quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Caça ao IDEB Foz...

O assunto que anda na boca do povo diz respeito a comissão criada para investigar a nota obtida pela cidade no exame do IDEB de 2011. Sabemos, de antemão, que existem os favoráveis à comissão e aqueles que são contrários. É um caso um tanto quanto complicado e seria necessário ouvir as duas partes envolvidas para fazer qualquer tipo de avaliação e o resultado daquilo que ouvi e pude concluir, não vai satisfazer uma boa parcela ligada a quem a propôs. O resultado será, gaveta!

Pode-se concluir assim uma vez que dificilmente às denúncias partiram de um aluno ou, se assim foi, a mesma foi feita pelos pais orientados por alguém que tem interesse numa provável elucidação do fato. Um professor que não recebeu o "agrado", podemos assim supor.

Outra coisa é que, a melhor escola da cidade é pequena e não suporta mais que 1 turma por período e o MEC, tendo em mãos o censo escolar de 2010, já sabia de antemão quantos alunos fariam a prova por escola. Vamos raciocinar, se uma escola deixou só os mais fortes no exame, será que o MEC não iria ver que existiu manipulação?

Outra colocação que se faz é que o resultado foi usado como instrumento político. Mas espera aí, se até o pagamento de salário atrasado do funcionalismo é usado, com o prefeito indo na televisão contar as boas novas não é atitude política? É errado qualquer governante, seja ele quem for, fazer uso politicamente de algo que tenha proporcionado publicidade gratuita na cidade? Eu acho que não! 

Outra barbaridade que se falou. O vereador que propôs tal comissão disse que se for o caso, vai aplicar uma nova prova. Fica a pergunta, o MEC vai autorizar? A justiça vai emitir uma ordem para cada criança para elas saírem agora dos cuidados do estado para refazer uma prova para atender um capricho? Minha filha vai fazer a prova no corrente ano e qualquer indício de fraude ou artifício, os responsáveis pela fiscalização serão avisados no corrente ano e não vou esperar a posse do próximo prefeito.

Guardei as palavras de uma pessoa ligada à educação e ela foi clara ao dizer que "Vou ser sincero, amigo... Acho isso uma perseguição da oposição... Senão, vejamos... Porque a denúncia só veio à luz agora? Porque não veio no tempo oportuno? Creio que é para justificar um possível atraso este ano, já que é novamente ano de IDEB..."

Pairam dúvidas quanto ao processo, deve ser investigada mesmo mas posso citar algumas coisas mais importantes para o cidadão hoje que ninguém abre o bico, vejamos:

Por que que a câmara não falou nada e nem agiu à respeito da questão do Marco das Três Fronteiras, onde o "Bento" Richa mandou tirar e depois devolveu móveis e ainda faz do local uma garagem para caminhões? A casa de leis fez uma consulta pública para para alterar o Plano Diretor da cidade tirando a função turística daquele local?

Os nobres vereadores já se mobilizam para fazer uma CI para apurar a baderna que são as tais câmeras de insegurança espalhadas pelo município.

Estão a par de que, para se solucionar um problema de corte de árvore, você fica hoje sendo jogado de um lado para outro?

A Câmara vai se posicionar à respeito da família que ficou das 10 da manhã até as 23:00 horas de ontem para ser atendida no HM e só o foi depois de registrado Boletim de ocorrência?

Vou para por aqui senão os edis terão muito trabalho pela frente. Nesta quinta (21/02), às 12:00 horas, Interpelação Pública quanto a questão do Marco das Três Fronteiras comentadas acima. Prestigiem.

Em tempo! Seria bom a casa de leis contratar um expert, para ensinar muitos ali, como fazer uso com segurança no Facebook, Fica a Dica!

5 comentários:

  1. Digamos amigo,eu disse digamos, que realmente nas salas só ficassem os melhores alunos,vc acha que dariam falta para os demais ?mesmo sabendo que i MEC daria falta deles??se houve manipulação foi bem feita meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Quem está insinuando "sujeira" no IDEB, desconhece os mecanismos utilizados pelo MEC e pelo INEP... Se numa determinada sala houver muitas "faltas" no dia da referida prova (como insinuam alguns que dizem que só foram escolhidos os melhores), o MEC suspende a prova porque não há tolerância para um número grande de faltantes... A turma (cujo cadastro e registro é apurado pelo MEC) tem que fazer a prova em "peso"... A maioria absoluta...

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que tá ali só pra fazer média e merda! Precisamos estar mais atentos as sessões pois mais absurdos e bizarrices sairão dali! CUIDADO EDIL DO FACEBOOK, O SENHOR PODERÁ SOFRER ESTE ANO POR CULPA DO SEU ´´HUMOR`` VIA FACEBOOK!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é... É lamentável ter que ler certas insinuações de pessoas que deveriam apoiar a classe e fazem o oposto, colocando em dúvida não apenas todo o esforço que os educadores (professores e demais profissionais envolvidos na educação), mas também a própria capacidade intelectual de nossas crianças...
    Resta saber apenas se certa "aposta" que um certo repórter fez em rede nacional na Rede Massa é para estimular os professores para mostrar que está errado, ou é resultado do fato de saber que haverá algum trabalho negativo, tentando prejudicar a classe e denegrir tudo o que foi conquistado!

    ResponderExcluir
  5. É... Não sei a quantas anda a saúde... Mas se piorou, então estamos "num mato sem cachorro"...
    Bom, espero que tenha uma ótima recuperação de saúde, e, assim que puder e quiser, por favor, debulha o assunto da árvore... Abração.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?