sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Se todo mundo pergunta o que quer...


Saiu a pesquisa IBOPE. Quando saiu uma pesquisa que dava empate técnico entre as duas partes a reclamação foi geral, chamaram-na de mandrake e alguns foram categóricos em afirmar que o que valia mesmo era do IBOPE. Pronto, os números dão empate técnico e qual a bola da vez, que a empresa que fez é terceirizada. É ou não motivo para boas gargalhadas.

Aliás na pesquisa anterior, aquela onde eleitor indeciso não aparece para aumentar o índice do candidato da dianteira, está parecendo Radar com interferência.

Mudando de assunto, toca o telefone em casa e vem uma voz toda alegre (pensei comigo, pedido de voto). Me enganei, dizia o interlocutor “parabéns! você ou alguém de sua família acaba de ganhar um curso grátis.... (vou preservar o nome agora e espero que alguém lá leia), basta ligar para xxxxx.” Olha, a empresa está apelando mais que cabo eleitoral.

Qual veremos primeiro, a inauguração da segunda ponte ou a estreia do Zizão no Corinthians...

Falando em Futebol, torcedor mesmo é nosso estimado amigo Ricardo Pires, mesmo com o Palmeiras na situação que se encontra, não deixa em nenhum momento de exaltar seu time.
Por outro lado, tem uma galera que, se o time está bem colocam rapidinho a cara nas redes sociais, estou falando do Fluminense, mas quando a situação não é favorável hibernam sabe se lá onde.

Falando em Futebol. O Mano convocou a seleção caça-níquel para dois amistosos agora em outubro (de 07 à 17) e para não prejudicar as equipes envolvidas no campeonato brasileiro, convocou apenas um jogador de cada equipe que atua no Brasil, exceto o Santos que com a convocação no Neymar, levou o time inteiro!

Lá em STI parece que tem perseguição política contra servidores da casa municipal, por aqui não escutei nada, todo mundo numa boa?


Enquete, quem faz mais votos, o Elvis ou o China da Motinha???

Tai, dizem que o voto do protesto é a tônica no Brasil, inclusive elegeu o Tiririca. Será que o simpático Motinha leva? Ele disse que vai descer o braço em político safado. Pelo menos uma dúzia vai entrar no cacete, kkkkkkkk.

O cara passou os últimos anos descendo a lenha no deputado, dizendo entre outras coisas que o mesmo não tinha palavra. Curioso, será que agora recuperou a palavra?

O homem adora tanto Foz do Iguaçu que, na primeira chance, tirou a única secretaria que era da cidade ou foi trocado pelo viaduto?

Pergunta que não quer calar, quem o eleito vai apoiar daqui 2 anos, o candidato de Curitiba ou o Candidato de Brasília? É aí que Foz perde mais, seja lá quem for o dono do trono.

Mudando de assunto, você que é fã de salsicha ou de bacon corra para os supermercados pois vem crise dos “suínos” por ai, vejam

Depois dessa, fui ao mercado, ótimo final de semana...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aqui não é viável construir

É o que se da a entender pois tem coisas que passa eleição, entra eleição e sempre a mesma coisa serve para campanha eleitoral. Um deles foi a famosa torre no Marcos das Três Fronteiras que até hoje, pelo que se sabe ficou só no marco. Para não ser repetitivo, surge uma nova torre com um novo nome, Praça do Centenário ou coisa assim.

A perimetral leste então já está forte no calcanhar da segunda ponte e já entrando na estatística da novela mais longa nesse Brasil. Bom, pelo menos a trincheira na Av. Paraná com a 277 agora sai pois seria impossível a obra não ser realizada depois da festa de ontem e ainda mais a necessidade do governador em obter votos, pois 2014 está aí, e a dita cuja será inaugurada justamente nesse ano.

Falando em viaduto, quem deveria arcar com essa obra não era a concessionária que administra o trecho da 277 um vez que cobra pedágio, um dos mais caros do Brasil se não o mais caro? Acho que o diálogo tanto propagado não está tendo seus efeitos não em razão de um contrato, mesmo contrato que existe na questão da concessão do transporte público municipal.

O autódromo é outro, uma coisa necessária e interessante à cidade agora estádio para mais de 20 mil pessoas como mostra as duas partes não dá, jogos do Foz quando atingir mais de 10 mil no campo é motivo de feriado no dia seguinte.

Será que ser um pouco mais humilde e fazer o básico, manter e melhorar o que está indo bem e dar atenção aquilo que ficou pra trás não seria mais conveniente? E se sobrar tempo ($$$$), uma obrinha mirabolante já pensado na eleição seguinte.

FIQUE DE OLHO
Se você já escolheu seu candidato ou ainda está em dúvidas é um problema menor. O problema é que se você necessita tirar a segunda via do título dentro do seu município, lembre-se que o prazo final é hoje. Corra que ainda dá tempo!

2014 VEM AÍ
Conforme nosso informante oficial, o Boca Maldita, “Fim do primeiro turno, Gustavo Fruet deve viajar e definir seu futuro político, que não inclui o PDT ou a base aliada do governo federal. Fruet não quer ficar refém do petismo e pode se filiar ao novo partido que será criado por Marina Silva, tornando-se líder no Paraná. Esse seria o principal motivo de Marina ter gravado para Fruet no horário eleitoral.”

Fica a dúvida então, em 2014 vai levar outra lavada ou vai negociar os prováveis minutos de televisão. Marina Silva, esse muda de partido como se muda de cueca, basta o momento não interessar à ele.

ANIVERSÁRIO DO GOOGLE
Hoje a famosa ferramenta de buscas, entre outras coisas, completa 14 anos de existência e a imagem de abertura faz referência a data. É costume da poderosa empresa americana mudar sua logo em datas especiais, vale lembrar que até Santos Dumont já teve seu nome lembrado.

DINHEIRO PÚBLICO
Existe no município uma cartilha de apoio e orientação ao turista  que deveria ser disponibilizado aos hotéis para serem distribuídos a quem nos visita pois, delinquentes tentaram roubar o colar que se encontrava na vítima, se orientada a não ir para aquelas bandas com tais acessórios, muitas cenas dessas seriam evitadas. E no PY, não se aceita Cartão do Brasil? deveria se arrumar um jeito para que o pessoal não carregue espécie aqui, se perder, perde-se o cartão e não a grana. Chega de gastar dinheiro mostrando obras e mais obras, vamos gastar em coisas de interesse público e essa é uma delas.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTINUA RECLAMANDO

Sou professor da rede pública municipal de ensino, e tenho a necessidade de fazer uso constante de óculos, dado a problemas visuais. O motivo deste artigo, caro repórter, é a indignação que sinto ao ver as mentiras sendo divulgadas pela atual administração ao dizer, na mídia, que a saúde da cidade vai bem, que os postos estão atendendo a todos bem, e que há médicos atendendo a população. Como funcionário público, há meses que estou aguardando para ser chamado para atendimento pelo oftalmologista. E olha que o pedido para marcação de consulta para mim partiu da escola onde leciono, com uma observação de urgente!

