quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dispensa de licitação - Parte II


No post anterior, onde achei estranho o valor da dispensa de licitação para hospedagem e manutenção de domínio do site do Corpo de Bombeiros, recebi diversas colocações, como a do amigo Victor Biasone (visite-o em Arena da Liberdade) que diz "Lembre-se que o limite da dispensa é 8.0000 R$ segundo a lei de licitações (lei 8666/93) e para serviços como esses geralmente são contratados por mais de um ano ou seja, um prazo/período maior e por isso pode ser que o gasto seja ''acima'' do que está ai sendo exposto."

Ocorre nobre amigo, que o texto publicado é claro, pelo período de 12 meses e só cita a manutenção do domínio e hospedagem da página na web. Se no preço, por exemplo, estiver incluso trabalhos profissionais de manutenção da página e todos os problemas que podem advir do processo, apesar de caro seria justificável e digo caro pois uma página bem elaborada dificilmente dá trabalho.

Uma outra pessoa me alcançou via e-mail e como sempre preferiu o anonimato, tudo bem. Ele me lembra que pode ter existido a contratação de um servidor dedicado para a instituição. Muito bem lembrado, mas podemos fazer uma analogia à respeito. Pagar um servidor dedicado para a página em pauta, seria a mesma coisa que adquirir uma Ferrari para atender o deslocamento de servidores no exercício de suas funções. Não dá!

Claro que o valor pago a maior (no meu entendimento) é baixo, coisa de mil e duzentos reais. Mas tal valor se torna enorme quando o dono do mesmo é o povo. Não se gasta assim a bel prazer. O Secretário de Tecnologia da Informação sabe disso, conhece o esquema e por qual motivo não se posicionou contra? Aquilo que se espera de um bom administrador público é ver sua capacidade de fazer muito com pouco e não a de fazer pouco com muito. Ótima quarta...



2 comentários:

  1. Sinceramente, meu amigo Ronald, esse pessoal da TI da atual gestão é um bando de fanfarrões... Eu mesmo tive uma discussão certa vez com um dos "profissionais" que estava enganando o pessoal do laboratório há vários anos, dizendo que determinado software não "rodava" no WindowsXP, quando eu provei que o contrário era verdade! Atuando há mais de 27 anos com informática, quase tive que assinar uma advertência por conta de uma mentira do rapaz que arrogava-se o "bicho" da informática e sabia menos que eu... Lamentável, mas essa é a realidade... Softwares ultrapassados, equipamentos obsoletos, rede comprometida e lerda, sem falar nos bugs que acontecem vez ou outra... Tudo por não aceitarem conselhos ou se valerem de sua "posição" de Q.I. (quem indicou). Fica aí o alerta! Esse pessoal, com raras exceções não sabe o que está fazendo!

    ResponderExcluir
  2. Sejamos conscientes que de fato os ''responsáveis'' peta TI da prefeitura, ou mandato atual, é um fracasso e super atrasada! Mas convenhamos que os mesmos tem até que se ''esforçado'' para ''manter'' alguns iguaçuenses informados e nos munem de artigos e licitações que podem ser desmascaradas como esta em questão! É complicado criticar sem estar lá dentro sabe? Eu digo isso pois na esfera federal, esfera onde eu estagio, realizo DIARIAMENTE dispensas e é tudo público. Já pensou se me chefe tem que explicar por que ele quis comprar os colchões para os presos com empresa A ou B? Ou por que o café veio de Londrina e não de São Paulo? Eu sei lá, cansei de ver com ''maus olhos'' determinados atos municipais governamentais pois sei de fato como funcionam mas que essa dispensa em questão está meio duvidosa, está. Basta irmos atrás dos responsáveis não é mesmo?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?