segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A censura no Brasil se faz forte em períodos eleitorais


A notícia da vez vem de Brasília e de Santa Terezinha de Itaipu. Na primeira, os advogados petitas buscam soluções jurídicas para proibir o suposto termo pejorativo chamado de “mensalão”, pois pode intervir na campanha eleitoral desse ano. Oras, deixaram o rabo para ser pisado  e querem direito agora?

Por aqui, na pacata Santa Terezinha de Itaipu, uma coligação entrou com representação junto à justiça eleitoral denunciando suposta propaganda antecipada pelo seu adversário em jornal e redes sociais. O blog em causa, nada mais é que o Blog do Lago que eu tinha o privilégio de acessar todos os dias para se inteirar das notícias publicadas da região e principalmente Santa Terezinha, já que lá morei e lá mora diversos amigos meus.

Sinceramente, em todo o tempo o blog esteve no ar, desde a época que era denominado noticias de STI, nunca vi o responsável pela mídia fazer ou publicar qualquer coisa ofensiva e, em períodos de eleição, se pautou exclusivamente em levar a informação ao eleitor e nunca colocando sua opinião pessoal em benefício deste ou daquele candidato.

Em vez dos acusadores – pautados pela lei, sei disso – levarem o caso adiante não seria mais sensato pedir a retirada do suposto material? Que afirmo, não era para tanto! A pessoa é conhecida na cidade e para ela trabalha, será que alguém dos partidos que denunciaram tem capacidade para levar o nome da cidade ao conhecimento dos usuários da internet, como ele fez?

Os mesmos que forçaram a saída dele do ar, por não ter condições de arcar com uma multa astronômica, acharam ruim quando ele publicou a foto deles em eventos que participaram, sempre sorrindo?

Não era para tanto, repito, e quem denunciou, na minha opinião, ganhou por três meses durante o período eleitoral mas a cidade, a comunidade, perdeu e muito. Será que os denunciantes irão cobrir a lacuna? Duvido!

Eu ia falar hoje à respeito das olimpíadas, mas a notícia que chegou no final da tarde de ontem, fez eu mudar a pauta. Blog do Lago, eles hibernam pelo período de 4 anos mas seu trabalho, não!


Ótima segunda...

Um comentário:

  1. Esta notícia é uma vergonha para nós blogueiros, para os jornalistas, para os cidadãos, para a justiça inclusive!!! Não se leia censura, leia-se, interesse eleitoral!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?