sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Divergências de Opiniões no ProJovem

Como todos sabem, este modesto espaço é aberto para quem deseja se pronunciar sobre qualquer assunto, desde que o faça de forma responsável e dentro dos parâmetros mínimos de respeito. Sendo assim, publico na integra o desabafo de um leitor contra dois órgãos de comunicação de Foz.

"Caro Amigo Ronald,
 
Diante de constantes ataques do "Tribuna Popular" e "Foz Notícias" (se há algum outro não lembro), enviei o email abaixo ao responsável...

Em relação aos artigos que têm sido publicados por seu veículo de divulgação em massa em relação ao ProJovem Urbano, edição 2013, espanta-me o fato de que estejam postando dados desprovidos de provas, mas tão unicamente baseados em conversas de pessoas de caráter no mínimo suspeito, haja visto que todas as provas que temos em mãos (e que, se houvesse seriedade e imparcialidade por parte de seu periódico, poderiam ser obtidos junto à Prefeitura de Foz, no setor de compras) apontam para o oposto do que vem sendo divulgado por sua empresa.
 
Fico pensando no tipo de personalidade e caráter existam por trás de divulgações desse tipo, e no tipo de conspurcação de consciência (se é que há) dos profissionais (se é que são) que prontamente publicam ou postam matérias, sem se dar ao trabalho de buscar elementos que as comprovem. Até onde sei, o jornalista sério, honesto e acima de tudo ético, é aquele que, de modo imparcial, expõe diante do povo notícias (não fofocas ou calúnias) que, algures possam ser comprovadas.
 
Por parte desse periódico, pelo contrário, tenho observado especialmente em relação ao Programa de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO) edição 2013 os ataques têm sido constantes, suponho que alguém esteja lhes pagando muito bem para tal, alguém com certeza consumido pela inveja e incompetência de fazer algo construtivo, e cujo desvio de caráter o conduza a buscar outros de igual índole para atacar um trabalho que está sendo feito na maior seriedade e legalidade.
 
Fico imaginando, por outro lado, porque não houveram ataques à gestão anterior do ProJovem, (2009/2011) da qual se fala mentirosamente que houveram 1274 alunos (os documentos existentes na Escola Municipal Adele Zanoto provam o contrário) e cujo coordenador (que por educação e ética não citarei o nome) deixou apodrecendo no setor de artesanado milhares de livros (cujas imagens estarão sendo levadas à público oportunamente) que, inclusive, estão lá até hoje, não tendo sido devolvidos ao setor de origem (MEC/SICADI)???
 
Percebi que também o "Foz Notícia" fez a mesma divulgação de seu periódico. Estranhamente, contudo, esse site não tem qualquer menção de nomes, de responsáveis ou qualquer local para contato. Percebe-se em detalhes como este no mínimo a falta de ética profissional, já que não permitem a quem quer que entre em seu site, um local para contato ou reclamações.
 
Diante de tudo isto, senhores do "Jornal Tribuna Popular", recomendo, sinceramente, que os senhores tenham maior cautela em suas publicações, a fim de que sejam reconhecidos como profissionais éticos e que desenvolvem seu trabalho com imparcialidade (se é que são jornalistas de fato) e seriedade. Do contrário, ainda que não sejam alvo de algum merecido processo cível por calúnia e difamação, perderão o crédito por parte de leitores conscientes e honestos. A menos, é claro, que se preocupem apenas com alardes e politicagem; sendo este o caso, nada mais posso fazer senão lamentar e buscar distância de personagens de tal constituição.
 
Cordialmente,
 
Carlos Alberto Bachtold
Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Coord.Geral ProJovem Urbano 2013
Portaria 53.324 de 09/09/2013
9935-4377

Isso posto, deixo claro e o mesmo espaço está aberto aos meios de comunicação citados para sua defesa se assim acharem necessário. Basta enviar um e-mail para ronaldalbanez@hotmail.com e a publicação será em seguida. Vou omitir minha opinião pessoal a respeito do caso em razão de não possuir subsídios no momento que de respaldo a uma posição favorável ou contrária, mas fica a questão aberta para a opinião de todos.

E não se esqueçam de alterar o relógio amanhã!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?