sábado, 29 de junho de 2013

Vamos entrar no segundo tempo do ano de 2013...


Estive olhando ontem uma pesquisa relacionada ao governo Reni Pereira, onde o conceito dele não parece bem das pernas não e isso, confesso, me causou uma certa curiosidade pois no meu entendimento e pelo tempo de governo, até que não está tão ruim assim.

Pois bem, se a pesquisa levantou tal número, deve existir uma explicação e vendo as coisas com um pouco mais de atenção, não é difícil uma dedução, não interessa a forma, o povo quer serviço público de qualidade.

Vou citar três pontos que pude presenciar e que talvez sirvam como parâmetros. No ano que passou, durante a propaganda eleitoral, foi dito que, em 90 dias a questão das cirurgias eletivas estariam resolvidas e as consultas com especialistas também. Eu necessito fazer um exame com um oftalmologista e segui os caminhos que todo ser humano faz, fui colocado na posição 795 da fila, dei entrada no dia 19/06.

Pelo jeito noventa dias não foi suficiente e sabe-se lá como vai estar minha visão até lá. Tudo bem, se não pode cumprir, não prometa!

Naturalmente esse é mais um problema herdado mas uma coisa que não foi herdada e começou neste ano foi o fechamento de Postos de Saúde durante a semana para cursos de capacitação de funcionários e aqui no Jardim América estava fechado ontem, pela terceira vez na semana. Oras, não seria possível uma grade onde um funcionário por vez, que cada unidade, participasse do mesmo sem a necessidade de fechamento do mesmo?

E tem mais, capacitar pessoas que já estão há décadas na função, acho que não pegou bem. Seria melhor algo como curso de aperfeiçoamento ou reciclagem. Esse é um ponto.

A transição do HM e seus problemas foi, em parte, mal sucedida e o povo paga por isso. São problemas para todo quanto é lado, basta ir lá e ver ao vivo e situação, a propaganda passa longe da realidade. Vai melhorar, torcemos, mas o povo não estava acostumado com isso.

Outra questão está relacionada ao ensino público municipal. Até o ano passado, todas as apostilas cedidas aos alunos eram feita de forma gratuita e hoje se cobra R$ 15,00 por unidade. Em um bairro onde a maioria dois alunos matriculados são filhos de pessoas que vivem do comércio paraguaio, imagina a situação.

Sendo assim, podemos concluir que o povo não quer saber de onde ou como o dinheiro chega, quer atendimento de qualidade. Se o gestor público ofereceu por um tempo serviço de qualidade e se o fez de forma contrária a lei, problema dele (que é o caso das denúncias contra o ex-prefeito) pois deveria saber o que estava fazendo e os riscos inerentes a sua atitude.

Quem assume no lugar tem que, na pior das hipóteses, manter o serviço ou melhorar, caso contrário, o resultado aparece nas pesquisas.

ABSURDO???
Voltando ao assunto do Hospital Municipal, vi dias desses um colunista achar ser um absurdo um médico ganhar R$ 50.000 por mês baseado em esquemas de notas fiscais, como supostamente funcionava o esquema cuja administração estava a cargo da Pró-Saúde. Bom, tudo depende do ponto de vista e daquilo que a gente conhece como custo/benefício. Concordo com a colocação que trata-se de um salário alto mas deixa de ser absurdo quando...

O salário que a rede municipal paga ao médico não chega nem ao dobro do que é pago a um cargo em comissão sendo que, nestes casos tem os que merecem pela responsabilidade e os indicados.

Receber quase a mesma coisa que um vereador que, em certos casos, nem estudo tem.

Seria um absurdo se as mordomias que os cargos eletivos hoje oferecem amparados em lei feita por eles para eles.

E mais absurdo ainda, pedir reembolso de combustível em um ano, cujo montante daria para dar algumas voltas ao redor do globo...

BRASIL....
E a Dilma parece que não viu ou não foi informada mesmo à respeito das manifestações, quando sugere um plebiscito para a reforma política. Claro que o tema apareceu mas em quantidade insignificante. O que o povo quer e cobra mesmo é melhor transporte público, fim da corrupção, saúde e hospitais de bom padrão, segurança e ensino de qualidade mas não, como tudo isso depende dela, a mesma jogou a bola para o congresso como se não fosse ela a presidente, perdão, Presidenta!

Curiosamente, nas manifestações ocorridas Brasil afora, a polícia se concentrou nos estádios e nas câmaras, assembleias e palácios. O comerciante que gera riqueza que sustenta tudo isso dito acima ficou à mercê dos marginais, é brincadeira?

PARANÁ
E o Beto nomeou o Sr. Ezequias Moreira Rodrigues, aquele deputado do caso da “sogra fantasma” que vai continuar respondendo processo por desvio de dinheiro público na primeira estância. Ninguém admite, é claro, mas a intenção do Sr. Ezequias era obter o foro “que pobre e pagador de impostos não tem” privilegiado, medida negada pela juíza Luciana do Rócio.

Curioso é que, os Srs.  Ademar Traiano, Valdir Rossoni e Luiz Accorsi, do pelotão político do governo, usam a prerrogativa que possuem de poderem marcar o dia e a hora para serem ouvidos pela justiça, já que são testemunhas de defesa, desde o ano passado protelam seus depoimentos pois o réu somente poderá ser ouvidos, após a manifestação das testemunhas.

Como as três figuras acima citadas são amigos do Sr. que foi nomeado pelo Beto Richa, a coisa cheira a atitude protelatória dos deputados e se a nobre juíza resolver mandar prender o cidadão, ato que é previsto em lei, como fica?
Ainda bem que o Beto nomeou o genro e não a sogra fantasma. Vocês estão rindo? Eu não duvido de mais nada quando se parte de políticos pois a gente nunca sabe qual o verdadeiro interesse pessoal de cada um.

Agora que dei um limpa no fígado, ótima final e semana à todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?