Realmente é muito triste o descaso com que os próprios funcionários públicos da saúde, neste meu caso, a pessoa responsável pelas consultas, tem para com os problemas de seu próprios colegas do município. Não posso deixar de falar que a atual administração dividiu o funcionalismo, fazendo com que haja, dentro do próprio órgão municipal uma segregação funcional. Talvez, caro repórter, como aconteceu com os dois artigos postados anteriormente, não sei se por medo ou por respeito à mídia - porque pelos funcionários realmente não é - haja uma pronta resposta agora, e eu seja chamado para ser atendido e trocar meus óculos, e possa melhorar meu trabalho junto a meus alunos. Se assim não for, voltarei a entrar em contato.

Na espera de meu atendimento,

Carlos Alberto Bachtold

Recado dado, o espaço fica à disposição da Secretaria de Saúde querendo responder à nota.

Ótima quinta.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Santa Terezinha em lista de alerta


25 municípios com alerta para a dengue já passaram por epidemia, conforme informações da secretaria de saúde do Paraná, SESA. A partir deste mês de setembro, junto ao boletim mensal com os números da dengue, a Secretaria da Saúde apresentará também uma lista com os municípios em situação de risco ou alerta para a dengue. Neste primeiro levantamento 35 municípios foram elencados e devem melhorar suas ações de combate, sendo que 25 deles já enfrentaram epidemias de dengue nos últimos seis anos.

Santa Terezinha de Itaipu, que já teve três anos epidêmicos, deve ligar o sinal de alerta para o problema, considerando-se um período quente aliado a maior volume de chuva.

Foz do Iguaçu não consta na primeira lista de alerta mas sempre é bom ficar atento ao problema, isso não é questão política para os dois municípios e sim questão de saúde.

MAIS UM FATO CONTROVERSO
Diz respeito à queda da aeronave que faria um sobrevoo na Cataratas na manhã de ontem. Conforme informação obtida no Tribuna Popular, ...”O grande impasse que ocorreu foi quando veio a informação que a Infraero não autorizou o uso da ambulância da Infraero para resgate das vítimas, sendo que existe uma normativa de que até 8 Km da cabeceira da pista a Infraero deverá dar apoio em casos de quedas de aeronaves e resgates. A equipe de reportagem tentou ouvir a Infraero porem não obtivemos resposta.”

Não é de duvidar mesmo pois certos órgãos federais parece que tem o rei no estomago. Com a palavra, quem de direito!

É MELHOR LER QUE SER CEGO
Tudo bem que cada um fala o que quer, mas tem coisas que são prá lá de cômicas, para não dizer trágicas. Uma leitora do Hlucas diz “PS: A entrevista que o Doutor Randas Vilela Batista concedeu a imprensa, falando de saúde pública municipal, e de seus gestores, deveria merecer uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal. Muito elucidativa.”

Está certa ela, passaram a legislatura inteira só aprovando isso, uma a mais uma a menos não faz diferença!

NUNCA ANTES NESSE PAÍS
Foi feita cerimônia ao ar livre para LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DA AVENIDA PARANÁ. Será hoje, 26.09.12 (quarta-feira) às 16 horas lá na BR-277 – Km 728 bem no cruzamento da Av. Paraná.

Acho que o Lula que inaugurou uma maquete perdeu feio dessa vez! Uma medida providencial do Sr. Governador em razão da necessidade da obra, mas em época de campanha e com um evento de tal pompa para política, não dá né?

Aproveita o embalo e já convide a população para abril ou maio de 2014 comparecerem à inauguração da obra, ainda mais que será ano de provável candidatura à reeleição.

MAIS PESQUISA
Um leitor do blog disse, a respeito da postagem de ontem que “TEMOS QUE LEVAR EM CONTA QUE FOI APRESENTADO UM GRÁFICO APENAS COM VOTOS "VALIDOS " E ASSIM NÃO HOUVE MANIPULAÇÃO DE NÚMEROS.”

Concordo em partes uma vez que, ao deixar de lado a quantidade de indecisos e mantendo-se a mesma quantidade de votos de cada candidato, é natural que o percentual de cada um sobe, matemática básica, sendo assim se buscou informar o índice maior quando na verdade não é o correto. 

Considerando que o indeciso também votam e, pelas normas eleitorais considera-se votos válidos a exclusão apenas de brancos e nulos, existiu sim uma quase manipulação ou será que por interesse 2 + 2 passou a ser 4,5?

LAMENTAMOS
E muito o episódio que culminou com a vida do apresentador José Roberto Neto da Tv Tarobá de Cascavel, mais conhecido como Neto. Em sua trajetória profissional o que mais fez foi colecionar admiradores. Deixou uma lacuna nos meios de comunicação.

E o enterro será no cemitério Jardins de Cascavel hoje, quarta-feira 26/09 às 17:00hs.

Aqui do Blog Saibam Que enviamos as devidas condolências à família enlutada.

...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mais uma pesquisa com divulgação curiosa


Bom, pelo menos o que foi ventilado até antes da divulgação era que, pesquisa séria era só o do IBOPE, o resto era Mandrake. Bom, pelo jeito não era bem assim, pois até ex-candidato à dep. Federal fez uso dos números em rede social já preparando o terno do futuro prefeito, ele como vereador, sei não..
.
Mas o resultado da pesquisa saiu até no programa do candidato, mas prestem atenção, é ilusório pois deixaram de fora uma parcela que pode sim decidir uma eleição, os indecisos, simplesmente para aumentar o percentual da pesquisa. Vejam a tabela abaixo conforme informação divulgada pela emissora.

Como podemos ver acima, é óbvio que reduzindo o total de eleitores com a exclusão do votos dos indecisos, o percentual aumenta, 2 + 2 sempre foi quatro. Segundo, a intenção do programa foi mostrar uma diferença maior o que não é verdade, mesmo sendo apenas de 2 pontos percentuais, deixa de ser verdade. O voto do indeciso pode sim alterar o panorama de uma eleição. 

