quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escolas municipais de Foz entre as melhores do Brasil

Saiu o índice Ideb referente ao ano de 2011. Já sei, será matéria na atual campanha, uma favorável e outra contrária, cargo leva à isso. Mas na verdade não se pode tapar o sol com a peneira. Na questão educação dos primeiros anos iniciais, as escolas do município deram um salto de qualidade impressionante, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto na pedagógica, e os números aí estão para quem quiser ver.

Da primeira à quarta série, das 20 melhores escolas do país, 4 são de Foz do Iguaçu, todas com nota superior a 8,0. Já em relação ao estado do Paraná, entre as 20 melhores, somente uma de Curitiba está no ranking e mesmo assim com uma nota 7,0, muito abaixo do nível das escolas municipais de Foz do Iguaçu.

Na comparação caseira, entre as 10 melhores escolas de primeiro grau no Paraná, 5 são de Foz do Iguaçu e são as 5 primeiras. Duas de nossa vizinha Santa Terezinha de Itaipu, 1 de Toledo, Joaquim Távora e Vitorino. Isso é reflexo de uma boa administração pública voltada para a educação. Não nos interessa, como membro de uma comunidade, se o feito é mérito de João ou de José, nos interessa sim o resultado como um todo.

Três escolas municipais não disponibilizam dados completos ou parciais, Anita Garibaldi, Darci Pedro Zanatta, Princesa Izabel e Santa Rafagnin, as demais estão relacionadas abaixo, em ordem alfabética.


A média nacional para o inicio inicial é de 5, 0 atingida nesse ano. Em Foz, a menor nota é 6,2 e mesmo a escola mal avaliada em 2009, ficou com nota superior à nacional, com 5,4.

Se a cidade anda pra frente, o estado retrocede. Vejam o que diz a reportagem da Gazeta do Povo. "A qualidade do ensino médio piorou em dez unidades da federação, incluindo o Paraná, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). A leitura dos dados mostra um desafio insistente no ensino brasileiro: a situação tem melhorado no início da educação básica, mas vai piorando com o passar dos anos e dos ciclos.

O próprio Paraná é um exemplo disso. Segundo dados do Ideb, a nota do ensino médio caiu de 4,2 em 2009 para 4,0 em 2011, o que fez o estado descer de 1.º para 3.º lugar no ranking dessa etapa do ensino. Já nos anos finais do fundamental (6.º ao 9.º ano) a nota se manteve em 4,3, enquanto nos anos iniciais (1.º ao 5.º ano) cresceu de 5,4 para 5,6. Com esse desempenho, o Paraná desceu de 4.º para 6.º lugar na lista dos últimos anos do ensino fundamental e permaneceu em 4.º nos primeiros anos."

Foz à nível de Brasil


Assim sendo, cabe parabenizar a atual administração, sua direção e todos os professores pelo resultado obtido. Como defensor ferrenho para uma educação inicial de qualidade, que reflete positivamente no futuro, não poderia de furtar à oportunidade e parabenizá-los, deixando claro que não existe qualquer cunho político em relação ao exposto.

Logo teremos uma nova administração e o que esperamos é que o processo seja continuado, não é uma questão de ser líder nacional, é uma questão de melhor qualidade de vida para nossos pequenos no futuro. Os pais, atuais eleitores, agradecem.

Uma ótima quarta feira à todos.

Um comentário:

  1. Realmente a cidade está de parabéns... Em especial, claro, os profissionais da educação... Afinal de contas, são eles os responsáveis pelo resultado obtido... Foram aqueles que laboraram na mente dos alunos buscando o máximo potencial dos mesmos.
    Resta saber, no entanto, se haverá ou não gratidão por parte do gestor e seus correlegionários para com esta classe.
    Penso que o valor oferecido em caráter de "abono" é uma boa recompensa, melhor seria, entretanto, e justa, se houvesse mais que um mero abono... Um reajuste salarial, uma acréscimo efetivo ao salário, com o qual pudessem os profissionais contar em caso de afastamento ou mesmo aposentadoria... Afinal de contas, laboram toda uma vida na educação, e no final não são reconhecidos... Que acha?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?