sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma odisseia no Hospital Municipal


"Depois de uma noite inteira com insuportáveis dores abdominais, resolvemos chamar o SAMU para um atendimento emergencial, visto que estava sem condições de dirigir-me a um posto de atendimento médico naquela manhã de domingo – 04/11/2012.

A chegada da ambulância foi rápida! Dentro da mesma, os paramédicos realizaram exames clínicos e detectaram o problema: apendicite. Estava prestes a estourar! Era emergência mesmo. Passaram um “rádio” para a central, que lhes ordenou o encaminhamento para o Morumbi (do outro lado da cidade, posto que moro nas imediações da Vila Adriana). Um dos paramédicos, até comentou com o outro (motorista):

- Para que ir para lá, se emergência deste tipo é para ir para o Hospital Municipal? O paciente vai ficar lá e vai ser mandado pro HMFI...

- Recebemos ordens – respondeu o motorista. Se mandaram, vamos levar!

Dito e feito... Chegado ao Posto 24hs do Morumbi, após outra sessão de exames clínicos (aumentando meu sofrimento) o médico que me atendeu muito bem – Dr. Jonathan Placekos, constatou apendicite. Entretanto, como no HMFI só aceitam pacientes com diagnóstico por exame de sangue, foi feita a rotina... Cadastro, punção, tira sangue, etc... Por volta das 11 horas decidem me encaminhar para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu... Vamos de novo de ambulância... Sacoleja, dói... Dóóóóóiiiiiii... Finalmente, chegando lá o Dr. Kleber atende e faz uma cirurgia muito bem feita. Quero parabenizar o médico e a anestesista de plantão naquele domingo.

O problema todo foi com o trabalho das auxiliares (mais precisamente uma auxiliar) de enfermagem que trabalhou na terça-feira...

Deixo aqui os parabéns às enfermeiras e auxiliares do domingo (04/11), e da segunda (05/11)... Mas deixar aqui minha crítica ao plantão de terça (06/11).
Graças a DEUS que houve uma mudança na gestão do município, pois se fosse pra ficar como está...

No plantão da terça-feira em questão, só havia um funcionário para atender a farmácia do hospital. Quando o mesmo sai para alguma necessidade (almoçar, por exemplo), todos os pacientes ficam sem curativo. Sem falar que faltou roupa de cama, roupa limpa para os pacientes, e na total falta de preparo da auxiliar que atendia o meu quarto (enfermaria). Eu já estava com um acesso (para fins de medicamentos endovenosos) e ela se inspirou em abrir outro. Mesmo sob meu protesto... Resultado, arrebentou minha veia, causando flebite em meu braço esquerdo

Agora só para que se tenha uma ideia do quadro ali instaurado:

Um dos pacientes do quarto, um senhor idoso, apresentando pé diabético, em estado de necrósia, para ser amputado... Em dado momento urinou-se (pois o acompanhante não conseguiu leva-lo até o banheiro em tempo)... E ficou urinado no leito, pois não havia roupa limpa para a troca de cama e do paciente! Pode? Do lado do leito desse senhor, um jovem havia levado um tiro de 38 na perna em um assalto (no Paraguai) e a demora do atendimento ali naquele país, até que viesse ao Brasil, causou a amputação de sua perna... Faltou curativo pra ele!

Eu ali, com uma cirurgia de apendicite aberta (não havia curativo no momento)...

Risco de infecção? Será? Ah... O que acham?

Mas não culpo somente ela! Todo o sistema está em colapso. Naquele dia, haviam 9 pacientes para cada uma das auxiliares (porque a enfermeira, na verdade, fica só de “supervisora” – embora não veja nada). Sobrecarregam os auxiliares de enfermagem, e quem sofre são os pacientes!

A comida... Péssima!

Que fique registrado aqui o estado em que está caminhando o hospital municipal da cidade... Sei, pelas redes sociais, que anda faltando medicamentos... Pois é... Tomara que ponham ordem nesse caos."

O fato narrado acima me foi enviado via e-mail e por questões óbvias, resolvi manter o nome do autor em sigilo. Que cada um tire suas conclusões mas fica a questão, qual a razão de tudo piorar em final de mandato?