A coligação se honesta como propaga, deveria mostrar o gráfico com os votos dos indecisos e com uma diferença menor, o que é o mais aceitável para o momento, na casa de 9 a 10%. Mas como a maioria não percebe os detalhes dos números, onde você mostra o que mais lhe convém, alardeiam 53% quando na verdade absoluta é 42. Isso se conhece como manipulação de números.

MENOS DEPUTADO, MENOS...
Conforme informação obtida junto a Agência Estadual de Notícias, o governador Beto Richa autorizou a abertura dos procedimentos licitatórios para a construção do viaduto em Foz. Mas candidato afirmou em viva voz em seu programa eleitoral de ontem (24/09) que o mesmo havia assinado o contrato para execução das obras. Contrato sem existir licitação?

ROUBARAM ATÉ OS TOTENS???
Via esse comentário ontem no Facebook, uma usuária informa que todos os totens de um pedaço da Quintino Bocaiúva foram retirados. Os caras que levaram os equipamentos estão em busca de cobre (se tiver) para trocar por drogas ou como falam, foi a prefeitura que tirou em razão de um comitê partidário? Vou acreditar na primeira hipótese.

ASSIM VAI MAL
Quando a gente reclama que as opções para voto do povo está complicada, uns reclamam. Vejam, de um lado o uso da máquina pública conforme relato das pessoas de oposição e de outro o discurso com meias verdades. Ai não dá!

Faço uso do comentário da amiga Lu Allessi do blog  Pitacos de Lua "Eu confesso que até curto o horário eleitoral e fico triste quando ele acaba. As pessoas são melhores e mais inteligentes enquanto estão em campanha: todo mundo educado, preocupado com o eleitor e, principalmente, com a noção exata do que precisa ser feito para melhorar educação, saúde... Aí o horário eleitoral acaba, uns são eleitos e...Todos esquecem o que sabiam antes. "

Aliás fiquei sabendo que tem neguinho (vários por sinal) do facebook que serão convidados a bater um papo com o capa preta em razão de uma afirmação supostamente caluniosa. Sinceramente, não vejo a hora disso terminar e voltar a velha correria de sempre. É muita baixaria pro meu gosto.

LUZ NO FIM DO TÚNEL?
Concessionárias de rodovias poderão ter de divulgar arrecadação
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4051/12, do deputado Walney Rocha (PTB-RJ), que obriga as concessionárias que administram rodovias federais a divulgarem, trimestralmente, as quantias arrecadadas com a cobrança de pedágio. Pela proposta, as empresas deverão ainda informar os investimentos em manutenção das estradas realizados no período.

Conforme o texto, a publicação será feita por meio de cartazes visíveis nas praças de pedágio, na internet e em três jornais de grande circulação na área da rodovia. Todos os dados também terão de ser enviados à Câmara dos Deputados.

Na opinião de Rocha, os usuários merecem uma prestação de contas, pois são eles que custeiam as concessionárias. “A transparência trará maior eficiência e qualidade ao serviço prestado”, defende.

Caso o projeto se torne lei, as concessionárias terão 180 dias para se adequar às novas regras. A fiscalização do cumprimento das normas ficará a cargo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Receita Federal me aguarda, ótima terça, sujeita à chuva...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

É tudo em benefício do povo...


Normalmente os trabalhos legislativos apresentam excelentes resultados na visão dos inquilinos do poder e ruim na visão de quem paga a conta. E como de dois em dois anos temos eleições, aquilo que deve ser obrigação deles é renegada ao segundo plano pois os mesmo tem que buscar votos e assim, podemos concluir que a vida parlamentar é ótima e o discurso fantasioso em prol do povo segue ditando o ritmo do momento.

E falando no “árduo” trabalho em prol do povo, ainda tem gente que prefere trocar o que chamam de “bem bom” pelo sufoco que é administrar uma cidade e seus problemas diários. Estranho!

NOVA PESQUISA NO AR (SENÃO MELARAM OUTRA VEZ)
Se você acompanha as eleições em Foz do Iguaçu, divulgue para seus contatos: hoje pela manhã, no programa CBN Foz (das 09h30 às 12h00), será divulgada a nova pesquisa para o pleito municipal na Terra das Cataratas.

O aviso vem do nobre Guilherme Wojciechowsk e o endereço eletrônico é www.cbnfoz.com.br, todo mundo ligado, principalmente marqueteiros e cabos eleitorais. Agota você eleitor me diga, qual serão nome dado à pesquisa? Perfeita, séria, Mandrake, comprada? Um nome terá, basta saber qual.

DISPUTA ACIRRADA
Vejo na coluna do Rogério Bonato  onde ele fala à respeito da possibilidade de alguns candidatos conseguirem ultrapassar a excelente marca de mais de 300 votos. Para refrescar a memória, na eleição passada 43,3% dos candidatos que prometeram o mundo e o fundo não atingiram essa quantidade de votos. De 301 até 1.000 que é uma quantidade que, dando zebra, pode-se sonhar com alguma coisa, outros 35% ficaram abaixo. Sendo assim e se repetindo a performance de 2008, teremos algo em torno de apenas 21,7% dos candidatos realmente na briga. Quem será?

Disse isso aos amigos com relação a quantidade que não atinge 300 votos e veio a questão, tudo partido nanico, será? Pois vejam, 14 candidatos do PT, 9 do PR e PV; 7 do PTB; 6 do PRP e PSDB, 5 do PRB e PSB, 4 do PMDB, 3 do PMN, 2 para PDT, PP, PPS e 1 para PSDC, PSOL, PSC e PTC. Lembrando ainda que 2 candidatos à prefeito também fizeram menos de 300 votos.

CAMPANHA ELEITORAL
Entramos na penúltima semana do ineficiente horário eleitoral gratuito no rádio e televisão. Temos mais essa semana que entra e até dia 04 de outubro, quinta-feira, com  a última fala dos vereadores. É agora que, como tudo indica, que o pau corre solto. É o momento exato de desqualificar o adversário, vale qualquer coisa até a corriqueira mentira tão comum no momento. Segurem-se...

PORTE DE ARMA AUTORIZADA
“Não é a quantidade de habitantes de uma cidade que deve ensejar a autorização para o porte de arma ou não, mas a natureza do serviço que no caso o exige.” Essas foram as palavras do desembargador federal Luiz Alberto Aurvalle usou para justificar a autorização concedida à GM de Foz do Iguaçu para o uso fora do horário de expediente de armas de fogo, medida que era contestada pelo MPF e estava sendo aplicada desde julho mediante uma liminar..

No nosso modo de ver, não só a questão da segurança em Foz deve ser usada com outros olhos, a cidade em si deve passar pelo mesmo processo. Somos parte de uma cidade atípica e o que se aplica Brasil afora, na maioria das vezes, com certeza não se aplica aqui. Fonte.

