quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Palpite errado nas eleições

Uma coisa que você mais escuta nas conversas, são os palpiteiros de plantão onde eu me incluo, tentando adivinhar se o candidato que você votará ganha ou não a eleição. No caso da majoritária, dentro daquilo que dizem as pesquisas eleitorais, a probabilidade de acerto é grande uma vez que a eleição está polarizada entre dois candidatos. Agora, na proporcional a coisa pega pois nem sempre uma boa votação é sinal de vitória poiso tal coeficiente eleitoral costuma aprontar das suas.

Então, resolvi fazer um exercício de futurologia. Aos candidatos que participaram no pleito de 2008, mantive  sua votação certo que em alguns casos pode-se ter uma aumento significativo como também uma queda na mesma direção. Ouvindo a opinião de outras pessoas e considerando campanhas cujo montante financeiro é grande, foi atribuído a alguns candidatos um montante de votos que se supõe que o mesmo atinja.

Aos demais, foi rateado a média de votos que seu partido fez em 2008 e a diferença obtida, rateada entre aqueles sem votos. Aplicou-se em cima desses números, o que determina a legislação nesse caso, e a coisa ficou assim....

Claro que o PTdoB e a coligação PCB/PSOL não farão somente essa quantidade de votos para vereador (ou farão) mas uma coisa é certa, não atingirão o número necessário para eleger um vereador.

Então, pelo quadro anterior, temos os votos de cada coligação ne a quantidade de cadeiras conquistadas e pelos votos que imaginei para cada um, a composição final ficaria assim e Ordem alfabética:

E dai, na sua opinião quantos porcento devo acertar. Lembrando que o candidato à vereador que voto não aparece entre os eleitos e não se trata de pesquisa ou algo do gênero e sim um passa tempo tentando adivinhar quem seriam os eleitos.  Se eu tivesse 100% de certeza teria feito um jogo da Mega-Sena e não a respeito das eleições, mas vamos ver quantos acertos na próxima segunda.

Mas reafirmo, NÃO se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mera análise de minha opinião, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, e é facultado a qualquer parte interessada sua opinião a respeito, que será devidamente publicado neste espaço na íntegra.

Ótima quinta e para os que não aparece aqui, não desanime, pois a chnace é igual para a imensa maioria.


Um comentário:

  1. Na distribuição entre as coligações, podes acertar tudo, ou seja, a quantidade de cadeiras para as coligações pode ser exatamente como voce projetou. Creio que aqui a maior possibilidade de erro seria a hipotética eleição do candidato da coligação "Outra Foz é possivel".
    Mais dentro das coligações e mesmo dentro dos partidos a disputa é intensa, as vezes é definida por pouco votos e pode trazer surpresas como Marcio Rosa, Anice e a Jacira. Parabéns pelo trabalho.
    Sérvolo de Oliveira e Silva

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?