terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os alunos não estão preparados para o ENEM

No último dia do ENEM, os alunos tiveram que redigir uma redação cujo o tema foi “Movimentos migratórios para o Brasil no século 21”, e na saída dos locais de prova, muita gente declarou ter sido pego de surpresa com o assunto proposto, não esperavam um tema voltado para o movimento imigratório, esperavam sim sustentabilidade e outros, mas muito mal informados, esperavam o tema mensalão. 

Oras, nunca na vida um Ministro ligado ao partido envolvido no caso iria propor o tema mensalão, isso é óbvio!

Mas pensando à respeito do assunto durante o dia, vejo que meu amigo Fábio Mayer  disse com propriedade o fato ao afirmar que “Tenho que dar risada desses "alunos" que reclamaram do tema da redação do ENEM. Para quem não lê, para quem não acompanha noticiário, para quem detesta jornais e só olha as imagens ou as fofocas sobre celebridades, qualquer tema é difícil, mesmo aqueles que os cursinhos usam na tentativa de acertar! Quem não tem cultura e tem preguiça em adquiri-la, não faz redação nenhuma!“

Não é necessário dizer mais nada. Mas façamos uso das palavras de Paulo Francis que certa oportunidade falou que "Quem não lê não pensa, quem não pensa será para sempre um servo". Pois é o Brasil é assim mesmo. Pelas reclamações ditas aos meios de comunicação por quem prestou o exame, da a entender que alguns, somente alguns tópicos são parte do noticiário quando na verdade os fatos acontecem numa velocidade impressionante. Quem realmente sabe elaborar uma boa redação, conhece sua arquitetura e está a par de tudo o que acontece sabendo discernir entre a verdade ou meia verdade, faz tal prova com uma facilidade incrível pois sabe e tem capacidade de argumentar o que for. Mas isso não ocorre no Brasil, até professores de cursinho ficaram espantados com a “novidade” pois, mudou-se uma vírgula daquilo que era costume e quebrou a espinha de muita gente, desde professores até alunos.

No próximo ano tem nova prova, que tal abrir mão de uma hora diária de TVs, redes sociais, papos na esquina e começar a se inteirar daquilo que realmente interessa ao Brasil? Fica a dica!

MAIS ENEM
Pelo jeito foi só tirar o Haddad do Ministério da Educação que a prova transcorreu sem moires problemas. Coitada de São Paulo a partir de 2013!

HINO DO PARANÁ
Vem ai uma obrigatoriedade para as escolas estaduais, cantar frequentemente o hino do Paraná junto com a hasteamento da bandeira.  Tudo aquilo que reforça o civismo é bem vindo no nosso modo de pensar mas, por outro lado, todas as sessões do Congresso, Assembleias e Câmaras de vereadores deveriam fazer o mesmo como exemplo aos mais jovens. Não seria sim um ato puro de civismo e ainda mais considerando que quem faz as leis, deveria ser o primeiro a dar exemplo?

EFEITO INDEB???
A Escola Santa Rita, uma das melhores do Brasil no ensino inicial, abriu hoje as matrículas para as séries iniciais. Teve gente que dormiu no porção da escola para garantir vaga naquela escola dada a excelência no ensino. As vagas acabaram rapidinho!

Mas quem não conhece deveria conhecer. É um colégio pequeno, poucas salas e, por conseguinte, menos alunos. Assim fica mais fácil para se administrar a situação e o resultado não poderia ser diferente.

NADA CONTRA A INSTITUIÇÃO
Tem gente que não merece mesmo. Mas um aluno da UNILA é pego com a mão na botija roubando produtos em supermercado. Oras, ganha pra tudo na universidade e ainda vai roubar? Tem gente que não merece mesmo!
Pela foto do camarada não se trata de um coitadinho não, é de classe média alta pra cima, que tem condições de pagar um cursinho para ocupar espaço de quem realmente necessita e o que é pior, não rouba.

MAS DEPOIS DAS ELEIÇÕES....

Ótima terça pessoal....

Um comentário:

  1. Pois é apesar da Veja tentar de novo "furar" o exame, o ENEM está se consolidando como ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior penso que o trabalho e a persistência do Haddad foi fundamental para isso; Mas a última palavra em qualquer movimento ou fenômeno social sempre será da história. Na redação (eu fiz a prova) o que me surprendeu foi a 5ªinstrução: "A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero." - isso aqui, infelizmente, vai derrubar muitos candidatos.
    O Combate a corrupção foi abordado no primeiro dia de prova, Ronald, um abraço e tenha um bok dia!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?