E AS CÂMERAS, COMO FICAM?
Mais um assassinato ocorreu quase debaixo das câmeras de monitoramento instaladas na cidade. Já tem gente afirmando que as mesmas não filmaram o ocorrido que poderia auxiliar a polícia na elucidação de mais um crime. Uma coisa é certa, caso não tenha gravado mesmo, cabe um esclarecimento a sociedade do caro sistema implantado e que vai aos poucos vai se mostrando ineficiente, já será o segundo caso.

E o final de semana foi violento na tríplice fronteira, 5 assassinatos. Os motivos todos já imaginam qual sejam.

ATÉ ONDE VAI ISSO???
O governo do Paquistão ofereceu neste sábado uma recompensa de US$ 100 mil pela morte do diretor do filme contra o Islã produzido nos Estados Unidos e que espalhou protestos violentos em todo o mundo muçulmano. Fonte1.

Mas já publicou nota negando a informação, será mesmo? Fonte2.

MORREU NA PRAIA
Foi um domingo que começou esperançoso e acabou em tragédia para os torcedores de Cianorte. Após a equipe paranaense vencer em São Paulo por 2 x1 no jogo de ida, jogando em casa e com o apoio de sua torcida, poderia perder até pela contagem mínima que teria seu acesso à Série C garantida para 2013. Mas não foi isso que ocorreu. Perdeu em casa pelo mesmo placar e nos pênaltis, os paulistas foram mais eficientes vencendo por 4 x 2 e conquistando à vaga, além de participar do quadrangular que vai definir o campeão de 2012 da série D do brasileiro.

Esperava-se público recorde no dia de hoje, em torno de 1.700 pagantes. É o futebol paranaense.

NA FAIXA? ESTOU NESSA...
O Gersão botou a mão no bolso e disse que vai distribuir um caminhão de CD’s até o final do ano, confira lá no Blog do Lago, participe e Boa Sorte! 

Ótima semana à todos...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A pressa é inimiga da perfeição


E pelo jeito, considerando-se a necessidade de um fato que pode ser utilizado como campanha política, o governador do estado anunciou a autorização para a realização da licitação para a construção da obra que vai desafogar o trânsito no cruzamento da Av. Paraná com a BR-277.

Obra que deve ser iniciada no inicio do próximo ano – para desespero de muitos cabos eleitorais que juraram que as máquinas estariam a pleno favor ainda no corrente 2012 – uma vez que o prazo para lançamento de edital, julgamento e demais normas que a lei exige, passa dos 60 dias tranquilo e, se não ocorrer nenhum entrave jurídico, no inicio de março teremos a obra em andamento e com prazo de 365 dias para sua conclusão, inauguração em meados de 2014, época de copa do mundo e de, adivinhem, campanha para o governo do estado.

Olhando a foto do projeto divulgada à nível estadual, podemos concluir que, que fez o projeto cobriu um santo e vai descobrir outro. Quem usa a Av. Paraná para ir ao Paraguai vai ter que mudar a rota em direção à J.K. pois o projeto, pela foto, não prevê essa questão. Quem está na Vila A na região próxima ao Rio Paraná, para ter acesso a BR-277 deverá entrar na JK, encontrar o próximo retorno sentido viaduto e pela marginal que raramente passa por manutenção, adentrar a BR. Ou ainda, ir em busca da também, estrangulada rotatória do CTG Charrua.

Quem chega à Foz obrigatoriamente deverá fazer uso da Costa e Silva ou da JK para ter acesso ao centro e bairros vizinhos pois a entrada pelo novo viaduto não existe.

O viaduto de acesso ao PY na JK vai sofrer um aumento significativo de veículos pois passa a ser o único acesso ao vizinho país, além daqueles situados na entrada da cidade. Os caminhões que trafegam da Argentina ao Paraguai ou usam a Av Venezuela ou a José Maria de Brito para ter acesso a JK ou terão que passear pela Costa e Silva para acessar a BR. Podem utilizar a Av. Paraná para entra na BR em frente ao EAD mas imagina uma carreta realizando o contorno naquele ponto de alta velocidade.

É uma obra importante sim e oxalá seja concluído o mais rápido possível, mas de tantos argumentos que se utilizam para justificar alguma coisa errada no governo, não se poderia arrumar outro para justificar o não anúncio em época de eleição e sim optar por um planejamento mais eficiente? Podem ter certeza, se cobriu um santo para descobrir outro.

Com a palavra, a Secretária de Educação de Foz

Recebemos uma denúncia à respeito das notas do IDEB que foi aqui publicada na data de ontem (20/09-Leiam Aqui) e como costume, levamos ao conhecimento da parte citada. Recebemos então nota da Secretária de Educação Municipal, Joane Vilela, prestando os esclarecimentos à respeito.

A seguir, o inteiro teor...
             Obrigada pela consideração em nos informar sobre o texto enviado para publicação. Agradeço também a oportunidade de fazer alguns esclarecimentos sobre o mesmo.  Enfatizo que procurei ser sucinta na resposta, mas estou à disposição para maiores esclarecimentos.
O IDEB é calculado levando-se em conta o desempenho (nota da Prova Brasil) e o fluxo (índices de reprovação/evasão). Tanto a Prova Brasil quanto os índices de reprovação/evasão NÃO são calculados pelo município.
·         A Prova Brasil é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), a mesma Prova é distribuída para todo o país, vem ao município lacrada e a aplicação é coordenada pelo NRE - Núcleo Regional de Educação (órgão do Governo do Estado) e não pela SMED - Secretaria Municipal da Educação. 
·         Os índices de reprovação/evasão são dados lançados pela escola no SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar), a SEED – Secretaria do Estado de Educação – faz a migração desses dados para o sistema EDUCACENSO (sistema utilizado pelo INEP).
A atribuição de elaborar e corrigir a Prova Brasil bem como a análise dos dados de reprovação são competência exclusiva do INEP a partir dos dados informados pela escola no final do ano letivo. A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu ou a Secretaria Municipal da Educação NÃO têm a atribuição de fornecer dados. O INEP não consulta a SMED sobre dados porque o secretário da escola informa estes dados diretamente ao SERE no final do ano letivo.
Os dados para consulta estão disponíveis no site do INEP. A SMED já recebeu a diretora da escola e representantes da mesma que argumentaram que tiveram 98% de aprovação e o INEP considerou 96%. Devo, entretanto, dizer que as solicitações e denúncias devem ser enviadas diretamente ao INEP que é o instituto responsável pelo IDEB.



