sexta-feira, 1 de junho de 2012

Se não mudar a lei eleitoral, bizarrices continuarão a acontecer


Meus  preclaros, quem me acompanha neste modesto espaço sabe que sou absolutamente contrário ao modelo imposto ao povo quando se fala em eleições. Sim, imposto pois teve um engraçadinho que arrumou tal regra que acaba beneficiando quem realmente não merece, não tem votos, um verdadeiro caroneiro.

Leiam a publicação da Gazeta do Povo, volto depois.

A manicure Sirlei Brisida, 44 anos, registrou a candidatura à vereadora em Medianeira, no Oeste do Paraná, nas eleições municipais de 2008, mas não fez campanha. Não pediu votos nem para a família, mas votou em si mesma: foi o único voto que teve - e é ele que deve garantir a posse dela como vereadora, na próxima semana, depois que o PPS conseguiu, no último dia 16, cassar no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) o mandato do então vereador Edir Josimar Moreira (PSDB), por infidelidade partidária. Os outros 11 suplentes também trocaram de legenda nos últimos três anos e, assim, Brisida é a única com condições de assumir a vaga.

“Eu acho que vou fazer o melhor por Medianeira. Moro aqui há mais de 30 anos e vou trabalhar pelo bem da população”, falou a manicure, em entrevista por telefone, na manhã desta quinta-feira (31). Depois de pensar um pouco, completou: “Vou procurar defender a saúde”.

Mãe de dois filhos, uma moça de 24 anos e um rapaz de 18 anos, Brisida está afastada do trabalho por conta de dores no braço após uma cirurgia de reconstituição da mama após combater um câncer. A luta contra a doença, aliás, foi o motivo de ela desistir da eleição em 2008, quando já tinha feito a cirurgia de retirada da mama e ainda tratava as sequelas da operação.

A manicure deve integrar a oposição ao prefeito Elias Carrer (PMDB) e dividir as forças no Legislativo, que, até então, era dominada pela situação. Ela será a quarta integrante da oposição entre os nove vereadores, explicou o presidente da Câmara Municipal de Medianeira, Jean Rogers Bogoni (PMDB).

Ele garantiu que deve convocá-la na próxima semana para tomar posse como vereadora. “Nós fomos informado (da decisão do TRE-PR) no dia 28 e o prazo começou a contar no dia 29. Então, posso fazer a convocação até dia 7. Provavelmente, dia 5, no máximo dia 6, convoco ela.” “Ela vai ter que me trazer a documentação, a prestação da contas e o diploma da Justiça Eleitoral”, completou.

Voltando....

A tal de coligação serve justamente para isso. Nada contra a Sra. Sirlei que foi beneficiada pelo esquema  mas sim pelo resultado final que o mesmo nos presenteia. Quando você, meu caro, vota em certo candidato que acha ser o melhor, corre o eminente risco de transferir seu voto para um crápula qualquer. Você tem que votar em quem realmente vai se eleger senão sabe-se lá para onde vai seu precioso voto.

Justamente por isso que, na minha modesta opinião, numa eleição, como no caso de Foz que tem 15 cadeiras, elege-se os 15 mais votados independente de partido ou coligação e os suplentes, serão os demais em ordem de votos, sempre independentes de partidos.

A notícia acima mostra, entre outras coisas, que se colocam como parte da chapa de um certo partido pessoas que nada tem a ver com o processo. São colocadas para completar o número de candidatos permitidos ou então para completar o número mínimo exigido para a ala feminina. É brincadeira, como diz o Neto!

Usando o critério que defendo, acaba também partidinhos que existem simplesmente para negociar segundos na televisão. Partido bom deve ser o partido.

CACHOEIRA E MAR DE LAMA
Teremos a dupla na Fartal????

Ótimo final de semana à todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?