sexta-feira, 12 de abril de 2013

O preço do tomate que me assusta, não o MP!

E corre Brasil afora uma mobilização dos servidores do Ministério Público, contra a tal PEC-37 que tira o poder de investigação do órgão, seja estadual ou federal,  transferindo tal atividade à Polícia Federal e Civil. Bom, basta ver de onde  vem o autor da proposta para, em sã consciência, ser contra.

Uma proposição aumentando o poder de uma instituição que defende o indefeso povo ninguém faz mas criar uma onde o propósito escondido na medida é claro, beneficiar salafrários, é norma. Que tal, para o bem geral da nação a aprovação de tal PEC e tirando, como contrapartida, o foro privilegiado dos deputados? Não seria uma boa?

Eu defendo o MP por uma questão bem simples, não devo nada à justiça e assim sendo, me causa mais problemas o kg do tomate que um servidor lotado naquele órgão. Assim sendo, eu assinei a petição no site do MP. Agora, se você está muito próximo da boca do caixa, vive de licitação e transferência de 10 por cento, entre outros artifícios corriqueiros eu entendo sua disposição em não assinar tal petição pois como diz aquele ditado, quem tem, tem medo!

100 DIAS DE GOVERNO
Na quarta passada foi o dia que se completou 100 dias de governo não só em Foz mas na maioria das cidades brasileiras onde se trocou a administração pública.

Para comemorar a data, o Órgão Oficial do Município lançou um release contando as peripécias de 100 dias de administração e uma coisa me chamou a atenção, o título da matéria.
É natural que quem escreveu tal matéria assim o fez senão perde a boquinha e saco do chefe foi feito para ser puxado mesmo. Mas por outro lado, um título mais dentro da realidade pouparia um árduo trabalho meu, uma vez que das centenas de ações citadas, achei na verdade umas 2 dezenas e procuro incansavelmente as outras 8.

DESPESAS
Fala a matéria dos mais de 100 milhões deixados de herança pelo governo anterior mas não cita nadinha à respeito da arrecadação nesses 100 dias, sem contar com um Refis "vapt-vupt" com prazo de 28 dias quando antigamente o prazo geralmente batia na casa dos noventa. Imagina só a correria, até senha tiveram que entregar.

OBRAS
A matéria em pauta diz ainda que "Uma outra obra mereceu destaque, a conclusão no trecho da avenida João Paulo II, entregue e liberado em fevereiro. “Era um compromisso feito com a população”, argumentou Reni. Com o acesso liberado no trecho de 800 metros, que fica entre as avenidas Costa e Silva, (altura da rodoviária) e República Argentina, (altura da academia Fit Foz), os motoristas terão a opção de um trânsito mais dinâmico para acessar os bairros Morumbi e São Francisco."

Em uma rápida consulta no site do Governo Federal, veja o que encontramos e a data da transferência:
Em dois dias o prefeito anterior não poderia ter gasto a verba e assim sendo, restou ao novo prefeito dar continuidade aquilo que foi iniciado.

Se analisar tudo com uma lupa, veremos que a coisa não é tanto assim como foi contado pela assessoria de imprensa do governo. É inquestionável que a situação herdada é complicada mas não precisa aumentar tanto, né? Quando se aumenta uma coisa de forma desproporcional a verdade aparece logo adiante e quem fica com cara de "qualquer coisa"? É o caso da dívida herdada de 800 e tantos milhões e agora falam em 150 milhões. Concordo, a diferença é pequena mesmo, desprezível até.

APOSTILAS
Um crime terrível cometeu o Paulo na sua gestão. Onde já se viu gastar dinheiro do povo dando apostila grátis para os alunos da rede municipal (alô MP). Isso não pode. No atual governo, criança que quiser ter o material tem que pagar, eu mesmo já dancei com R$ 25,00 para minhas duas filhas e não teve saída. Eu disse à elas ou eu pago as apostilas ou compro tomate para a salada, vocês decidem!

Ótimo final de semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?