Joane Vilela Pinto
Secretária Municipal da Educação
Rua Xavier da Silva, 660 - 14º andar - Centro
Fones: (45) 2105-1246
CEP 85856-630 - Foz do Iguaçu - PR

O perfil dos candidatos à vereador em Foz do Iguaçu-PR


De posse dos dados constantes no TSE, a intenção inicial era ver se a quantidade de mulheres no pleito de 7 de outubro estava dentro das normas eleitorais. Mas foi possível ver outros dados curiosos dos postulantes ao cargo de vereador em Foz. Antes de mais nada, informo que são os dados disponíveis no Portal do TSE em 20/09/2012 e não foram considerados aqueles que tiveram a candidatura como indeferida (mesmo se em julgamento) e aqueles que renunciaram.

Em 2008 tivemos 6 candidatos ao cargo majoritário contra 4 no atual pleito. Se caiu de um lado, subiu de outro. Houve aumento de 16,2% no número de postulantes ao cargo no legislativo, de 179 para 208 em 2012.

60 mulheres disputam o pleito, que perfaz 28,65% dos candidatos. Veja quadro abaixo por coligação.

Temos 4 brasileiros naturalizados (uma Argentina, 1 Libanez, 1 Malaio e 1 taiwanês). 23,08% dos candidatos nasceram em Foz do Iguaçu, 48 em números absolutos. 

Além de Foz do Iguaçu, 7 candidatos nasceram em Santa Helena, 5 em Medianeira e 4 nas cidades de Capanema, Cascavel e Francisco Beltrão, as mais citadas.

Por unidade da federação temos o Paraná com 135 candidatos; Rio Grande do Sul 21; Santa Catarina 13; São Paulo 12; Minas Gerais 8; Mato Grosso do Sul 4; Rio de Janeiro e Bahia com 3; Paraíba com 2; Pará, Mato Grosso e Maranhão com 1.

Comerciantes foi a ocupação mais declarada, 22 vezes. Vejam as demais:


Nascido em 1939, o Sr. Barakat é o mais idoso e Fernanda de Oliveira, do PSC, a mais jovem, apenas 20 anos de idade. 1969 é o ano em que mais nasceram candidatos, 15 no total. 1971 tem 13, 1967 e 1971 tem 11 nascimentos cada um.  

Quanto a escolaridade, foram declarados que...

Essa é a primeira parte referente a compilação dos dados constante no portal do TSE. Na próxima semana vamos tentar fazer um simulado com os números de 2004, 2008 e se pode prever alguma coisa para 2012, na minha opinião, claro! 

Ótimo final de semana à todos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hoje falamos de UPS, política e damos espaço para o leitor


JARDIM JUPIRA CONTEMPLADO
Vejo lá no excelente Blog do Lago notícia que em breve, possivelmente no ano que vem (se não chover muito), será instalada em Foz uma unidade UPS e sua implantação é precedida de trabalho planejado e criterioso. “Fazemos o monitoramento das áreas violentas, com investimento em inteligência, para identificar precisamente os focos de criminalidade nesses bairros e comunidades”

Bom, se partir desse principio, o local da implantação deve ser no Jardim Jupira pois, além de porta do narcotráfico, é o local onde acontece a maioria dos crimes na cidade, partindo-se daquilo que é noticiado. Mas se for mesmo o local escolhido, a polícia entrará assim tão fácil? É a mesma coisa que o projeto Beira Rio, será fácil tirar as pessoas das margens que lá estão não por necessidade (uma minoria) mas sim por conveniência. Esperar pra ver!

AS QUESTÕES POLÍTICAS
O clima continua quente nas redes sociais, cada um defendendo seu quinhão. É natural! A experiência e fatos ocorridos mostra que é muito arriscado sair por ai pedindo voto para esse ou aquele por um simples motivo, se a promessa não for realizada você vai acabar passando vergonha. 

Acreditar em promessa política e em papai Noel é a mesma coisa. Vocês se lembram do atual governador que, quando pressionado, fez uma declaração em cartório prometendo não deixar o cargo de prefeito, se eleito, para concorrer ao governo do estado? O resultado está aí. 

Essa classe se move por conveniência própria, salvo as exceções que são poucas, e nem em documento assinado por eles pode-se confiar. Nobre, vote em quem você achar melhor, em prol de nossa amizade.

Tem uma turma que adora imputar à um candidato responsabilidades de outro, que é a mesma coisa, pois estão junto, etc... Agora, com o infeliz caso das pererecas, nada mais justo que se usar o mesmo argumento, mesmo que o candidato da coligação não mereça. Mas como em política é assim, chumbo trocado pois, pimenta nos olhos dos outros é refresco. E viva a dentadura!

No caso em tela, o apresentador mor da cidade lá estava fotografando o material apreendido. Se fosse da coligação X seria o maior auê mas como atingiu a coligação dele, a máquina fotográfica sumiu. O povo é malvado...
“Você pode falar o que quiser, mas instituto de pesquisa só é bom quando atender meu lado, caso contrário é Mandrake”. Calma Magrão, as coisas são assim mesmo!

Você encontra de tudo na corrida pelos sagrados votinhos. Uns te tratam com respeito e mesmo sendo candidato, não te pedem voto, agem com naturalidade e aos poucos vão cativando o eleitor. Outros, colocam suas propostas e deixam a decisão ao dono do voto. Agora, tem uma turma que, ao invés de contribuir com o candidato que apoiam, acabam afastando o eleitor pois se acham os absolutos donos da verdade. Não é bem por ai não!

Corre a notícia que um candidato pode ter sua candidatura cassada pela utilização da máquina pública em campanha, denúncia feita pela coligação do PSB. Justiça seja feita se for o caso mas tem um porém, o mesmo caso ocorreu com o partido denunciante em Curitiba e o réu levou só uma multa. Seria dois pesos e uma medida?

GVT NAS MÃOS DA DIRECT TV?
De acordo com a agência de notícias Reuters, a norte-americana Direct TV, segunda maior operadora de TV paga no Brasil, detentora da marca Sky, estaria negociando a aquisição da GVT. A Telefônica e a Telecom Itália também estariam interessadas na aquisição da companhia controlada do grupo francês Vivendi. No entanto, as  possibilidades de concorrer com a Direct TV seriam menores. A despeito de atribuir à GVT um forte potencial de crescimento, que pode chegar aos 8,5 bilhões de euros, a Vivendi se mostra sensível à ofertas pela sua controlada como estratégia para reduzir sua dívida e valorizar o preço de suas ações.

