quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Médicos e Apaes, trilham o mesmo caminho

Já abordamos aqui a questão da falta de médicos e a possível ameaça de contratação de estrangeiros para a função. Seria uma solução mas não é. O problema crônico brasileiro em todas as áreas, atende pelo simpático nome de infraestrutura, nome que é simpático para a população e os setores que produzem riquezas, mas que causa calafrios em muita gente, principalmente os que despacham, via Brasília ou capitais.

A estrutura brasileira disponível para atendimento à população no quesito saúde, para ser pobre demais, necessita melhorar muito, salvo exceções como Foz do Iguaçu que apesar dos pesares, ainda está bem. Agora, sem as mínimas condições de funcionamento, o produto a ser importado pela Dilma ficará no local determinado por quanto tempo? Muito pouco, a não ser que venham uns doidos.

Mas o que tem a ver com as Apaes? Tem a ver que querem colocar crianças com necessidades especiais junto aos demais alunos naquilo que eles chamam de inserção social. Seria uma boa ideia, recheada de boas intenções, mas assim como a saúde, existe as mínimas condições para receber tais alunos? O estado possui profissionais capacitados para tal finalidade? Os prédios que abrigarão os recém chegados tem condições mínimas? Claro que não, mas o senado e a câmara de deputados acham que sim e não podia ser diferente, seus filhos estudam em colégios particulares e o senado gasta 5 milhões em 7 meses no Sírio Libânes, como eles, que fazem acontecer, tem conhecimento da realidade?

Com todo respeito que merecem, mas tem hora que chego a acreditar que essas gente pensa pelo calcanhar, só pode!

Falando em pensar pelo calcanhar, tem deputado querendo tirar da constituição a palavra ética por acreditar que a mesma tem um significado subjetivo. É tão subjetivo que fez a parte boa da população marchar dias atrás contra os abusos que impõem sobre nós. Oras, significado subjetivo é.... (cada um escolha um adjetivo a seu gosto).

Quem não pensa pelo calcanhar mas pelos fundilhos do bolso é o tal Instituto Chico Mendes de preservação de Meio de Vida, digo, Meio Ambiente, que vai aumentar a tarifa para acesso a Parque Nacional do Iguaçu, a partir do mês que vem, em 21%.

E quem fala pelo calcanhar. Tem uma propaganda na TV do Ratinho falando maravilhas da preocupação do governador Beto Richa com a saúde do povo. Enquanto o blá, blá, blá caça votos fala, o hospital da Unioste em Cascavel pede em ofício, encarecidamente, que os órgãos de segurança e socorro da cidade não mandem mais pacientes para aquele hospital, pois tem gente sendo atendida nos corredores. Agora imagina se o governador não desase bola à saúde do povo paranaenses...

Duas coisas que gostaria de saber...

Como duas senhoras do Meio Ambiente de Foz consegue largar o trabalho em horário de expediente e ir trocar um chuveiro elétrico no BIG, usando viatura daquela secretária? Aconteceu quarta-feira retrasada, dia daquele frio terrível.

E como a TV do Ratinho mostra um cinegrafista da emissora filmando dentro de um carro conduzida por um militar? A questão, o militar está dirigindo o veículo da emissora ou o cinegrafista está dentro da viatura em serviço...

Usando então da ficção, podemos sugerir um provável diálogo:
Soldado
– Estamos nos dirigindo para a região tal em perseguição a supostos bandidos...
Comandante
- Espere a emissora chegar e depois prossiga...


Ótima quinta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?