terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Os responsáveis pela dívida milionária

Conforme notícia vinculada ontem (07/01) pela agência de notícias da prefeitura de Foz, o montante da dívida para o mês corrente está na casa dos 74 milhões de reais e que tecnicamente inviabiliza qualquer caminhada da atual administração, em direção à execução de projetos de seu governo. Por outro lado, o atual mandatário recebe uma dívida na casa dos 800 milhões, junto à previdência dos funcionários públicos. 

Ou seja, tirando-se o pepino junto ao funcionalismo, a dívida de curto prazo é administrável mas a questão previdenciária, preocupa. Mas vem a questão, pelo que se consta não existe um órgão cujos membros são eleitos pela população para justamente fiscalizar e coibir tais atos, evitando-se assim que problemas como os citados venham a ocorrer? Pouco falei nos últimos anos à respeito da distribuição de cargos à parentes e amigos dos vereadores mas agora são fortes os indícios que tais cargos foram distribuídos e os agraciados pelos mesmos, fizeram vistas grossas ao problema, pois saber, tenham certeza que sabiam.

Se existe a questão da divida previdenciária, a direção do órgão responsável em zelar pelos interesses dos funcionários não entrou no mesmo caminho tomado pela câmara, deixando a coisa correr ao prazer do antigo prefeito? O atraso de 1 mês, somente 1 mês no repasse da parte da prefeitura aos cofres do Fozprev já é motivo de bloqueio à certidão que o prefeito precisava para obter empréstimos e realizar as obras, por que não foi feito?

Sinceramente, em nome da população de Foz, daqueles que apoiaram ou não um novo rumo para o município, cabe à atual administração tomar as medidas legais cabíveis, levando o problema à instância responsável pela investigação e punição dos envolvidos, sejam em cima da câmara municipal através de seu presidente (mesmo que seja do partido eleito) assim como contra os responsáveis pela previdência municipal, que cá para nós, prevaricaram e feio.

Correr atrás do prejuízo, isso o Sr. Reni Pereira parece que já está fazendo, mas não pode deixar tal situação passar impune pois, quem deixa que a impunidade impere, está cometendo o mesmo erro. E cabe à nós, população, cobrar para que os malfeitores do dinheiro público, seja de que esfera for, pague pelos seus atos.

É um problema complicado, mas como falamos ontem, é administrável a dívida, mesmo que absurda, e num breve espaço de tempo tudo estará nos eixos novamente mas finalizando, eu quero ver não só um na cadeia, mas uma tropa inteira.

Um comentário:

  1. Nos falta um legislativo que não diga amem, infelizmente oposição ao executivo não há, entra mandato, sai mandato, o legislativo se "cola" ao executivo. E morre o Rei viva o Rei, era o lema do executivo até então, vamos aguardar esta nova.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?