NOVAMENTE A QUESTÃO DO IDEB
A coisa pública nunca será perfeita, impossível! Sempre existirá duas faces na moeda. Se existe problemas em certos fatos, devem os mesmos serem solucionados, por isso reproduzo colocação de um leitor do blog.

Caro,
A despeito da propaganda, do marketing, dos cortejos e bajulações feitos em cima do resultado do IDEB 2011, que colocou Foz do Iguaçu entre as melhores cidades do país em relação ao nível da educação (das escolas, bem entendido), não posso me calar diante de injustiças que observo nos bastidores de todo esse carnaval.

Leciono em uma escola municipal da cidade, e em relação ao levantamento feito do fluxo escolar de nossa escola (Escola Municipal Cecília Meireles - Foz do Iguaçu, PR), foi constatado um erro no escore (percentual), que em lugar de 2% (dois porcento) que é o dado real, aparecem 4% (quatro porcento).

Em decorrência disto, nosso IDEB 2011 de 7.1 foi para 6.8...

Além de nossa escola, sabe-se de outras que também foram prejudicadas. Tem-se mantido contado com os órgãos responsáveis, mas até agora nada foi feito para a resolução e correção desse erro. Com isso, pelo menos duas escolas têm seu índice divulgado incorretamente, e estão deixando de receber um dos abonos a que fizeram jus.

Por meio deste veículo de comunicação, gostaríamos de uma explicação o mais urgente possível; pois é preciso uma explicação. Nós funcionários das escolas que estamos sendo lesados queremos saber o que houve? Antes da publicação houve uma conferência do fluxo por parte de nossa secretaria municipal?

A mesma, quando contactada não sabe nos dizer o que está acontecendo...
Torna-se necessária a devida apuração e correção dos fatos e dados.

Quem sabe, lendo este artigo, alguém resolva promover a justiça, apesar da injustiça governante?
C.A.B

Nota: Como cada ponto de vista tem que ser respeitado, mandei o presente texto à secretária de educação para suas considerações. Até o momento nada recebi que possa contestar o teor acima. Como tudo aquilo que meus leitores pedem para publicar, desde que não seja ofensivo e seja a verdade no seu ponto de vista, eles tem o espaço garantido.

Chega por hoje para não falar do Mano, ótima quinta à todos...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Funcionário público indignado


Prezado,

Estou escrevendo para rogar sua ajuda na aceleração de um processo que tramita pelo MP de Foz do Iguaçu, e que está relacionado ao desvio de função de funcionários públicos que atuam no CEM (Centro de Especialidades Médicas), mais precisamente no Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu.

Em suma, o caso é o que segue, pelo que solicito uma apuração por parte do MP e dos devidos órgãos competentes (espero que sejam) para defender não só os direitos humanos, mas também os direitos do trabalhador e dos funcionários públicos.

Em 2008 o laboratório estava com deficiência de pessoal, e precisava de 11 técnicos de laboratório, que são os profissionais responsáveis pela operação de equipamentos técnicos e da realização sumária de exames laboratoriais, envolvendo inclusive agentes patológicos e material biológico com alto risco de contaminação.

 Por alguma razão - talvez para reduzir custos, o edital que foi promulgado e o concurso público que foi aberto foi para auxiliares de laboratório; e as vagas para os auxiliares, eram, coincidentemente, as que preencheriam o lugar dos "técnicos" que estavam em aberto.

 Promulgado o edital, feito o concurso, foram de fato contratados os auxiliares de laboratório que, ao chegarem no local de trabalho, pasme, tiveram que desempenhar a função de técnicos de laboratório... Ora, sumariamente falando, a atribuição de um auxiliar de laboratório se resume na higienização dos equipamentos laboratoriais, tais como vidrarias e alguns meios de cultura, e na preparação de alguns meios, mas nunca na manipulação de agentes infecto-contagiosos, e muito menos na execução de exames laboratoriais e na operação de equipamentos técnicos e de alto padrão.

 Mas por estarmos em estágio probatório (que é de três anos) e por pressão da chefia imediata, temerosos de nossa sorte, acabamos por nos submeter  a tal trabalho, mesmo com nossas remunerações aquém do que a Constituição determina, quando afirma que “a todo trabalho de igual valor, corresponderá salário igual”. Mais precisamente, a diferença do salário de um auxiliar para um técnico de laboratório beira os R$ 1.200,00... O que é uma diferença considerável.

O grande problema, nessa questão do desvio de função, além do pagamento injusto de um salário menor para a execução das mesmas atividades que outro que tinha um salário maior, é também o risco e a exposição do funcionário que está desempenhando uma função que não é a sua, e a exposição das pessoas que ficam sob sua responsabilidade quando o mesmo, vai, por exemplo, fazer uma punção e tirar sangue ou coletar algum material biológico. E, é claro, quando vai operar um equipamento para o qual não está devidamente autorizado em razão de sua função.

 No caso de ocorrer um acidente trágico em virtude de um auxiliar estar fazendo o trabalho de um técnico, de quem é a culpa? A quem deve ser atribuída a responsabilidade? Sim, pois certamente num caso assim, a chefia que impõe a atividade vai ser a primeira a se eximir da responsabilidade e da culpa, e o funcionário vai ter que arcar sozinho com os danos?

 E o que dizer se, sendo procurado, o secretário de saúde mostra-se evasivo, jogando a responsabilidade para a administração que, segundo ele, está estudando um plano de cargos e salários que não existe para os funcionários citados?
 Pois foi o que houve... Passado o período probatório, enquanto havia quem desejasse abrir um processo imediato e exigir seus direitos, houve aqueles que, coitados, apostando na boa-fé inexistente do vice-prefeito, sr. Chico Brasileiro... Contudo, após procurarmos o secretário de saúde, Dr. Alexandre Kraemer e não obtermos sucesso num diálogo franco e aberto, pois o mesmo nos remeteu ao vice-prefeito. Este, numa reunião formal conosco, em nosso próprio local de trabalho, ainda tentou nos enganar, e mostrando-se totalmente evasivo. Agora, segundo ele, a responsabilidade da situação era da administração; nos sugeriu que procurássemos então o procurador do município, o qual admitiu a falha, mas alertou que, em público, jamais isto seria admitido, mesmo sabendo que caberiam indenizações e ônus para a administração do município que, segundo ele, também estava cônscia da situação.

Diante de tudo isto, e sabendo que por fim não haveria possibilidade de uma negociação amistosa sem prejuízo próprio, decidi mover uma ação contra o município, assumindo um concurso na educação e pedindo minha exoneração da saúde, antes que algo mais grave pudesse acontecer. Até porque, as atribuições constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego é muitíssimo clara quanto às atribuições do auxiliar e também do técnico de laboratório. Não há como duvidar que o edital e o concurso no qual fomos contratado foi doloso, visando obter lucro ilícito às custas de nosso trabalho, que não era remunerado de acordo com o que determina nossa Constituição.

