segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ficar passando a mão na cabeça dá nisso

Mais uma jovem entre tantos adolescentes que de forma prematura nos deixam vítimas da violência urbana. Fica aqui a questão, até quando vai isso?


Toda consequência tem suas causas e a questão de maioridade está diretamente ligada nesses casos. O rapaz é de menor, não é responsável pelos seus atos (mas pode votar) então deve passar por um internação e receber tratamento sócio-educativo que, na prática, não está resolvendo absolutamente nada.

Eles sabem, melhor que muita gente, quais são seus direitos e assim agem da forma que mais convier e ninguém pode fazer nada, principalmente os pais. O sistema deve ser tal que o menor, sendo criado para a prática de ilícito – sim, eles começam muito cedo – tenha ciência que se pego cometendo qualquer tipo de crime, não terá moleza ou ficará somente alguns dias preso. Ele tem que ter medo. Se não tem, quando atinge uma idade mais avançada, não tem mais jeito, comentem barbáries por motivos fúteis, como ocorreu no final de semana, onde uma jovem de 16 anos foi assassinada supostamente por ciúmes de seu ex-namorado. Isso é motivo?

Muita coisa tem que mudar no Brasil, apresar de todos os esforções dos núcleos policiais eles estão sendo gradativamente dominados pela marginalidade e quando a coisa estoura, é complicado e muito mais caro reverter a situação, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos.

PETIÇÃO ON-LINE, VOCÊ JÁ ASSINOU?
Existem três pontos que precisam de viadutos urgentemente em Foz do Iguaçu. Todos estes pontos envolvem passagem pela BR-277 e são os seguintes: trevo da Av. Paraná; trevo do CTG Charrua e conversão da Costa e Silva. Cabe fazer a ressalva que o governo do estado já fez a licitação para o início das obras no trevo da Av. Paraná, entretanto não existe ainda planejamento para o os outros dois pontos. Cabe lembrar que além das filas de trânsito e do estresse, estes pontos são extremamente perigosos. Foz é uma cidade turística por excelência e dona de uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu. Possui uma das obras de engenharia mais extraordinárias do século XX: a Usina Hidroelétrica de Itaipu. É muito incoerente que esta mesma cidade não dê aos seus cidadãos as condições de segurança adequadas de passar pela BR-277 que atravessa a cidade.

Por isso mesmo foi lançada uma petição apartidária para que possamos demonstrar as nossas autoridades nosso descontentamento. Por uma causa nobre, perca 2 minutos e ajude a cobrar tais melhorias, acessando Viadutos Foz e avise os amigos.

E TEM MAIS
Assine também e avise os amigos à respeito da petição que cobra melhorias no nosso Bosque Guarani cujo espaço no coração da cidade sempre foi relegada ao segundo plano. É um espaço arborizado, de fácil acesso e que está sendo subutilizado. Vamos cobrar de nossos governantes para que mantenha o local adequado e que seja criada política de bom uso do mesmo, para o bem da população. Assine em Bosque Guarani.

Não temos Guardas Municipais na parte da noite (nem do dia), Faltam animais, Falta profissionais de todas as áreas, Falta reforma nas grades e na calçada, Faltam avisos e informações, Falta uma limpeza interna no mesmo para tirar árvores velhas, podres e algumas já caídas para plantarem novas e atualizar o ar do mesmo, dar uma cara nova! Vamos juntos reinventar o Bosque e tornar-lo exemplo estadual de cuidados, beleza e utilidade ambiental ecológica municipal/estadual!!! Assinem...

POLÍTICO FAZ DE TUDO PARA EXPLICAR O INEXPLICÁVEL
Conforme analistas de plantão, era dado como certo o veto da presidente Dilma aos artigos que causavam dano aos estados produtores  na questão dos royalties do petróleo.

Uma parte sustenta que não existe quebra de contrato na questão porque não há contrato entre Estados e petroleiras definindo quanto cada um recebe: existe uma lei que em tese pode ser alterada.

