quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vereador desistindo do cargo?


É o que afirmou o vereador Dilto Vitorassi em entrevista ontem cedo à Transamérica-Foz durante o programa Transnotícias. Disse o vereador que está insatisfeito com algumas ações e por isso deve deixar a mesa diretora.

Reclama ele, entre outras coisas, que a câmara municipal começa a nomear assessores que são utilizados para dar suporte ao trabalhos da casa de leis mas, curiosamente, todos são dispensados as 14:00 hora quando o correto seria os concursados cumprirem o horário integral de expediente e evitar tais nomeações, gerando assim uma economia anual para o bem da população.

Disse ele que, na composição da chapa que venceu o pleito para a presidência, o combinado foi que a mesa diretora fosse por esse rumo e como não está acontecendo, ele prefere largar o barco. Disse outras coisas nos 10 minutos da entrevista, sugiro que seja ouvida na integra.

Pois bem, quem conhece o Vitorassi sabe como sua língua é afiada mas o que ocorre e que ninguém quer aceitar é a existência de dedos do executivo na casa, tudo nos moldes da legislatura passada. Quando foi dito que não existiu interferência no processo eleitoral, foi discurso para dar a entender que se tratou de um ato democrático mas na prática, não é nada disso.

E PARECE QUE NA PRÁTICA
O projeto de lei N° 03/2013 que cria a verba de gabinete para custear despesas gerais do prefeito provocou debate acerca da legalidade da proposta na primeira sessão extraordinária  do ano realizada hoje (23). Segundo o vereador Nilton Bobato, que provocou o debate, o imbróglio é jurídico. A proposta que institui a verba de gabinete em R$ 10 mil mensais, sem necessidade de licitação, encaminhada pelo Executivo não contém o impacto orçamentário da medida, contrariando dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação de relatório. O vereador Nilton Bobato (PCdoB) tentou alertar para inconstitucionalidade da proposta e teve o pedido de vistas rejeitado pela maioria dos vereadores. “O questionamento não é sobre o mérito do projeto, mesmo porque não possuímos o impacto financeiro do mesmo, o problema está na desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação do impacto”.

De acordo com o vereador comunista, a aprovação da proposta pode abrir precedentes para irregularidades no processo legislativo. “A minha intervenção visa zelar pelo cumprimento da legalidade no processo legislativo, a Câmara tem o dever de alertar o governo que se inicia para cuidados necessários na tramitação de matérias”.

O vereador ainda alertou que se o projeto for sancionado pela prefeitura, o mandato acionará o Ministério Público sobre a inconstitucionalidade da medida. Fonte.. .

E isso é só o começo. Se a gente partir do princípio que vereador serve para isso mesmo, age com a razão o citado vereador apesar que muitos irão chiar por ser inicio de mandato e coisa e tal.

PAREI POR AQUI...
Deixa a coisa esquentar mais um pouquinho.


A imprensa marron se instalou em Foz?

UFFFAAAAAAAA! TEMOS DEPUTADO FEDERAL
O governador Beto Richa anunciou ontem as mudanças em seu secretariado e, entre os indicados, consta o nome do Ratinho Junior que cede sua vaga em Brasília para o prof. Sérgio de Oliveira, que já deve estar a caminho da capital (se lá já não estiver) para ocupar seu cargo.

Desejamos ao nobre professor dois anos de muitas realizações para Foz pois a coisa aqui esta preta. Na entrevista do Vitorassi comentada acima, diz ele que o Reni só tem 2% do orçamento anual para investimentos. Isso é sério e necessitamos de alguém em Brasília, senão...

REVISÃO DO IPTU
Foi uma promessa de campanha e como promessa é dívida, será executada. Só que tem muita gente cobrando isso do prefeito e não está atento aos possíveis efeitos que vai atingir em cheio quem conseguiu com muito esforço aumentar sua casa e não regularizou na prefeitura.


Uma nova medição vai mostrar uma quantidade de enorme de residências cuja metragem é maior daquilo que consta no cadastro municipal, existindo aumento, aumenta-se o valor venal e como o município necessita de dinheiro, a melhor saída é atender o povo, nesse caso!

NÃO FALEI???
Ontem falei a respeito do comentário do vereador Nilton Bobato dizendo que o Reni Pereira usou um fato para sua promoção e eu disse que é comum entre políticos, não perderem uma chance de puxar a sardinha pro seu lado.

A presidente (me nego a chama-la de presidenta em respeito a língua portuguesa que tanto sofri para aprender mais ou menos) Dilma anunciou redução de 18% na conta de energia elétrica e, aproveitando o embalo....
Ótima Quinta...

Um comentário:

  1. Acho que não foi denúncia, mas apenas um comparativo necessário para o povo pensar. Acho prematuro tratar a questão como "imprensa marrom", já que este tipo de meio usa o sansacionalismo e não tem compromisso com a autenticidade. Já a matéria em questão está bem diferente disso, certo Ronald?
    Abraço
    Marcelo Freire

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?