Meus colegas ali permanecem sendo prejudicados, e apesar de haver dado entrada em um processo trabalhista no MP,  até o presente momento qualquer providência foi tomada.

Vale ressaltar, caro repórter, que tanto a chefia imediata do laboratório, como também srs. Secretário de saúde e vice-prefeito têm em mãos uma cópia do referido documento e relação de funções exercidas pelos auxiliares de laboratório – dos quais eu fiz parte -  e que se chocam com o que é determinado por lei.

Através de um escritório de advocacia, movi uma ação trabalhista, esta já foi devidamente protocolada no MP e até o presente momento o Ministério Público de Foz nada fez para impedir a continuidade do desempenho das atribuições dos auxiliares de laboratório que continuam se expondo a funções que não são as suas de acordo com o CBO e com o contrato de trabalho mantido.

Eu desempenhei por mais de três anos a função de técnico de laboratório, coagido pela chefia imediata, em virtude do período probatório, e agora que consegui passar em um novo concurso, quero que seja feita justiça, se é que o MP ainda conseguirá fazer o município ressarcir meu prejuízo e fazer com que eu receba o que me é de direito.

No aguardo da publicação e postagem desta denúncia, aguardo o parecer do MP e o desenvolvimento dessa ação na qual também sou participante.
Cordialmente,
C.A.B - Funcionário indignado.

Nota do blog: enviamos o presente texto para avaliação e possível manifestação dos citados para contestar se for o caso mas até o momento não obtivemos retorno. Informamos que o espaço, independente de qualquer tipo de notificação, está aberto para quem de direito que quiser se manifestar.

Enquanto você briga pelo seu candidato, eu me divirto...


Começa a ficar engraçada a campanha aqui pelos lados da fronteira. Aparece de tudo e mais um pouco.

PRECISA-SE DE REVISOR ORTOGRÁFICO
Se pagam bem não sei, aliás nem sei se pagam mas o negócio é o seguinte:
O pessoal responsável pela geração de caracteres nos vídeos deviam voltar correndo ao primário, perolas aparecem a toda instante. Um candidato à reeleição disse que durante seu primeiro mandato no legislativo “... sempre paltou pela...”. Em outra, durante a divulgação de pesquisa eleitoral o quadro mostra que o candidato subio 20, 22...

Não vou prestar mais atenção, senão um post é pouco para tantas pérolas.

TUDO PRONTO PARA A MORDIDA
Mas a gozação corre solta mesmo nas redes sociais. A discussão corre solta. Tem uma coligação chamada Foz Pode Mais. A polícia Federal prendeu uma equipe de um candidato à vereador com uma caixa com centenas de modelos de dentadura, aquelas mais conhecidas como perereca. Pelo que se sabe o dito candidato, que está preso e o caso corre em segredo de justiça, é da referida coligação. Uns não perderam tempo, Foz Morde Mais....

Que azar, se não fosse tão rápido...


MONTEIRO NÃO MORREU
Falando em redes sociais, reproduzo o que li que é “Fiquei sabendo ontem que no centro de convivência Érico Veríssimo no jd. São Paulo uma professora levou em sala de aula um candidato à vereador. O cara dizia para as crianças que era igual ao o Monteiro Lobato ( por supuesto ele se diz escritor). O vereador na sua tentativa de reeleição, contou um pouco da história do "Monterão" pra criançada e fez um pedido, quase uma ordem, que as crianças convençam seus pais a votarem nele. Puta que pariu!!!

Além dessa comparação absurda do cara se achar igual ou parecido com um grande escritor brasileiro faz esse tipo de jogo baixo, aliciando crianças a pedirem votos em seu nome. É muito pequeno chegar ser nojento.”

PODERIA FALAR BEM DO CANDIDATO?
Mas todo fim de debate é assim, aparece a TV entrevistando eleitor e pedindo sua opinião à respeito do assunto. Sempre os entrevistados são apoiadores da campanha quando não cabos eleitorais do candidato e se alguém falar algo contra o interesse da coligação, a edição corta. Engana que o povo gosta ou por que merece ser enganado????

EU DISSE MAS JURO QUE NÃO DISSE.
Dias atrás uns funcionários da educação básica da cidade foram surpreendidos com um e-mail de certo candidato, convidando e parabenizando a categoria pela excelente nota do IDEB, onde a casa de leis concedeu moção de aplauso aos educadores e servidores municipais. Ocorre que o mesmo dito cujo que mandou e-mail, usou a tribuna da casa há dois anos  descendo o cacete no tal IDEB mas agora como convém, se mostra de santinho.

Quem propôs a honraria foi o vereador Nilton Bobato que concorre a reeleição, mas não foi ele o autor da piada acima.

EU FIZ, FAÇO E FAREI...NÃO SEI QUANDO!
Quem vencer às eleições já terá trabalho pois, conforme informa o Lauro Jardim da Veja, “já tem 186 assinaturas na Câmara, o suficiente para tramitar no Congresso, a PEC do deputado Walter Feldman que acaba com a publicidade de governo que não seja de utilidade pública.

Se aprovada, estarão proibidas peças na rádio e TV do tipo “fez estradas”, “fez hospitais”, etc. Ficariam valendo somente campanhas como a de vacinação, por exemplo, ou de educação no trânsito.” Modesta opinião, não passa! O que a tal categoria mais gosta é estar na mídia dizendo asneiras, mesmo se for mentira.


Com o tempo chuvoso hoje em Foz e a temperatura graças a Deus caindo, vamos enfrentar nossa quarta-feira com fé.

E hoje será uma noite feliz, alegria em dose dupla, horário eleitoral e jogo do Brasil, sorria você está sendo (use o adjetivo que quiser). Bom dia!


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Não vale a pena ser professor

Nossa rotina diária é procurar, dentro do escasso tempo livre, se manter atualizado em todas as áreas do conhecimento, seja ela de qual for e a tarefa se torna obrigatória quando você interage com seu publico através das redes sociais. 

E foi nessa busca de informação que encontrei o edital para concurso público que tem como objetivo a contratação de professores para a Universidade da Integração Latino-americana em Foz, a Unila. Lendo o tal edital uma coisa me chamou a atenção e passei uma boa parte do tempo ontem pensando à respeito e só consegui, dentro de minha modesta capacidade de discernimento, concluir que é complicado a carreira de professor seja ela de que nível for pois se existe algo que deva ser aplicado como complicador a uma categoria, quem recebe tal "benefício" é o professor. 

