quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estão jogando preciosos minutos no lixo


É isso que se percebe no desenrolar da campanha em horário nobre para a divulgação de propostas. Seria para divulgar propostas mas o foco maior está em mostrar somente o que foi feito de um lado e o que não foi feito de outro.
Não se pode fechar os olhos para os avanços que existiram, desde a época do primeiro mandato do Dobrandino. Cada um que ocupou o poder fez, a sua maneira, alguma coisa relevante. Se temos muitos problemas hoje, pode-se lançar o débito na conta do sucessor, pois estamos na terra onde o que um faz o outro destrói.

O resultado é que, nos parcos minutos que sobram para as propostas após o tempo utilizado com as proezas ou defeitos, são utilizadas com propostas altamente genéricas, não informam como ou quando farão. A suposta proposta fica no ar mas como propostas serão sempre propostas...

Duas coisas ainda devem ser consideradas. Pode se questionar alguma coisa quando de tem argumentos sólidos para tal e não com entrevistas vazias. Na saúde, por exemplo, quando necessitei de atendimento o recebi de forma mais que satisfatória. Na questão do ensino afirmo que tenho duas filhas estudando no Elenice Milhorança e tenho acompanhado o esforço feito pela direção e professoras no sentido levar conhecimento aos pequenos e o resultado é a avaliação positiva do INDEB. Oras, seria cuspir no prato que comi se fosse levado pela empolgação que tudo está ruim e não está tanto assim não.

Portanto, para mim é mais útil uma proposta consistente, sem declarações de pessoas supostamente suspeitas. Pega-se o que está bom e propanha melhorias ou mostre um novo rumo ao município, isso que o povo necessita.

Com relação ao INDEB, sigo o raciocínio do Rogério Bonato: “Eu não assisti ao horário eleitoral, mas disseram que apareceu uma doutora em Educação questionando os dados do IDEB? Taí algo que eu, e toda a comunidade, considera meio que inquestionável. Então é mais ou menos aquela história do bicho, se ficar ele pega se correr ele come. Se o índice de Foz fosse inferior alguém levaria sarrafo do mesmo jeito.

Mas na minha opinião, a doutora não ofende os adversários do candidato que lhe abriu o microfone e sim toda a comunidade, pois o IDEB não é um patrimônio de uma banda política, do governo, do prefeito ou de quem quer que seja. É uma conquista dos iguaçuenses, dos alunos, dos professores e diretores, servidores nas escolas e locais avaliados pelo Ministério da Educação. O fato de tantas escolas de Foz, alcançarem uma média européia, é algo que mereça ser discernido com a comunidade e se for o caso, festejado. Pode festejar Copa do Mundo, títulos de campeonatos, mas não se pode comemorar algo assim tão importante? Vai ver Foz do Iguaçu está na Suíça e não avisaram os moradores.”

MERECIDO AUMENTO, MAS É MUITO POUCO AINDA
Os deputados estaduais aprovaram, na manhã desta quarta-feira (29), o projeto do Executivo que concede a equiparação salarial dos professores da rede estadual de ensino ao dos demais profissionais do Poder Executivo e, também, ao piso nacional da categoria. O percentual de 13,31% será aplicado em duas parcelas, sendo 6,66% retroativo ao mês de julho e 6,65% a partir de outubro.

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB) agradeceu ao apoio de todos os parlamentares para a rápida tramitação da matéria. “Recebemos essa mensagem e, em dois dias todas as comissões deram seus pareceres, foi aprovado e encaminhado ao governo para sanção”, disse.

O azar do povo é que eleição não é anual. Para todos os problemas surgem soluções mirabolantes e rápido. Promessas então, surgem como se fosse um simples espirro. A perfeição deles é tanta que acaba causando medo no criador. Mas a eleição passa e daí? Professor só vai ganhar bem quando deixar a profissão e se tornar assessor parlamentar, aí é só festa!

FIM DE LINHA PARA O PP, DEM E PSD???
Felipe Patury em Época afirma que apesar do silêncio durante as eleições, o presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), continua em tratativas sobre a junção de seu partido com o PR, o DEM, o PP e o PSD. Ele e o vice-presidente da República, Michel Temer, licenciado da presidência do partido, são os únicos com mandato para fazer os acertos. Mas o martelo sobre possíveis anexações, contudo, só será batido mesmo depois de outubro.

SEMPRE O POBRE QUE PAGA A CONTA
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (29) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 8% para 7,5% ao ano. A decisão foi unânime.
Essa é a menor taxa que o Brasil já teve desde a criação da Selic, em julho de 1986. Até então, o valor mais baixo tinha sido de 8% e estava em vigor desde julho.

A decisão faz a poupança continuar rendendo menos. Pelas novas regras da poupança, determinadas em maio deste ano, o rendimento fica menor sempre que a Selic estiver em 8,5% ou menos ao ano.

Importante a queda dos juros para a economia como um todo, mas por que o primeiro a sentir as perdas é o coitado que mantém seus trocados na poupança?  Quem tem realmente dinheiro usa vai para outras aplicações mais rentáveis,  dependendo de que lado sopra o mercado. Ouro é um deles.

RESPONDA RÁPIDO
O corruPTo terá o apoio dos colegas de bancada na câmara e manterá o emprego? E o PSOL, PCdoB e outros B por aí, que se intitulam moralistas, deixarão a coisa barata por acharem que foi um equivoco do STF. Espaço aberto!

BONS TEMPOS...


HOMENAGEM FINAL
Nesse 30 de agosto, parabenizo todos os catequistas do Brasil pelo exuberante trabalho que executam. Passei por isso e sei da importância do trabalho na condução da vida futura de uma pessoa. Que o dia dedicado à vocês todos seja mais um dia de fortalecimento da causa.

Ótima quinta à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?