quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pensamentos à Granel

Salve, Salve! É bom aparecer de vez em quando, sei disso. Ocorre que as coisas na cidade ocorrem no mesmo ritmo de anos anteriores. Uns juram que não pois vivemos no paraíso administrativo já outros, o inferno prevalece. Eu, que não tenho nada com uns e nada tive com outros, afirmo que tudo anda do mesmo jeito, só muda o discurso.

Mas quem discursou na semana ainda em curso foi a classe médica. Dependendo da forma que se vê o problema, devemos apoiar “com ressalvas” (termo lindo para políticos). Não deixam de ter direitos em razão de que o plano da presidente (me recuso a deturpar nossa língua pátria) foi lançado para cobrir um problema muito mais crônico que a falta de médicos, a falta de infra-estrutura.

Neste quesito estamos bem, obrigado! Mas em sã consciência, nenhum médico vai ao interior trabalhar em hospitais sem estrutura mínima (isso quando existir hospital) ou vai?

Agora, por outro lado, tem médicos lotados no serviço público que chegam ao trabalho, picam o cartão e vazam do trabalho, como mostrado em reportagem em rede nacional pelo SBT. Nesse caso, podemos afirmar que tem médicos que não querem concorrência, essa vem a ser a ressalva.

E a Dilma voltou atrás na exigência de 2 anos de trabalhos médicos ao SUS após formado. Como se tratava de uma atitude recheada de ditadura, voltou atrás e somente a residência médica será feita em hospitais públicos, menos mal. Mas um comentarista lembra que, eita governo que atua na base da tentativa e erro.

Mas falando em reportagem, tudo que explode de bomba no Brasil, em todos os níveis públicos, é feito por alguma equipe de reportagem que não faz parte do esquema. Quando a denúncia chega ao conhecimento da população, os infratores são afastados e os governantes falam que não aceitam atitudes inadequadas. Só que, se não for a imprensa honesta, a coisa fica do jeito que está e não se fala mais no assunto. A ALEP no Paraná sabe bem do que falo.

Falando em Assembléia Legislativa vem a mente o Tribunal de Contas. Sinceramente não sabia que uma contabilidade possa ser aprovada com “ressalvas”. Oras, a coisa está certa ou não ou existe a meia boca contábil?

E o ministério público se uniu contra os vereadores após a chiada do presidente do legislativo Zé Carlos. Eu comentei à respeito do corporativismo que é regra nos legislativos Brasil afora e não seria diferente no ministério público. Esse caso ainda vai dar muita manchete por ai.

Mas falando em assessores, alguém conhece algum assessor de vereador que leva uma vida de nível compatível com aquilo que recebem? Só para saber!

E o hospital municipal parece que vai entrando nos eixos mas não se animem não, tudo é uma questão de tempo para desandar. Pode ser nesse ou no próximo governo pois se tem uma coisa que não dá para confiar nesse Brasil é qualquer coisa funcionar quando se trata de administração onde a indicação é política. A Petrobrás é um exemplo. Querem mais? A Infraero é outro!

A Lei da Ficha Limpa em Foz vai surtir efeito ou se trata de mais um “Papai Noel” à população. É mais uma pergunta.

Mas vocês viram só que xique, o SBT Foz agora faz campanha para o governador mostrando o monte de verba que ele liberou para a saúde de Foz (liberar é uma coisa, chegar outra!). Me chamou a atenção o recado final da propaganda que estou ajudando a pagar, que a saúde é um sinal de respeito com o povo e com a devida permissão complemento “não se esquecendo povo, o ano que vem sou candidato”....

Mas o Luciano Alves é meio maluco mesmo, cobrando das autoridades o nome e a foto dos fugitivos da penitenciária de segurança “semi-máxima” de Foz. Nobre Luciano, você publicando a lata dos caras poderá causar “constrangimentos” aos fugitivos e o resultado já sabe, né?

Ótima quinta, sexta, sábado, domingo e volto no dia que der vontade. Que Deus ilumine todos...


Descanse em Paz Carlão, meu velho amigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?