 Acima mostro parte do edital e o salário proposto para a categoria nos anos iniciais, não de estudo que é constante, mas sim durante sua carreira na instituição.

Agora fica a questão, com titulação de Doutor, aqui em nossa cidade, vale a pena? 7,7 mil de salário sabendo-se que, com apenas o primeiro ano primário e tendo o perfeito domínio do nome e saber assinar, pode-se ganhar bem mais que isso, basta durante sua vida ser, digamos assim, líder comunitário ou algo do gênero. Sim, um  vereador na da cidade que abriga a sede da instituição de ensino paga a bagatela de R$ 8.625,00 a partir da próxima legislatura.

O professor quando busca seus direitos junto ao empregador, leia-se governo, tem que partir para a greve como tem ocorrido no Brasil inteiro. No caso do vereador não, basta eles se unirem, escolher o percentual pretendido, colocar em votação entre eles mesmo e com metade mais um ocorre a mágica da legislação em causa própria.

Abordei aqui apenas a questão do vereador, deixei de lado deputados e afins, que além do salário, possuem verba para o bom desempenho do mandato que acaba sempre como reforço salarial, bastando para isso apresentar notas fiscais legais mas imorais.

Um professor, portador do honrado título de doutor, gasta praticamente um terço de sua vida dedicada aos estudos. Não é fácil obter tal qualificação profissional e quando se obtém recebe como recompensa do governo salários de tal magnitude.

O pior de tudo isso são os governantes alardearem por aí que nosso Brasil ou nossos municípios, caminham à passos largos rumo a excelência na educação, pergunto onde? como? quando?

O desequilíbrio na remuneração paga as categorias no Brasil é, sem dúvidas, a mais desequilibrada do mundo. O jovem de hoje, alicerce de nosso futuro e tendo nas mãos os meios de comunicação, chegam facilmente à conclusão que 20 anos na carteira escolar não tem muito valia não pois de duas uma, ou será mais um portador de diploma de bacharelado ou partirá para um cargo eletivo ou de assessoria, sem muitos esforços. E é por isso que não se vê tais pessoas participando de concurso público, pois tais concursos, seja em que área for, exige segundo grau completo. 

Um bom dia a todos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Devemos encarar a luta...


O título era para ser outro, tipo segunda, vamo que vamos, opa... uns iam pensar que faço propaganda política. Que fique claro, não faço e não peço voto à ninguém, nem aos amigos. Comento aqui somente o que falam ou o que pretendem só isso... Nada contra quem trabalha ou tem simpatia por esse ou aquele, a amizade é e será sempre a mesma, mas seja João ou José, falou e eu não gostei posto aqui.

DESVIO DE FOCO?
Parece que estão desviando o foco por algum motivo. A bola da vez na campanha é o tal do autódromo, só se fala nisso. Seria a obra a salvação de todas as necessidades do município? A sequência da questão da saúde que está melhor, apesar da oposição não concordar e da educação que está melhorando, não seria mais útil para toda a população propostas de melhorias nessas duas áreas entre todas as outras de responsabilidade do município?

Eu digo da saúde e educação melhor, não baseado em depoimentos de ninguém e sim da forma que sou tratado quando necessito. Para mim melhorou mas  isso não significa voto ou apoio a atual administração pois tenho a convicção que, se melhorou, foram pagos, e bem por sinal, para isso!

DEBATE
Foi sensacional, um pernilongo não me deu tréguas na sexta-feira. Foi um debate monumental, venci na base do diálogo! Ah!, vocês queriam saber do debate na TV? Fala a verdade, o meu embate com o pernilongo não foi mais emocionante?

CABOS ELEITORAIS
Tem candidato aí que já se preocupa em ficar uns 20 anos no poder, não pelas promessas que ele faz e pelo seu tom até que civilizado em falar, mas sim naquilo que seus cabos eleitorais estão falando. Perfeição, para eles, chegou ali parou!

CASO DO IPTU
A propaganda em cima da cobrança do IPTU continua. Tudo bem que nessa época pode-se dizer tudo o que bem entender. Mas por que não é explicado que, conforme a lei de responsabilidade fiscal, o governante é obrigado à executar judicialmente tais dívidas, estando sujeito inclusive em ser enquadrado na omissão de cobrança, que prescreve em cinco anos?

Se algum advogado, conhecedor do mérito da questão, puder me ajudar na questão ficaria agradecido pois acho que o dito acima não foge a realidade não.

MINUTO DE FAMA
Pode-se falar o que quiser mas que o candidato, suposto “laranja” como dizem, está tendo seu minuto de fama, isso não pode ser negado. Fará mil votos?

DIRETO DA REDAÇÃO
Prestigiando aquilo que é nosso, sábado é dia de conferir O Direto da Redação do Click Foz (http://www.clickfozdoiguacu.com.br) e ver um resumo das principais notícias que fizeram eco na cidade na semana que passou e as perpectivas para a semana seguinte.

Na última edição falaram a Poliana Corrêa, o Bruno Zanette e o Vacy Alvaro. A cara do Garon Piceli nem pensar... Aparece aí meu!

GREVES
Para uma federal e começa uma estadual. Eis o andar da carruagem de nossas universidades e dane-se os alunos. Falando em greve no estado, imagina só se o secretário de educação não fosse vice-governador.

Por outro lado a greve anual dos bancários que deve facilitar a vida do cidadão na próxima terça ou quarta. Bom, pelo menos uma greve da iniciativa privada, que já está perdendo faz tempo para a iniciativa pública, cujos governantes juraram ter pelo servidor, respeito profundo.

DOADORES DE CAMPANHA
Está lá no site do TSE a parcial dos doadores de campanha do Reni e do Chico, sendo que o Dr Aiex e o Elvis não declaram nada até ontem, 16/09. O Reni tem previsto para receber R$ 30.600,00 e o Chico mais modesto, R$ 3.750,00. Pela declaração o Reni já recebeu a quantia de R$ 614.400,00 e o Chico R$ 38.500,00, totalizando R$ 650.000,00 ao Reni e 42.250,00 ao Chico, mas que deve subir consideravelmente daqui pra frente.

Vendo o nome dos doadores podemos ver que de ambos os lados, vai surgir cobrança pelo valor investido. Digo valor investido pois não é doação. A conta será alta, podem ter certeza, não todos os que fazem parte das listas dos candidatos, claro, mas ali constam neguinhos que não dão ponto sem nó, aliás não é só nessa lista não basta aguardar janeiro para ver.

PENSE NISSO....



Ótima semana à todos...