sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma boa câmara é mais importante que o prefeito


É certo que quem executa as melhorias para a população é o prefeito eleito, ele que tem a responsabilidade de solucionar ou então melhorar aquilo que já está feito, seja por um adversário ou não.

Mas tem um porém muito importante que o povo escuta e não se dá conta. Nos últimos anos, quando em campanha, os postulantes à cargos majoritários sempre exaltam a necessidade de votos em seus aliados baseado na necessidade de uma tal governabilidade.

Governabilidade, fui ver isso e seu efeito realmente prático. Não podia ser diferente, usei como base o andamento da legislatura que se encerra no corrente ano e pude ter a certeza de uma coisa, governabilidade para o discurso externo significa mais condições de bom trabalho do executor. 

Quando o assunto é tratado às portas fechadas, podemos traduzir como “deixar o cara fazer o que bem entender”. O risco para a população é muito grande.

Deixar a corda frouxa leva à condições que, dia menos dia, vem à tona e geralmente o culpado não é punido como devia. Quem arca com o resultado negativo da atitude, é o povo.

Vejamos o caso de Cuiabá que corre o risco de ficar sem nenhuma partida da Copa do Mundo em razão de contratação, via licitação fraudulenta, de empresa para a construção do VLT que tem, entre outros podres, vários pedidos de falência e para piorar, uma licitação onde com um mês de antecedência, já se sabia o nome do vencedor. (Leia matéria aqui.) 

O grande culpado de tudo isso é o governo, mas e o legislativo estava onde? Quem tem por dever fiscalizar com rigor as contas do executivo é o legislativo. Um candidato que entra para o governo preocupado na dita governabilidade já entra propenso à algum tipo de benefício próprio.

Por isso, se as opções para prefeito anima à muitos como também não empolga uma significativa parcela da sociedade, todo o cuidado na escolha dos representantes para o legislativo se faz necessário. Votar pela amizade, por que é do bairro, artista ou outra figura notória pode-se considerar crime. O espaço existe para quem tem comprovada capacidade para tal e não aquele que fala bonito. Uma escolha nesses moldes significa arrependimento depois e é aquela coisa onde retroceder a fita para corrigir o erro, é impossível.

CURSO DE MEDICINA OU RESIDÊNCIA MÉDICA
Sem dúvida os dois. A novela do curso de medicina é de conhecimento de todos, não veio por interesses pessoais (penso assim e não ouvi argumento condizente para que mudasse de opinião) que é comum no meio político, se tal ação pode dar voto ao adversário, a população que espere.

Mas voltando ao assunto. Se a instalação do sonhado curso de medicina ainda é distante, nos mostra a reportagem da Rádio Cultura que a residência já caminha a passos largos. Oras, se a residência médica é ponto de apoio para o sonhado curso, se existe instituição interessada no assunto, qual a razão de não se fazer, seja ela anunciada agora em plena campanha ou não.

A celebração de tal acordo é benéfico a quem assumir o executivo no próximo ano ou o discurso que o povo é mais importante trata-se de balela. Não interessa época, dia ou hora. Interessa sim a melhoria de todo sistema que, pelo tempo de implantação, necessita ainda de reparos e isso deve contar, não essa briga estúpida de que João é melhor que Mané ou vice versa.

O ideal seria a contratação de médicos já formados mas isso é utopia se considerando custo benefício. Além de ter que passar pelo desgastante processo seletivo, o salário pago não convém e eles sabem disso. Oras, qualquer um sem formação alguma ganha quase a mesma coisa se eleito ou indicado para cargos de confiança e com responsabilidade quase zero frente ao serviço de um profissional de tal gabarito.

Portanto, trata-se do primeiro passo a residência médica e seja ele quem for, tem que ser dado por quem de direito. Paciência aos que se acharem  prejudicados ou então favorecidos, o patrão dos políticos, conhecido como povo, é que sairá ganhando, e o político é pago e muito bem por sinal, para isso.

OLHA O REQUIÃO AI
Conforme informações colhidas nas redes sociais, quem esteve em Foz foi o Senador Roberto Requião, confirmando seu apoio à candidatura à coligação que tem o PMDB como aliado. Podemos ter duas situações oriundas de sua participação. A primeira seria um apoio bem light mas que foge ao seu estilo e a segunda, bem do seu jeito de ser, lá vem acusações para todos os lados. É bom neguinho começar a se coçar pois para quem já tem um caminhão de processos, um a mais ou a menos não faz diferença.

FALA AI PSC
Recebi em forma de anonimato, a opinião de um leitor e eleitor provavelmente descontente com alguma situação.

“Dila??VC deve estar maluco..esta senhora esta fu...com a campanha do RENI pois,está direcionando tudo pra dois candidatos do PSC..”

Como eu já disse aqui, estou fora da política e mesmo tendo já alguns candidatos escolhidos, não estou fazendo campanha para um ou para outro. 

Quem quiser usar o espaço para transmitir sua mensagem, estou à disposição mas agora, quanto a alguém estar fazendo isso ou aquilo em prol de fulano ou beltrano, deixo o abacaxi para as partes descascarem...

Espaço aberto...


DICAS NA INTERNET
Se você quer aprender de graça (sem direito a diploma) indico as vídeo-aulas da USP, que conhecer mais? Aqui

Por outro lado, o Portal Educação  promove um evento corporativo gratuito pela internet no dia 20 de setembro, inscrições e detalhes

DA SÉRIE CANDIDATOS DO BRASIL


Plagiando o comentarista Paulo Martins da TV Tarobá lhes digo, Isso posto,  desejo um ótimo final de semana à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?