Já técnicos do governo sustentam que existe a questão do “direito adquirido” (sempre invocada para justificar interesses) pelos estados produtores e a briga fatalmente iria acabar no STF e pelo andar da carruagem, os estados levariam a melhor.

Lógico que tal partilha é de interesse de estados e cidades não produtoras mas não naquilo que já vem sendo feito há um bom tempo. Propõe a presidente que os novos contratos do pré-sal (que nem existe ainda) tenham a totalidade dos royalties distribuídos somente na educação e ai surgirá um novo impasse, e as demais áreas como saúde e segurança?

Bom, debate a parte, o texto foi feito para rir, se não for motivo para chorar, quanto ao comentário do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), sobre o veto presidencial à redistribuição dos royalties do petróleo: “Ao anunciar, em nome da presidente Dilma, o veto ao repasse dos royalties do petróleo para 25 estados, prejudicando sobremaneira o Paraná, a ministra Gleisi Hoffmann ficou do lado dos governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, contra a maioria dos paranaenses e da maioria dos brasileiros”.

Deputado, só uma questão, quem define é a Gleisi ou a Dilma. Mudaram agora a presidente e nem avisaram a população? Deputado, quer queira ou não ela é pau mandada e já que seu interesse está na tentativa de vincular o nome dela em face de 2014, sua blasfêmia foi um tiro no pé.

ÍNDICE FIRJAN
Foi divulgado no final de semana o índice criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios do país. O Paraná, que aparece em segundo entre os estados, tinha há uma década só um município com patamar alto de desenvolvimento. Hoje são 26. Eles estão entre os melhores desempenhos em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. A medição, feita a cada ano, considera os dados de 2010.

Segue abaixo a situação dos municípios paranaenses onde consta nossa Foz do Iguaçu na décima-sétima colocação no Paraná e 250º. No Brasil.

Pelo que se viu nas propagandas institucionais da prefeitura, se esperava uma posição melhor no meu ver, mas tirem vocês analistas de plantão, suas conclusões. A matéria da Gazeta do Povo pode ser lida AQUI.


JÁ EM FOZ
Conta o Boca Maldita que a questão da presidência da câmara para 2013 já está definida e será encabeçada pelo vereador reeleito Zé Carlos(PMN). Seria interessante pois alternância de poder é necessária quando se vive na plena democracia.

Por outro lado, quem conhece a voracidade do atual presidente, vai acontecer coisas na surdina, podem esperar. Ele não vai entregar assim de graça não e deverá contar e apostam que o dedo do Reni Pereira vai trabalhar.

Falando em Reni Pereira, ele tirou a poeira do passaporte e se manda pras bandas das europas daqui uns dias. Não vai a passeio e dizem as más línguas que no seu retorno, virá notícia das boas para Foz e região. Sucesso Deputado!

Mais Reni. O “assessor de imprensa” dele anunciou o nome de mais um secretário para o ano que vem. Se você quiser acreditar, acredite. Vou esperar a palavra oficial do futuro prefeito.

Enquanto isso parece que foi batido o recorde de visitação na nossa Cataratas, Maravilha da Natureza!!! Parabéns a todos os iguassuenses que contribuíram para este marco!

Os conhecimentos e habilidades aprendidos e desenvolvidos, pelos alunos das escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs  durante  esse ano letivo, serão recapitulados a partir de hoje (3 de dezembro). É quando começa a sétima edição da Olimpíada do Saber, Arte e Esporte, que reúne estudantes das 51 escolas municipais e 31 CMEIs que pelo terceiro ano seguido também participam.

Importante evento. Faz com que o conteúdo de um ano letivo seja trabalhado em todo período, evitando assim que o aluno esqueça. Mas todos os anos tem a abertura do vento, faltou grana em 2012 para o mesmo ser cancelado?

Terminou o brasileiro A, B, C e D, terminou a fórmula 1, todos de férias. Será que a globo não vai dar férias ao Faustão, o SBT ao Portinholi e ao SS. Como é difícil TV em finais de semana. Bom, dos males o menor, existe o Facebook ainda.

Ótima semana à todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?