quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O governo dá claras evidências que o ensino básico não vai competir com o privado.


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sinalizou nesta quarta-feira (22) que a presidente Dilma Rousseff vai sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso que reserva metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas do país para alunos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos. Na prática, o projeto mais do que dobra o total de vagas destinadas a cotas nas federais.

"Os alunos da escola pública vão poder fazer medicina nas melhores universidades do Brasil, ou engenharia, ciências da computação. Pela primeira vez na história, as melhores universidades vão se abrir para os alunos da escola pública. [...] Sobre sanção, a presidenta que define, mas por tudo que eu estou dizendo dá pra entender qual será a decisão do governo", afirmou Mercadante, após participar de audiência com Dilma e representantes dos movimentos estudantis no Palácio do Planalto. Veja a integra da matéria da Gazeta do Povo.

Na verdade é um jeitinho de colocar o pobre em universidades públicas federais  privilégio,  desde Cabral, de quem tem poder aquisitivo. O maior caso de descriminação no Brasil foi a tal de cotas raciais para as mesmas escolas. Isso não seria necessário se o ensino da base com material pedagógico de qualidade fossem os adequados pois faria com que alunos da rede pública disputassem em igualdades de condições com todos os brasileiros, mas não, sucatam a base pública e vem a público com cotas. Me desculpem os “Diretas Já”, mas na questão educação levará séculos para que os atuais defensores da democracia atual cheguem ao nível oferecidos nas escolas de base na época do militarismo. Escola particular eram utilizadas para quem só queria o diploma, mais nada!

E O HORÁRIO ELEITORAL GRATUÍTO
Pelo jeito tem duas classes sociais que assistem tais programas com frequência, os aliados que chegam ao êxtase em frente à telinha e os opositores na busca de deslizes que não são poucos e são inerentes à todos os candidatos.

O resto aproveita para lavar a louça, ver a programação da TV paga (como vendem nesse período) e entre outras cositas. É difícil assistir pessoas calejadas da profissão tipo Pedro Bial falando imagina então candidato sem traquejo algum. É um verdadeiro chute no s....

PALAVRA DO LULA
O Haddad  ...”foi o melhor ministro da educação da história” . Não podemos deixar de concordar pois nenhum ministro, seja aqui ou acolá, conseguiu tantos pepinos no chamado ENEM como ele. Foi só trocar de ministro e tudo parece ter voltado ao normal.

O RETORNO
Depois de uns dias de molho em razão da ignorância política, nosso espaço de leitura diária está de volta com suas importantes notícias. Ganha com isso o internauta já que o Gersão, proprietário do espaço, está mais preocupado com os fatos que com vantagens, seja ela de que forma for.

Mas em seu retono não podia deixar de ter a mãozinha de hacker, problema solucionado, blog no ar e assim sendo, leitura diária obrihatória, Blog do Lago.

PROJETO NAVEGAR
E falando em Blog do Lago, vi a notícia à respeito do Projeto Navegar lançado pela prefeitura.

Sem dúvida uma iniciativa, no meu modo de ver tardia que só veio no final da atual administração, mas que dá a oportunidade de inserir no projeto do ICLI as crianças dos bairros de Foz, contando com a capacidade do campeão de vela Allan Godoy.
Claro que o projeto desenvolvido no ICLI e agora com a inserção dos alunos da rede municipal, sempre buscou a formação de atletas nesse esporte dito de elite mas que o clube fez questão de abri-lo à comunidade, e lá se vão mais de uma década. No início do projeto eu fazia parte do clube e fui testemunha que, além de atletas vitoriosos, a preocupação dos dirigentes sempre foi voltada na formação de cidadãos, acima de tudo.

E nisso, os estimados Admir Dacorreio, Cláudio Rogério, Paolo Del Ricardi, Luiz Gasperin entre outros, acertaram em cheio. Numa parceria bem feita entre o público e o privado, quem ganha são os menos favorecidos.

E OS CANDIDATOS??
Estive fazendo uma pesquisa em sites de candidatos a vereador em Foz e cheguei a uma conclusão, está difícil. Onde estão na rede os amigos Galhardo, Roberta Silva e tantos outros? Mande o link que eu divulgo com prazer, seja de que partido ou coligação for. Alô Dila, se você conhece os endereços eletrônicos da turma do PSC, informe....

Ótima quinta nobres leitores.

Um comentário:

  1. Dila??VC deve estar maluco..esta senhora esta fu...com a campanha do RENI pois,está direcionando tudo pra dois candidatos do PSC..

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?