quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hora da retrospectiva ou prospectiva?

Fico com a segunda opção. Não que a retrospectiva não tenha lá seus valores, principalmente na vida pessoal, mas por que temos que olhar para o futuro quando falamos de nós mesmos. Quando o assunto vai para a política, relembrar fatos passados não ajudará em nada no futuro, eles não deixam.


No mais temos que agradecer a Deus pelos momentos de acertos maiores que os de erros no ano que se finda. Os acertos usaremos no sentido de melhorar atos e qualidades e os erros, para servir de alicerce para que tais não mais ocorram, mesmo sabendo que os mesmos são parte integrante da vida.

Na questão política, no Brasil como um todo não existe prospectiva para nada uma vez que o discurso maravilhoso continuará o mesmo e a prática mostrará sempre aquilo que já cansamos de ver. No estado será o ano de  dinheiro farto com vistas à eleição de 2014 e no município, bom no município!

Um prefeito foi eleito com um discurso que trás a esperança e seus atos pós eleições, tem atestado isso, apesar de que algumas promessas de campanha será concluído. Faz parte! O que se espera é um novo ciclo, um ciclo de projeções para que em um futuro próximo tenhamos uma base sólida de crescimento. Que surja um planejamento que seja de fato executado e não só uma peça decorativa que ilustra meios de comunicação. Torcemos sim pelo sucesso da empreitada e não será um mar de rosas não, é um caminho pavimentado de espinhos.

Do prefeito aos secretários, torcemos por muito empenho mas sabendo de antemão que a coisa não será fácil. Se de um lado aparece as necessidades básicas da população onde o consumo de verbas é grande, de outro temos as prioridades secundárias onde o dinheiro é escasso. Vamos ver como se sairão e gente já nomeada que sempre fez o papel de pedra, vamos ver como se sai na condição de vidraça.

Por outro lado temos a “nobre” câmara de vereadores. Bom, ali se pegar pelo passado, chega a dar medo e o pior é saber que membros da legislatura que se encerra, serão parte da próxima.

Digo isso baseado na quantidade de processos e denuncias que o atual prefeito, em final de mandato, responde na justiça e ai fica a pergunta, se alguém processou (seja quem foi) a casa de leis não enxergou nada errado? Eles por acaso não são remunerados para vigiar os atos do prefeito e Cia? Ou são parte da famosa “base de governo” ou traduzindo para um linguajar melhor, o prefeito faz e eles somente endossam e quando surge qualquer indício que possa comprometer o alcaide, jogam debaixo do tapete?

Já faz tempo que os eleitos para representar o povo, na missão de fiscalizar os gastos públicos, relegaram ao segundo ou até terceiro plano sua missão constitucional. Sabem que foram eleito para isso mas sempre fazem aquilo. Surge um grito aqui outro acolá mas nada que impeça a vontade do soberano em agir como bem entender.

Isso dito, não existe e nem pode existir uma prospectiva para eles, pelo menos no nosso modesto modo de ver a coisa mas tenham uma certeza, eu gostaria muito de estar errado.

POUCAS PALAVRAS PARA TAL ABSURDO
A banda da foto é a Chica Égua com letras de duplo sentindo, e muitas vezes de sentido direto, que levam as pessoas a praticarem gestos obscenos e fazerem apologias ao uso de drogas e desvalorização da mulher.

A coisa anda tão banalizada no Brasil, em todos os sentidos, que não estranhem se em pouco tempo tal ridículo venha aparecer na televisão com o apoio de uma meia dúzia dizendo se tratar de gesto cultura ou "chupada artística".

Autoridades nordestinas já se movimentam contra tais atos e para quem quiser ver o que rola em Terezina-PI, basta ver a reportagem AQUI.


Obrigado à amiga Grace Olsson pela informação que no meu modo de ver as coisas, deve ser levada adiante, para que possamos nos prevenir no futuro. 

Curtam na paz o que resta da última semana quase cheia de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?