sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vai mal o ensino médio paranaense


O MEC (Ministério da Educação) divulgou ontem, quinta-feira (22) as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 por escola. Só foram divulgadas as notas das instituições em que mais de 50% dos alunos inscritos no último ano do ensino médio fizeram a prova. A planilha completa pode ser obtida AQUI 

A planilha é composta pelas notas nas quatro provas (matemática, ciências humanas, ciências da natureza, português e linguagens), além da redação. Vamos aos números do Paraná e de Foz do Iguaçu.

A listagem cujas instituições com mais de 50% dos alunos inscritos divulgado, estão relacionadas 10.076 escolas em todo Brasil, sendo 4.096 da Rede Estadual, 1071 Federais, 110 Municipais e 4799 Privadas.

Entre as 100 melhores colocadas pela média geral, o Colégio Positivo de Curitiba ocupa a 16ª. Posição e a Universidade Tecnológica do Paraná a posição 91. A primeira Privada e a segunda Federal. Entre as melhores da Rede Estadual, encontramos o Colégio Militar Cel. PM de Curitiba na posição 734.

O melhor colégio de Foz pela avaliação é o Colégio Bertoni na posição 723 e em seguida o Colégio São José na posição 2113. O colocação obtida por uma escola estadual ficou em 5748º. Que foi o Colégio Ulisses Guimarães.

Na relação, o Colégio Caetano Munhoz da Rocha, de Ibaiti, é a 13ª. Pior escola no universo de 10.076 escola avaliadas e o Colégio Costa e Silva de Foz obteve a pior avaliação, posição 9017.

Veja abaixo a classificação dos colégios de Foz pela média geral.

Analisando as duas matérias fundamentais do ensino médio, matemática e redação, verificamos que em matemática a melhor escola do Paraná, o Colégio Positivo de Curitiba,  despenca da 16ª. na geral para a 28ª. Posição e o Colégio Bertoni de Foz da 723ª. Para 1229ª. Na questão da redação, o tombo é maior para o Positivo pois vai a 40ª. Posição. Já o Colégio Libano Brasileiro, que na média geral ficou com a 4374 posição, mostra que escrever é com eles mesmos pois salta para a posição 1176ª., um salto considerável.

Normalmente tal análise é superficial e não faz comparação com o exame anterior e nem usa como crítica ao atual governo já que a prova foi realizada em seu primeiro ano de governo. O novo governo municipal tem sim que se preocupar com tais números. Fo que adianta possuir um IDEB das séries iniciais elevado se a sequência é falha, não adianta nada. E o estado tem que ficar atento a disparidade existente entre o público e o privado pois em um contingente de 642 avaliadas, somente uma instituição estadual se encontra entre as 100 melhores (28ª. Colocada no estado).

Em cima dos números é possível ver que precisamos melhorar e muito, seja na metodologia de ensino ou o que for. Teremos a médio prazo uma mão de obra mais qualificada se tais números melhorarem e ao município ficar atento, pois repito, não adianta fazer um alicerce da melhor qualidade se as paredes são ruins.

TREINAMENTO NUNCA É DEMAIS
Entre os dias 23 e 30 deste mês, funcionários do Samu, Polícia Civil, assim como guardas municipais e agentes patrimoniais participam de aula prática do curso de direção defensiva com motocicleta.

As aulas acontecem no estacionamento da Cataratas S.A. e na Prainha de Três Lagoas. Amanhã, 23, o treinamento será realizado no estacionamento da Cataratas S.A., entrada do Parque Nacional do Iguaçu, das 8 às 12 horas.

As aulas que serão ministradas na Prainha deverão ocorrer no período noturno em hora e data que serão informadas durante a execução do curso.
Informação com Fátima Ferreira : Comunicação Social – GM

COMEÇA HOJE SÓ NÃO SEI O QUE VAI DAR
Começa hoje, na Quadra do Gresfi, o 1º Campeonato de Futsal dos jornalistas de Foz do Iguaçu, que reúne craques de diferentes redações , assessorias, setores de comunicação de empresas e produtoras da cidade.


A seguir a divisão dos grupos e os cruzamentos da primeira rodada do Campeonato de Futsal do Sindijor Foz. Na sequência serão divulgadas as demais rodadas e uma arte apresentando os cruzamentos das quartas, semifinais e final.

Grupo 1
RPC TV Cataratas
Foz TV/Rádio 97FM
Jornal Gazeta
Itaipu/PTI

Grupo 2
TV Naipi – RedeMassa
RIC TV/Rádio CBN
TV Tarobá/Rádio Cultura
Vision Art
H2Foz/Rádio Transamérica

1ª Rodada – 23-11-12 Horário
Gazeta X RPCTV 20h,  Itaipu/PTI X FozTV/97FM 20h45, TV Naipi X TVTarobá/Cultura 21h30
 RIC TV/CBN X Vision Art 22h15.

A entrada é grátis.

Devido a qualidade de seus atletas, não foi permitida a participação da equipe do Blogueiros de Foz que teriam no José Reis "Cazuza", Gerson Cardoso, Mafra, Ronald, Victor Biasone e Rogerio Bonato como as estrelas. Tudo bem, fica para a próxima.

Outra equipe perigosa é a TV Naipi-Rede Massa que conta com o novo secretário de esportes de Foz, Anderson Andrade. Mas em conversa reservada, me foi passado que basta marcar o Anderson, o Luciano Alves, o Neri Ribeiro e o Cléo Matos, a natureza marca. 

Dispensa-se também a presença de viaturas da PM ou da GM pois a turma é de paz. Por outro lado se faz necessária a presença das ambulâncias do SAMU, SIATE e ITAMED pois não será fácil. Opa! Recebo a informação que a entrada será um envelope de Emplasto Sábia ou então um tubo de Gelol (a turma só aceita spray). Dada a dica, vamos prestigiar!

Bom final de semana à todos

2 comentários:

  1. Em relação ao Ensino Médio da Rede Pública de ensino, acredito que o que está faltando é uma melhor infra-estrutura por parte de instituições e um maior e melhor investimento por parte dos órgãos públicos na melhoria do ensino, começando pela qualificação dos profissionais de ensino, com a oferta de cursos de aperfeiçoamento e culminando numa mudança social ondea indisciplina em sala de aula possa realmente ser tratada como deve, sem a "proteção dispensada aos delinquentes".
    Comparando-se o nível de qualidade de ensino entre ensino fundamental e médio, sei, por experiência, que o grande diferencial está não tanto na qualidade dos profissionais, mas sim no fator controle de classe e disciplina que, de certa forma é mais fácil com crianças do ensino fundamental, mas quase impossível com adolescentes que estão crescendo sem limites em suas casas, sem educação em seus lares desestruturados e para piorar, protegidos por uma legislação manca! Tenho dito!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, nem na reserva...kkkkkkkkk, bom dia amigo!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?