, ninguém atendeu e isso era pouco mais das 10 horas da noite. Passados alguns minutos, nova ligação e novamente nada, e os meliantes, tranquilos e calmos, chegaram ao seu destino sem serem importunados que, pela rota que seguiam, só poderia ser o Jardim Jupira, 1 km do local do assalto.

Considerando que o risco de roubos e assaltos ocorrem durante o dia, é comum ver viaturas e motos fazendo o patrulhamento pela região central da cidade. Mas a noite, onde nada acontece, nem mesmo furto de fiação elétrica e relógios, o patrulhamento é perto de zero. Existe uma coisa que eu acho elementar, pessoa andando depois das 10 horas com carinho de mão não é pessoa séria na maioria dos casos. Outra, a pessoa de bem só vai estar perambulando noite adentro em caso de necessidade, os demais são parte dessa organização que vive da noite, que nunca são pegos e se são, imediatamente liberados. Isso indica, está tudo parado ou tudo errado?


Uma ótima terça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?