segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma operação com característica de reality show


Antes de mais nada, faço uso das  palavras do arquiteto Nilso Rafagnin, que ilustra bem aquilo que penso a respeito do tema. Ele disse em rede social que “Entendemos que o conceito de segurança deve se bem mais abrangente. Deve envolver uma melhor capacitação nos níveis superiores, nos níveis intermediários, dos setores de fiscalização das prefeituras, corpo de bombeiros e da própria cidade, no setor dos hospitais e defesa civil bem como no próprio planejamento de uma cidade ou de nossa região, como no nosso caso aqui, envolvendo a Região Trinacional.”

Todas as operações que visam a segurança do cidadão, seja ele turista ou não é obrigação do estado e a operação desencadeada na sexta feira que passou em Foz, onde várias casas noturnas não abriram e outras foram lacradas, pode ser visto de duas maneiras, a primeira é que o empresário deve obrigatoriamente estar não só com os documentos pertinentes a segurança do evento, como também de algo mais que venha a dar mais segurança ainda daquilo que é exigido por lei. Isso é fato e louvável a ação dos órgãos fiscalizadores.

A segunda forma de ver a operação é pelo ângulo da publicidade, nada mais que isso. Muitos não gostarão mais é uma realidade, que transmito abaixo.
Se não ocorre a tragédia em Santa Maria-RS, nada disso teria acontecido e, por isso mesmo, derruba a credibilidade dos citados órgãos.

Toda mundo está careca de saber e inclusive a Receita Federal, que todos os bares, zonas, botecos e os escambaus a quatro em Foz do Iguaçu vendem produtos oriundos do Paraguai ou da Argentina sem o devido recolhimento dos tributos e até Santos Dumont já sabia disso. Agora acordaram ou aproveitaram a operação que deveria ocorrer cotidianamente e só agora ocorreu e pior, sabe-se lá quando vai ocorrer novamente.

Não adianta aparecer com uma nota esclarecendo que isso já estava planejado a tempos e que o que houve foi uma incrível coincidência, não foi!
Usou-se uma episódio doloroso para todos para fazer aquilo que já deveria ter sido feito a muito tempo. Coisa que, para os responsáveis pela fiscalização, trata-se do cotidiano. Não passou de um mero espetáculo para a mídia pois tudo se ocorresse como deveria, o espetáculo seria evitado e o povo não teria que pagar horas-extras, pois os funcionários que lá estavam, fazem jus ao acréscimo.

Voltamos ao que disse o Nilso, “...envolver uma melhor capacitação nos níveis superiores, nos níveis intermediários, dos setores de fiscalização das prefeituras, corpo de bombeiros e da própria cidade, no setor dos hospitais e defesa civil...”

FALANDO EM FISCALIZAÇÃO
Só um lembrete direto dos Memesdo Iguaçu.. 

FOI-SE OLVIEDO
Tragicamente também foi o acidente aéreo que vitimou o candidato a presidência do Paraguai, Lino Oviedo, ocorrido na região dos Chacos no Paraguai no sábado passado. Perde o Paraguai como um todo já que foi um daqueles que lutou contra o período de ditadura comandada por Alfredo Stroessner. Muitos não gostavam dele, é claro, mas por outro lado uma boa parcela da população chora a perda de um líder e ´r ruim também aos brasiguaios, que sempre teve nele um aliado. Pêsames à nação do amigo país.

DEU NO LINGUA DI-TRAPO

Como diz aquele velho ditado, cada povo tem o governo que merece. Era só mesmo o que me faltava ler...

A semana vai ser corrida então vamos antecipar algumas horas. Fiquem em paz, ótima semana à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?