PREVENÇÃO, PALAVRA CHAVE
Começaram ontem (8) as atividades alusivas à campanha do Dia Mundial do Diabetes 2012, promovido pela ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu), oficialmente comemorado no dia 14. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a causa que atinge mais de 366 milhões de pessoas no mundo, sendo 12 milhões no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A campanha quer principalmente proteger as gerações futuras com educação e capacitação de jovens e o público, a fim de que possam lidar com a doença. A iniciativa tem o apoio da Federação Internacional de Diabetes que este ano tem como tema “Diabetes: proteger o nosso futuro”.  Trata-se da Semana Azul, que em Foz começa já na quinta (8) com a iluminação azul da torre da RPC/TV.
Fonte:AMN

MAIS DINHEIRO NA PRAÇA
Os servidores municipais receberão, a partir de novembro, um reajuste de 1,02% como recomposição de parte da perda salarial medida pelo INPC. Sei não, parece reajuste Casas Bahia, em longas parcelas.

O governante faz a festa e o servidor público paga a conta. Tanto que até os servidores federais terão, se tiverem, somente a reposição da inflação no próximo ano, algo em torno de 6%.

SANTO PARA ALGUNS...
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de ser responsável por um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos, buscar autopromoção, fazer publicidade pessoal e favorecer o Banco BMG, ao enviar a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma carta com informações sobre o programa de crédito consignado do governo federal. As acusações foram listadas pelo Ministério Público Federal em documento anexado ao processo que investiga atos de improbidade administrativa atribuídos a Lula.

Para ajudar, a ação de improbidade sobre o envio das cartas tem conteúdo semelhante a um inquérito sigiloso em tramitação no Supremo, aberto a partir da denúncia principal do mensalão. O inquérito apura “fatos relacionados às irregularidades no convênio firmado entre o Banco BMG e o INSS/Dataprev para a operacionalização de crédito consignado a beneficiários e pensionistas”. O procurador-geral da República ainda não apresentou denúncia nem revela os investigados.

Leia AQUI a integra da notícia e nada a comentar a respeito e sim ficar esperando qual será a desculpa da vez agora.

VAMOS FICAR DE OLHO PESSOAL
Supremo pede à PF que controle fronteiras para evitar fuga de 25 réus condenados no mensalão. Se você ver alguém da trupe, liga pra PF.

UMA AULA AO MAGISTRADO
Ao transitar pelos corredores do fórum, o advogado (e professor) foi chamado por um dos juízes:

- Olha só que erro ortográfico grosseiro temos nesta petição.

Estampado logo na primeira linha do petitório lia-se: "Esselentíssimo Juiz".
Gargalhando, o magistrado lhe perguntou :

- Por acaso esse advogado foi seu aluno na Faculdade?

- Foi sim - reconheceu o mestre. Mas onde está o erro ortográfico a que o senhor se refere?

O juiz pareceu surpreso:

- Ora, meu caro, acaso você não sabe como se escreve a palavra Excelentíssimo?

Então explicou o catedrático:
- Acredito que a expressão pode significar duas coisas diferentes.
Se o colega desejava se referir a excelência dos seus serviços, o erro ortográfico efetivamente é grosseiro. Entretanto, se fazia alusão à morosidade da prestação jurisdicional, o equívoco reside apenas na junção inapropriada de duas palavras.

O certo então seria dizer:

"Esse lentíssimo juiz".

Depois disso, aquele magistrado nunca mais aceitou o tratamento de "Excelentíssimo Juiz", sem antes perguntar:

- Devo receber a expressão como extremo de excelência ou como superlativo de lento?

PASSANDO A RÉGUA
Corre a notícia que o Prof. Sérgio votou contra a destinação de 100% dos royalties do Petróleo para a educação. Pensamos que deveria ser dividido entre saúde e educação, principalmente nos anos iniciais pois o ganho a médio prazo ao Brasil seria muito grande. Só não pode o dinheiro ser destinado à obras cujo destino de uma significativa parcela acaba nos bolsos de empreiteiras. Mas vamos aguardar a posição dele.

Ótimo final de semana a todos.

Um comentário:

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?