sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A pressa é inimiga da perfeição


E pelo jeito, considerando-se a necessidade de um fato que pode ser utilizado como campanha política, o governador do estado anunciou a autorização para a realização da licitação para a construção da obra que vai desafogar o trânsito no cruzamento da Av. Paraná com a BR-277.

Obra que deve ser iniciada no inicio do próximo ano – para desespero de muitos cabos eleitorais que juraram que as máquinas estariam a pleno favor ainda no corrente 2012 – uma vez que o prazo para lançamento de edital, julgamento e demais normas que a lei exige, passa dos 60 dias tranquilo e, se não ocorrer nenhum entrave jurídico, no inicio de março teremos a obra em andamento e com prazo de 365 dias para sua conclusão, inauguração em meados de 2014, época de copa do mundo e de, adivinhem, campanha para o governo do estado.

Olhando a foto do projeto divulgada à nível estadual, podemos concluir que, que fez o projeto cobriu um santo e vai descobrir outro. Quem usa a Av. Paraná para ir ao Paraguai vai ter que mudar a rota em direção à J.K. pois o projeto, pela foto, não prevê essa questão. Quem está na Vila A na região próxima ao Rio Paraná, para ter acesso a BR-277 deverá entrar na JK, encontrar o próximo retorno sentido viaduto e pela marginal que raramente passa por manutenção, adentrar a BR. Ou ainda, ir em busca da também, estrangulada rotatória do CTG Charrua.

Quem chega à Foz obrigatoriamente deverá fazer uso da Costa e Silva ou da JK para ter acesso ao centro e bairros vizinhos pois a entrada pelo novo viaduto não existe.

O viaduto de acesso ao PY na JK vai sofrer um aumento significativo de veículos pois passa a ser o único acesso ao vizinho país, além daqueles situados na entrada da cidade. Os caminhões que trafegam da Argentina ao Paraguai ou usam a Av Venezuela ou a José Maria de Brito para ter acesso a JK ou terão que passear pela Costa e Silva para acessar a BR. Podem utilizar a Av. Paraná para entra na BR em frente ao EAD mas imagina uma carreta realizando o contorno naquele ponto de alta velocidade.

É uma obra importante sim e oxalá seja concluído o mais rápido possível, mas de tantos argumentos que se utilizam para justificar alguma coisa errada no governo, não se poderia arrumar outro para justificar o não anúncio em época de eleição e sim optar por um planejamento mais eficiente? Podem ter certeza, se cobriu um santo para descobrir outro.

Um comentário:

  1. Umas das alegrias de quase não se viajar é não ter que enfrentar os perengues das estradas.

    Aqui por perto tem uma estrada da boiadeira que, me parece, tem mais de 20 anos de sai-não-sai. E as notícias, em todo ano eleitoral, é o tal de 'obras com andamento intenso'.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?